Em um encontro bem aconchegante, o Sebrae no DF reuniu empresários da moda e artesãos para mostrar que os dois segmentos têm tudo a ver e, que juntos podem somar esforços para alavancar a economia local.
O Sebrae Lab Day aconteceu na terça-feira (26) com o mote da moda e artesanato, voltado ao networking, o encontro, aproximou empreendedores e marcas do DF que expuseram seus produtos e puderam conhecer novos modelos de negócios.
Um dos objetivos foi apresentar às empresas tradicionais, startups que nasceram com o intuito de inovar e facilitar o ambiente de negócios. O Sebrae Lab Day, além de aproximar, visa gerar oportunidades de negócios e ampliar também a visão empresarial dos envolvidos.
“O conteúdo que traçamos dentro do Lab é curto e, geralmente, são três temáticas dentro de 50 minutos, para que as pessoas saibam das últimas iniciativas, tanto do sistema de inovação, como do Sebrae, e para que conheçam algum conteúdo relacionado à inovação naquele setor”, reforça a analista e gestora do Sebraelab, Dayana Soares, que estima que o encontro proporcione novos horizontes aos participantes.
Moda
A moda conta a história de um povo, da evolução, é ferramenta de mudança e de cultura. Os costumes de uma determinada região se refletem através dela e mesmo que as tendências sejam efêmeras, elas preservam a criatividade e a origem desses hábitos. O vestuário é uma forma de expressão do ser humano e, de forma muito similar, assim também se compõe o artesanato: criativo, cultural e resiliente.
Desta forma, unir esses dois segmentos num diálogo de negócios sempre fez muito sentido. Para demonstrar na prática o resultado desta união, um dos grandes momentos do evento foi o desfile de moda organizado para exaltar a cultura local, privilegiando as belezas do cerrado, enaltecendo a beleza e a diversidade da mulher brasileira.
O analista técnico do Sebrae no DF, Thiago Ângelo, ressaltou que a junção dos dois segmentos mostrou um grande resultado. “Através desse encontro, moda e artesanato, de uma forma lúdica apresentamos um desfile que demonstrasse a convergência entre esses dois segmentos”.
O desfile, idealizado pelo diretor criativo de moda, Fernando Lackman, editor do portal Lackman.com, exibiu a coleção “Artesania Brasília”.
“Essa conexão é direta entre moda e artesanato. E a moda é uma das cadeias mais importantes, especialmente para a economia do DF. Isso pelo simples fato de que a quantidade de marcas, lojas e multimarcas que atuam no segmento é enorme. É imprescindível estimular que a arte, como fonte de renda e cultura, seja demonstrada desta forma”, analisa Lackman.
Essência do Lab Day
A dinâmica colaborativa, aplicada ao evento, privilegia as assuntos e temáticas voltados às demandas e necessidades do ecossistema local. Desta forma, o Sebrae no DF, planeja a entrega de conteúdo para facilitar também a construção de relacionamento entre empreendedores do mesmo segmento ou de áreas similares que podem somar esforços.
“Adotamos uma dinâmica meet to make, ‘forçando’ as pessoas a conversarem entre si. O bate-papo informal leva você a prospectar negócios. É essa a orientação: mesmo que não tenha companhia, participe porque você vai encontrar contatos interessantes para conversar e se conectar”, afirma a gestora.
Na avaliação de Dayana, o encontro proporcionou muito mais que uma troca de experiência entre diversas empresas. Ao entender como o outro atua, a partir de exemplos, o empreendedor pode levar para seu negócio as novas ideias. No Lab Day alguns destaques foram relacionados ao impacto social e ambiental, artesanato com viés de sustentabilidade e soluções tecnológicas como ponto eletrônico digital, serviço de secretária humanizada para atendimento virtual de WhatsApp, entre outros.
“A intenção é trazer soluções que atendam esses públicos, acelerem a transformação digital desses empresários e um “quê” de inspiração. Por exemplo, se eu sou um profissional da moda e vi que existe uma solução de ponto eletrônico, por que não implantar ele na minha loja, no lugar do ponto tradicional?” explica Dayana Soares.
Os participantes do evento tiveram espaço para a divulgação dos seus serviços e distribuição de materiais promocionais, oportunizando assim negócios com outros empresários.
Agenda
O Lab Day é um evento recorrente, acontece toda última terça-feira de cada mês, com temáticas diferentes, de acordo com os principais segmentos e relevância dos interesses dos empreendedores que o Sebrae no DF atende.