ASN DF Atualização
Compartilhe

Docentes empreendedores são destaque no segundo dia do Sebrae Inova 2025

Premiações, formação continuada e o futuro da educação marcam a programação voltada a professores, estudantes e gestores do Distrito Federal
Por Juliana Weizel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O segundo dia do Sebrae Inova 2025 começou com homenagens, reflexões e reconhecimento ao papel dos educadores que transformam a realidade das escolas por meio da inovação. Realizado no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, o seminário “Educação e Inovação: Construindo Novas Práticas” foi a motivação para reunir, novamente, professores, gestores e estudantes.

A diretora superintendente do Sebrae DF, Rose Rainha, abriu a manhã destacando Brasília como símbolo da construção coletiva e da vocação para a inovação. “Um trabalho de planejamento e de corpo técnico dedicado a criar uma Brasília mais empreendedora — e, com isso, oferecer uma qualidade de vida melhor para todos”, disse.

Rose também agradeceu o engajamento do corpo estudantil, reforçando a importância da parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Estado de Educação na construção de uma nova cultura nas escolas do DF.

O evento seguiu com a apresentação do Programa Digitvs Sebrae – Educador Empreendedor, voltado à formação continuada de docentes com foco em tecnologias digitais e cultura empreendedora. O coordenador do programa, Jonas Saraiva, abriu a exposição mencionando o poeta Mário Quintana. “Amar é mudar minha sala de aula”, disse ao público presente, antes de apresentar os detalhes da solução.

Foto: Focus Produção de Imagem

Em seguida, Jonas explicou que um dos cursos ofertados na realização do programa de formação continuada a educadores do DF, oferecido de forma gratuita e que tem a duração de 18 meses, é a especialização em Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora, que prepara professores para aplicar metodologias inovadoras em sala de aula. A proposta visa transformar práticas pedagógicas, estimular o protagonismo estudantil e promover o desenvolvimento integral dos alunos, a partir da formação dos educadores.

Jonas concluiu a apresentação e foi responsável pela entrega do Prêmio Docente Empreendedor 2025, concedido pelo Instituto Educacional Essência do Saber. O prêmio tem como objetivo valorizar propostas inovadoras, destacando a visão empreendedora e diferenciada dos professores.

Durante a cerimônia, foi entregue uma placa comemorativa dos resultados alcançados pelo programa e dez professores foram homenageados com o Prêmio Docente Empreendedor 2025.

A grande vencedora da iniciativa foi a professora Andrea Costa e Silva, que além de conquistar o 1º lugar, também foi premiada com uma missão técnica do Sebrae para a Espanha, onde terá a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais da educação. “Foi uma surpresa! Eu realmente não esperava, existiam muitos projetos bons acontecendo. Quando vi meu nome lá, não sabia se chorava, se gritava ou fazia tudo junto!”, disse Andrea.

“Em todas as formações que fiz, eu estava tentando me encontrar. E agora que encontrei o caminho, eu quero seguir”, celebrou a campeã de 2025.

A premiação foi realizada com a participação especial das vencedoras da edição anterior, Miriam Assunção Borges e Aline Paixão Lopes, em um gesto simbólico de continuidade e fortalecimento da rede de educadores empreendedores do DF.

Confira abaixo todos os professores reconhecidos pelo Prêmio Docente Empreendedor 2025:

  • ·     Andrea Costa e Silva (1º lugar)
  • ·     Dário dos Reis Pereira (2º lugar)
  • ·     Andreza Ephigênia Nunes Rocha (3º lugar)
  • ·     Ana Lúcia Silvério da Silva (4º lugar)
  • ·     Márcia Santos Gonçalves Coelho (5º lugar)
  • ·     Wellington Fagundes de Lira (6º lugar)
  • ·     Daniela Sousa Dias Aguiar (7º lugar)
  • ·     Wanessa de Castro (8º lugar)
  • ·     Eugênio Maia Filho (9º lugar)
  • ·     Daniele Rodrigues Cunha (10º lugar)

-

Números do Programa Digitvs Sebrae – Educador Empreendedor, ciclo 2023-2024

  • ·     571 professores formados durante 18 meses de formação.
  • ·     370 escolas públicas e privadas envolvidas.
  • ·     184.027 estudantes (com projetos e práticas pedagógicas) envolvidos com seus professores participantes do Programa DF.
  • ·     93% dos educadores participantes se sentem confiantes para usar tecnologias digitais em suas aulas.
  • ·     4.715 atividades realizadas na plataforma digital.
  • ·     16.000 horas de atendimento remoto da tutoria realizados durante os 18 meses do programa.
  • ·     480 horas de instrutorias em oficinas PED/TEC.
  • ·     50 vídeos com compartilhamento de práticas dos educadores com a comunidade escolar.

-

Educação, tecnologia e sensibilidade, uma parceria para o futuro

Foto: Focus Produção de Imagem

Na palestra “Como ensinaremos a partir de agora?”, o professor José Moran voltou ao palco do Sebrae Inova para apresentar caminhos possíveis para uma educação mais significativa no século XXI. Ele reforçou que a inovação está na atitude, e que a escola precisa formar sujeitos preparados para lidar com os desafios da vida, não apenas do mercado.

“Empreender não é um luxo, é essência da educação, é essência da vida. É estarmos prontos para tomar decisões e evoluir.”, afirmou.

Moran destacou o papel da Inteligência Artificial (IA) como parceira do professor, e não como substituta. Exemplos dessa aplicação se encontram na possibilidade de planejar as aulas, personalizar a aprendizagem, produzir resumos e aplicar novas estratégias de avaliação.

O palestrante também compartilhou sua própria experiência ao criar a IA AuroraMoran, baseada em seus textos e disponível para interação com alunos e educadores que buscam as temáticas desenvolvidas na carreira do professor.

José Moran atesta que a sociedade está entrando em uma era de parceria entre homem e máquina, e que a educação tem tudo a ganhar quando essa união fortalece o papel do professor e potencializa o aprendizado do aluno.

“A tentação de substituir um professor pela tecnologia está aí, mas não devemos ceder. A tecnologia potencializa, mas é a relação humana que educa”, alertou Moran.

Paralelamente à programação do palco principal, a rodada de negócios Conexões de Futuro – Educação Empreendedora – educação técnica e profissional ocorreu em outro espaço do Sebrae Inova 2025. O objetivo foi conectar as demandas do setor produtivo com os estudantes e egressos da educação profissional, criando oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Além disso, continuaram as atividades interativas no espaço Educação que transforma, com arena de robótica, óculos de realidade virtual e o incentivo para votação nos projetos do Edital Inspira, que envolveu toda a comunidade escolar em experiências de protagonismo, criatividade e colaboração.

O encerramento do seminário “Educação e Inovação: Construindo Novas Práticas” foi realizado pela subsecretária de Educação Básica do Distrito Federal, Iêdes Soares Braga, que surpreendeu ao compor sua fala com apoio do ChatGPT — uma forma simbólica de integrar tecnologia e reflexão crítica no próprio discurso.

Foto: Focus Produção de Imagem

“Não é apenas saber usar as ferramentas digitais para repensar o sentido de ensinar, precisamos formar seres humanos críticos criativos colaborativos. Isso exige mais do que conteúdos e recursos tecnológicos, exige conexão humana, empatia, escuta e propósito. Educar hoje é equilibrar tradição e inovação.”, constatou. Sigamos juntos, aprendendo e ensinando”, finalizou Iêdes em celebração com o público do evento.