Entre os dias 18 e 22 de junho, a Arena BRB Mané Garrincha recebeu a edição nacional da Campus Party Brasil. O evento recebeu apoio do Sebrae no Distrito Federal e funcionou como um ponto de encontro para gamers, cientistas, makers, empreendedores, estudantes, mentores e entusiastas de assuntos relacionados à ciência e tecnologia de diversas regiões do Brasil. Segundo a organização, a estimativa é que mais de 150 mil pessoas passaram pelo local durante os cinco dias de evento.
A realização do evento marcou a primeira vez da edição nacional da Campus Party em Brasília. A programação esteve dividida entre a Arena (área paga, com conteúdo exclusivo) e a Arena Open (aberta e gratuita ao público). Ao todo, participaram dos dias de evento mais de 500 palestrantes, em atividades práticas, campeonatos de tecnologia, oficinas e experiências interativas. O tradicional camping 24h também foi uma das atrações do evento.
A cerimônia de abertura do evento foi conduzida por Tonico Novaes, CEO da Campus Party no Brasil, e Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party. Ambos expressaram satisfação em realizar a edição nacional do evento em Brasília e ressaltaram a importância do apoio de instituições públicas e privadas para o sucesso da iniciativa, entre elas, o Sebrae no Distrito Federal, parceiro desde a primeira edição em Brasília, cuja colaboração tem resultado na formação de empreendedores ao longo dos últimos anos.

Farruggia foi além, destacando a importância do evento como um espaço para aprendizado e exploração de temas relevantes, como a Inteligência Artificial (IA). Ele enfatizou, ainda, a busca por soluções inovadoras e a necessidade de um ambiente que promova a troca de ideias e o desenvolvimento de novas habilidades.
A estrutura preparada pelo Sebrae para a Campus Party Brasil esteve longe de ser apenas um mero ambiente de exposição. Estrategicamente posicionado na área gratuita do evento, próximo à entrada principal, o espaço foi concebido para ser dinâmico e interativo, capturando a atenção do público ao longo dos cinco dias e com o propósito de promover o comportamento empreendedor, estimular a inovação e o protagonismo de jovens e adultos.
Para alcançar esse objetivo, o estande ofereceu uma série de atividades cuidadosamente planejadas para despertar a criatividade e o pensamento tecnológico nos visitantes. Entre as atrações, oficinas maker, que demonstraram, na prática, a aplicação da criatividade e da tecnologia na educação. O local também funcionou como um ponto de referência para informações sobre as soluções de educação empreendedora do Sebrae, que abrangem desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior.

O público também pôde conferir e participar de atividades de sensibilização no estande do Sebrae, como a interação com canetas 3D. Essa experiência permitiu aos interessados não apenas compreender a tecnologia, mas também aplicá-la na prática, transformando suas ideias em objetos tridimensionais.
“A mensagem que passamos na Campus Party foi clara: empreender não é apenas sobre negócios. É sobre pensar, sonhar, identificar as problemáticas e, principalmente, colocar em prática soluções. Marcamos presença no evento para despertar o espírito inovador e proativo dos jovens, incentivando-os a serem agentes de mudança em seus próprios contextos”, analisou a coordenadora da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistema de Negócios do Sebrae no DF, Ana Emília Andrade.

Para o gerente da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios do Sebrae no DF, Jorge Adriano, a edição nacional da Campus Party em Brasília representa um marco para a cidade e reforça a vocação natural do Distrito Federal para inovação, tecnologia e economia criativa.
Com o objetivo de impulsionar ainda mais cada uma dessas vocações, o Sebrae no DF investe em educação empreendedora não apenas como uma crença, mas uma estratégia fundamental para o futuro de Brasília. “Mais do que acreditar, o Sebrae sabe que não existe um futuro promissor para Brasília fora da Educação Empreendedora, especialmente do empreendedorismo inovador e tecnológico Essa premissa é base para nossa atuação”, concluiu Jorge.
A estrutura serviu, ainda, para o Sebrae dar continuidade à divulgação do Desafio Liga Jovem e ao Prêmio Educador Transformador. A primeira iniciativa tem o objetivo de incentivar a criação de soluções criativas e tecnológicas para problemas reais do cotidiano dos estudantes. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho no site www.desafioligajovem.com.br

Já a premiação, promovida pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare está em sua terceira edição e tem o objetivo de identificar, reconhecer e potencializar ideias e projetos educacionais com potencial transformador idealizados por educadores de todo o Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, focados na educação empreendedora. Nos anos anteriores, a premiação recebeu 6,4 mil inscrições de todas as regiões do país.
As inscrições foram abertas no final de abril e podem ser feitas até o dia 10 de agosto, pelo site www.educadortransformador.com.br.
-
-