ASN DF
Compartilhe

“Do Cerrado ao Pantanal” expõe Centro-Oeste ao maior centro turístico brasileiro

Mostra no Rio de Janeiro quer valorizar e fortalecer a profissão do artesão
Por Ligia Gabrielli | Ais.Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no DF uniu esforços com os outros três estados do Centro-Oeste para viabilizar uma grande vitrine aos artesãos participantes da Ocupação “Do Cerrado ao Pantanal”, mostra que vai expor os trabalhos no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, pelos próximos três meses.

Desde 2021, o CRAB vem fomentando uma maior conexão com toda a Rede Sebrae de Artesanato, e por isso idealizou o Projeto Ocupações para promover mostras regionais e estaduais, que valorizem a atividade dos artesãos e os estimulem a continuar na profissão.

“Os artesãos foram muito impactados pela pandemia, já que sem a realização de feiras e exposições, perderam espaço para comercializar seus produtos. Esta oportunidade visa agora estimulá-los na produção dos itens e ainda vai promover palestras e capacitações para que tenham novas experiências de venda do que produzem. A profissão do artesão é também uma linha para continuidade da nossa cultura, e com ela se valorizar e fortalecer a memória cultural de um povo. Essa ação irá proporcionar visibilidade e fomentar a realização desta importante profissão para nossa memória e nossa economia”, avalia Carlos Cardoso de Souza, gerente de negócios em Rede do Sebrae no DF.

Cerca de 200 artesãos vão participar da mostra. Serão 53 representantes do DF que juntamente com os demais representantes de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão remunerados através da venda dos itens. Os produtos em exposição também poderão ser adquiridos pelos visitantes durante a mostra.

“Todo valor da venda será repassado a esses artesãos. A organização se preocupou em estimular a participação deles com estoques dos produtos para que eles possam se sentir ainda mais valorizados e remunerados pelo esforço” diz Souza.

Experiência cultural

Os traços culturais do Brasil Central serão reforçados através das peças de artesanato e da experiência sensorial que será proposta a partir da mostra dos biomas do cerrado e do pantanal, que ainda prometem estimular o turismo, e despertar ainda mais o interesse dos visitantes pela a gastronomia dos estados representados na Ocupação.

O visitante vai atravessar Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal através de uma experiência de imersão com imagens, vídeos e os sons das aves pantaneiras, o brilho do olhar dos jacarés, que estão no roteiro de um safári noturno, propiciado através dos recursos tecnológicos disponíveis.

Uma mostra fotográfica, projeções, filmes e sons transmitidos no local prometem transportar às paisagens deslumbrantes como cachoeiras, nascentes cristalinas do cerrado e os imensos alagados do pantanal, além de demonstrar a marcante arquitetura do Distrito Federal.

Vitrine mundial

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro é uma das maiores vitrines que o artesão pode ocupar. Milhares de turistas que passeiam pelo Rio de Janeiro visitam o local e fazem questão de levar para casa as pequenas mostras dos estados brasileiros, divulgadas através do artesanato de cada região.

“Além do artesanato, vamos levar o turismo e a gastronomia também. Teremos durante o período de toda exposição a Semana de Intervenção de cada segmento, com atividades para incentivar o público a visitar a exposição e consequentemente aumentar as vendas de artesanato. A nossa expectativa é contribuir com o desenvolvimento da região Centro-Oeste”, avalia Juliana Mota, gestora de artesanato do Sebrae no DF.

O CRAB é uma plataforma mercadológica que proporciona além do reposicionamento, nova qualificação do artesanato brasileiro através da abertura de mercado. A proposta das exposições é desenvolver ações para ampliar o relacionamento dos artesãos com o público estabelecendo também conexões com outros segmentos da economia criativa. Nesta frente são realizados também cursos, palestras, oficinas, além de ações de estímulo à comercialização.

PROGRAMAÇÃO

11/08 – Evento de Lançamento da Ocupação

17h00 – Recepção dos convidados

18h00 – Abertura Oficial

19h00 – Coquetel

19h40 às 21h00 – Show Gabriel Sater

22hh00 – Encerramento

-

11/08 – 30/10/2022

Ocupação do Cerrado ao Pantanal

Vitrine CRAB – Comercialização de artesanatos do Brasil Central

-

25/08 – 28/08/2022

Intervenção Gastronômica Encontro de Chefs

Degustação Atrações culturais

-

12/09 a 16/09/2022

Intervenção de Artesanato

Missão técnica

Palestra

Visita guiada no CRAB

Visitas técnicas

Oficinas com mestres artesãos

Rodada de Negócios

-

04/10 – 08/10/2022 – Intervenção de turismo

Missão técnica

Rodada de Negócios

Visitas de Benchmarking

Visita guiada para a imprensa

-

18/10 – 22/10/2022 – Semana Pantaneira

Atrações culturais para valorização da cultura Pantaneira

-

A sede do CRAB fica na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro.

Saiba mais em: www.crab.sebrae.com.br