ASN DF Atualização
Compartilhe

Oficinas de história da arte e das cores irão reunir estudantes cegos e surdos do DF

Atividades têm como objetivo despertar a criatividade e o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como a percepção estética dos participantes
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Inte
ASN DF Atualização
Compartilhe

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com o apoio do Sebrae no DF, promove, durante esta terça-feira, 17 de maio, duas oficinas acerca da história da arte e das cores voltadas para estudantes cegos e surdos matriculados em instituições de ensino da rede pública da capital. As atividades acontecem pela manhã e pela tarde na Kingdom School, localizada no Lago Sul, e vão beneficiar um total de 80 estudantes, com idade a partir dos 12 anos.

O apoio do Sebrae no DF é estratégico e acontece no âmbito do projeto Educação Empreendedora, cujo objetivo é o de formar os estudantes de hoje em cidadãos com atitudes e comportamentos empreendedores, capazes de transformarem suas realidades.

A primeira oficina do dia vai tratar sobre os 200 anos da Independência do Brasil, enquanto que a atividade do período da tarde terá foco nos 62 anos de Brasília. Cada oficina irá colocar os estudantes em contato com o Carlos Bracher, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiro. Ele é membro da Academia de Letras de Minas Gerais, e em 2007 pintou, ao ar livre, mais de 60 quadros retratando monumentos e locais da Capital Federal, como o Congresso Nacional, Catedral Nossa Senhora Aparecida, Ponte JK, Praça dos Três Poderes, Memorial JK, Esplanada dos Ministérios, STF, entre outros.

Ao estabelecerem contato com Bracher, os participantes de cada oficina serão estimulados a despertar a criatividade e o desenvolvimento do pensamento crítico e da percepção estética.

Atualmente, a rede pública de ensino do DF conta com aproximadamente 600 estudantes deficientes visuais e 1056 estudantes deficientes auditivos, sendo que o atendimento especializado proporciona autonomia a cidade plena a esses estudantes.

A educação especial é uma modalidade de ensino nas unidades escolares regulares e nas unidades escolares especializadas. Essa modalidade de ensino é garantida aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Todas as escolas da rede pública que ofertam a educação básica e as Instituições educacionais parceiras são inclusivas, ou seja, se organizam para oferecer a cada estudante, independente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação, um ensino significativo, que reconhece e respeita as diferenças e responde a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

Serviço – Oficinas da história da arte e das cores

Oficina 1: 9h30 às 12h – 200 anos da Independência do Brasil

Oficina 2: 14h30 às 17h – Tema: Aniversario de Brasília

Local: Kingdom School – QI 11 Lote A Area Especial 02/04, Lago Sul

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]

-