ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae no DF lança Portfólio “Segredos de Brasília”

Publicação inédita no Brasil reúne Guias de Turismo
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

A imponente Brasília não tem apenas um rico patrimônio cultural no centro da cidade. Vai muito além do Congresso Nacional, da Esplanada dos Ministérios e da arrojada Ponte JK. Na área rural é possível encontrar muitas riquezas, belas paisagens e cenários encantadores. E até quem mora na capital do País ou no seu entorno, desconhece isso. Mas agora, muitas  possibilidades estão reunidas no primeiro portfólio de serviços e experiências dos Guias de Turismo de Brasília, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae no DF) e pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal (Sindgtur), com apoio da Secretaria de Turismo.

Lançado na noite desta segunda-feira (27), no auditório do Sebrae no DF, o portfólio que recebeu o nome de “Segredos de Brasília: o melhor da capital com os Guias de Turismo”, reúne 38 profissionais associados ao Sindgtur, especializados em diferentes segmentos. O material foi pensado para atender a principal necessidade dos guias, que era a de divulgar o seu trabalho na capital federal. Imediatamente, o Sebrae abraçou a causa e iniciou o trabalho junto a eles.

Foram 22 horas de capacitação, com realização de um curso e quatro oficinas durante a pandemia, de forma online. O Sebrae foi responsável por desenhar o portfólio e, se utilizando dos resultados das oficinas, diagramou o material.

“A nossa proposta foi reunir os guias de turismo de Brasília por meio de uma publicação coletiva. A gente busca com o portfólio promover o acesso ao mercado a esses profissionais. É uma forma de fazer com que o visitante e o guia de turismo se encontrem”, afirmou Natália Hallack, analista de turismo do Sebrae no DF, responsável pelo desenvolvimento da publicação.

Presente no evento de entrega, o gerente de Negócios e Rede do Sebrae no DF, Carlos Cardoso, lembrou que a publicação foi construída a partir de uma extensa jornada de capacitações e consultorias.

“Primeiramente, foi feito um diagnóstico, depois ações de compreender o empreendedor, oferecendo capacitações e oficinas (…). E o trabalho não para. O Sebrae no DF continua ofertando consultoria de presença digital, voltada para as redes sociais”, afirma Cardoso.

O portfólio tem mais de 100 páginas e reúne profissionais que dominam um total de sete idiomas estrangeiros: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, dinamarquês e línguas africanas. A proposta é disponibilizá-lo nos Centros de Atendimento ao Turista, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, além da rede hoteleira e atrativos turísticos da cidade. Nesses locais haverão placas com o QR Code do portfólio disponível. Basta o visitante apontar a câmera de seu celular, fazer a leitura do código e acessar a publicação de forma online.

“Segredos de Brasília” está dividido por temáticas como gastronomia, arquitetura, natureza, entre outras. Maria José Carvalho, que é ex-presidente do Sindgtur é uma das idealizadoras do portfólio. Segundo ela, a forma com que o material foi dividido torna o serviço prestado pelos guias ainda mais personalizado.

“O Guia de Turismo é especialista em relações interpessoais e cada um deles têm sua preferência. Um é do turismo-natureza, o outro vem do turismo-gastronômico e, ainda, há o do turismo cultural e, assim sucessivamente, fazendo com que todos se esmerem quando estão guiando em seus nichos. Agora eles venderão seu serviço com outros guias, mas são únicos naquilo que fazem. É uma oportunidade de negócios”, conclui Maria José

Vanessa Mendonça, ex-secretária de Turismo do Distrito Federal, apoiou também a criação do material. Para ela, a publicação gera mais credibilidade e respeito ao profissional, além de trazer mais segurança ao turista por estar contratando a pessoa certa.

“Representa geração de trabalho, geração de renda, reconhecimento, organização do trade e organização do próprio sindicato da categoria. Para o guia significa a consolidação de um trabalho, que agora tem um documento de credibilidade. A chancela do Sebrae no DF e da Setur credencia esse trabalho ofertado pelo guia”, diz a ex-secretária de Turismo do DF.

E, mesmo durante a pandemia, o Sebrae no DF continuou o planejamento, prestando capacitações, consultorias e auxiliando os guias de turismo. Reconhecimento por parte do sindicato que representa a categoria em Brasília. “O Sebrae conseguiu nos ajudar durante a pandemia, oferecendo uma extensa capacitação e consultoria para que a entrega deste produto fosse realizada hoje. Por meio deste portfólio, os Guias de Turismo poderão ser vistos e lembrados em diversos pontos da cidade”, agradeceu o presidente do Sindigtur, Rafael Lima.

Presente no evento de entrega, o secretário de Turismo do Distrito Federal, William Almeida, ressaltou que a publicação é um elemento de destaque na cadeia do turismo, e que apresentar Brasília é uma paixão dos guias de turismo. Nos passeios, os visitantes podem conhecer sobre História, Cultura, Natureza, Aventura, Gastronomia e Religião.

“Esse portfólio fortalece e confirma a importância da parceria entre o Estado e os Guias de Turismo para a promoção e divulgação da nossa cidade. Esses profissionais são a porta de entrada e saída aqui em Brasília”, reforçou William Almeida.

Palestra- Para marcar o lançamento do portfólio, o Sebrae no DF promoveu a palestra “Brasília: uma marca fortalecida pelo turismo”. O consultor do Sebrae e palestrante, Lívio Lourenzo, ensinou aos profissionais como utilizar o portfólio da melhor forma, garantindo oportunidade de negócios, ressaltando a importância de continuar recebendo as consultorias do Sebrae, principalmente, sobre marca e posicionamento nas redes sociais.

O portfólio “Segredos de Brasília: o melhor da capital com os Guias de Turismo” pode ser acessado pelo link:

https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/DF/Anexos/Segredos%20de%20Brasilia%20A5.pdf 

-

-

-

  • Fortalece Turismo;Sebrae no DF;Turismo Inteligente;