A relação de Juarez Martins com a terra começou cedo. O criador da Horta Linda chegou em Brasília há quase 40 anos, vindo do interior do Goiás. Entre suas memórias da terra natal, Juarez conta que a família tinha um quintal grande e uma horta bonita, que era cultivada por sua mãe. “Foi com ela e com minha avó que aprendi a cultivar minha primeira hortaliça, um pé de tomate, mas nunca imaginei que um dia produziria hortas profissionalmente”, conta o empresário.
Enquanto estudava na capital, Juarez nunca deixou de cultivar a relação que tinha com a natureza. “Em todas as casas em que morei eu plantei alguma coisa. Sou muito ligado à terra, fazia hortas para não perder o contato com isso e para produzir ao menos parte do alimento que consumo com minha família”, explica o empreendedor.
Para aperfeiçoar suas técnicas de cultivo ele procurou cursos no Sebrae no DF, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF). “Nos anos 1990 fui aluno no pioneiro curso de produção de humus de minhocas, organizado pelo Sebrae no sindicato rural. Aprendi a fazer bons adubos no meu próprio quintal e isso me deu independência, reduziu os gastos que eu tinha com a horta e ela ficou muito mais produtiva, chamando a atenção dos vizinhos, dos amigos e até do programa Globo Rural, que fez reportagem comigo”, diz Juarez.
Da dedicação pela terra surgiu o projeto de voluntariado socioambiental Uma Horta em cada Porta, que ajuda comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo creches e asilos, a fazer hortas produtivas e terapêuticas. O projeto criado por Juarez já fez hortas na Ceilândia, Paranoá, Cidade Estrutural e até em cidades do entorno do DF. “Uma das coisas que mais me orgulho de ter ajudado a fazer foram duas hortas comunitárias e um pomar no Setor Comercial Sul, com a população de rua”, relata.
Depois de virar voluntariado, a paixão pela terra virou ideia de negócio. Quando começou a se preparar para aposentadoria, Juarez resolveu trabalhar com algo que gostava: as hortas. Nesse momento, contou novamente com a ajuda do Sebrae. “Uma consultora me indicou cursos, me apresentou para futuros clientes e aproveitei as oportunidades que surgiram. Foi assim que fiz todos os cursos e oficinas do Circuito Empreendedor, fiz o Empretec e outros cursos de gestão empresarial, formação de preços, uso das redes sociais”, lembra Juarez.
Foi assim que surgiu a Horta Linda, empresa que hoje vende kits completos para criação de hortas, fornece consultorias, oficinas, e até participa de eventos, mostrando que cultivar alimentos em casa é mais fácil do que parece.
Com o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o empreendedor voltou a buscar o apoio do Sebrae para obter orientações e poder enfrentar o momento de crise. “Entrei em um grupo criado pelo Sebrae no WhatsApp, que reúne empreendimentos nas áreas de flores e plantas. O grupo é acompanhado por consultores especializados que sempre dão dicas importantes e nos animam a resistir e superar as dificuldades. Nos ajudam a ver as oportunidades que surgem com as crises, e isso tem sido fundamental para superarmos e até crescermos nesse momento adverso”, explica Juarez.
A Horta Linda se firmou no mercado e tem conquistado cada vez mais seu espaço. O resultado do esforço é um empreendimento sustentável e que cresce de maneira orgânica, assim como suas plantas. Mesmo em um momento de crise, a empresa ampliou sua atuação, abrangendo um número maior de clientes, desde famílias que querem ter uma horta doméstica, até grandes instituições. “O que eu fazia de modo amador agora é feito de forma mais organizada e assertiva, isso trouxe autoconfiança para o empreendimento, e ajudou a conquistarmos a confiança de clientes pessoas físicas e corporativos”, conclui Juarez.
(*) Estagiária sob supervisão
Serviço – Horta Linda
Contato: (61) 99289-6325
Instagram: @hortalindabsb
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
.png)
