O Açaí Motion é um produto tipicamente brasileiro que tem ganhado mercado no mundo inteiro. Criado pelo empresário, advogado e jornalista Rafael Aun Ming, 46 anos, a bebida produzida a partir da frutinha escura, característica da região Norte do Brasil, tem se tornado unanimidade em mais de 14 países.
Rafael nasceu em Jundiaí, interior de São Paulo, e mora em Brasília há 16 anos. Antes de fundar o Grupo Açaí Motion, ele trabalhou no poder público e iniciativa privada, adquirindo experiência global em relações internacionais. Também foi executivo no Congresso Nacional Brasileiro, onde adquiriu conhecimentos práticos e técnicos para desenvolvimento de negócios dentro e fora do Brasil.
Entre 2018 e 2019, pouco antes da pandemia de Covid-19, o empresário decidiu criar a empresa de bebida e o sucesso veio rápido, consolidando as atividades de expansão a partir do final de 2021. Em 2023, o Grupo Açaí Motion iniciou o ano com uma integralização de capital social de R$10.000.000,00, representando um crescimento de 10.000%.
O empresário contou que o objetivo da ideia era criar um produto que tivesse a identidade brasileira e o açaí foi a opção mais óbvia, já que a fruta tem contagiado o mundo inteiro e conquistado até mesmo os paladares mais exigentes. Foram oito meses de desenvolvimento em um laboratório na Alemanha até chegar ao produto ideal.
“A concepção do produto se deu pela grande aceitação global do Açaí, uma fruta brasileira, da região Amazônica, conhecida e respeitada no mundo todo, com características únicas e utilizada em diversas formas de aproveitamento”, diz Rafael.
O Açaí Motion é uma bebida líquida, envasada em lata de 269ml, gaseificada e pronta para consumo, com características exclusivas, pois diferentemente de outras bebidas energéticas, não possui taurina (aminoácido sintético) e conta com cafeína natural do guaraná, tornando-a mais saudável e podendo ser utilizada de diversas formas, pura ou em drinks e misturas especiais.
O empresário garante que a bebida é única no mercado, pois desde sua concepção, tudo foi pensado e projetado para que o Açaí Motion fosse um produto ideal em todos os aspectos, podendo ser consumido por toda a família, desde a criança até o adulto, e tendo aprovação em mais de 60 países.
Plano de expansão
Com o sucesso da marca e do produto, Rafael resolveu expandir ainda mais a distribuição do Açaí Motion e, para isso, procurou o Sebrae no DF para viabilizar o negócio de expansão territorial. Por meio de consultoria especializada, o empresário conseguiu identificar um potencial de 11 mil micro distribuidores em todo Brasil, contribuindo, assim, com a geração direta de renda de pessoas que buscam empreender.
“O Rafael buscou o Sebrae no DF com o objetivo de expandir suas operações. Após o atendimento, nós identificamos a necessidade de uma consultoria para elaboração de um plano de negócio e verificar a possibilidade da operacionalização e da viabilidade financeira. Posteriormente ele fez adesão à consultoria gratuita de 80 horas e, assim, foi desenvolvido o projeto”, explica Cristiane Galvão, analista na Gerência de Atendimento Personalizado (GAPE) da instituição.
“O Sebrae no DF foi fundamental por acreditar no nosso negócio, e agora os desdobramentos estão se dando numa esfera ainda maior, pois o Sebrae nacional colocou uma equipe técnica visualizando o interesse tanto para o mercado interno quanto para exportação para o mercado da internacionalização”, diz Rafael.
Hoje, o Açaí Motion está presente em 17 países e a expectativa é alcançar 50 países ainda no primeiro semestre de 2023, por meio da descentralização de envase, que já ocorre no Brasil, México, Estados Unidos, Emirados Árabes e Japão, e iniciando também em Angola, Itália, Portugal e República Dominicana.
Rafael conta ainda que pelo fato da base do produto ter seis meses de validade, mantido sob refrigeração, e o produto pronto ter 15 meses de validade, em dois anos o Açaí Motion estará presente no mundo todo, tornando-se um case de sucesso para outros empresários do segmento.