ASN DF Atualização
Compartilhe

Encontro apresenta estratégias para melhorar resultados de pequenas empresas acompanhadas pelo Sebrae

Programação do evento foi desenhada para permitir conexões entre empresários de diversos setores presentes no Distrito Federal
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Micro e pequenos empresários que atuam em diferentes segmentos no Distrito Federal participaram na noite da última terça-feira, 1º de julho, de um encontro promovido pelo Sebrae no DF com o objetivo de apresentar estratégias para alavancar resultados no mundo dos negócios. Realizado no auditório da sede da instituição, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), o encontro ainda promoveu oportunidades de networking, troca de conhecimentos entre os participantes e destacou a relevância da análise de dados e do planejamento estratégico para o sucesso empresarial.

O encontro foi concebido dentro da estrutura da Gerência de Negócios em Rede da Instituição, a GENER, e foi organizado ao lado da equipe da Assessoria de Gestão Estratégica e Inteligência de Dados (AGEI) da instituição. “A proposta foi de fazer um evento em um formato para contemplar vários segmentos do DF. Como estamos dentro de uma unidade que tem essa concepção de uma rede, nada mais justo do que uma coletividade”, ressaltou o analista da GENER e do projeto de startups do Sebrae no DF, Thiago Angelo.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

“Esse modelo de evento fortalece os laços entre empresários de segmentos distintos e também dentro de seus próprios nichos. O dono de uma startup, por exemplo, pode trazer uma solução para um outro segmento, como o caso de construção”, explicou Thiago.

Para concretizar essa visão de um ambiente de negócios interconectado, os gestores do Sebrae no Distrito Federal convidaram empreendedores de diversos setores, como casa e construção, gastronomia, startups, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e turismo de natureza e produção associada. A seleção foi feita a partir do histórico das empresas que já foram beneficiadas pelas soluções do Sebrae e que demonstram engajamento consolidado com a instituição e suas iniciativas.

À frente da GENER, Carlos Cardoso, abriu a programação do encontro reforçando a importância da parceria entre a instituição e os pequenos empresários locais. “Conte sempre com o Sebrae. Estamos aqui com nossos analistas para ouvir vocês e enveredar nossos projetos com base nas demandas dos pequenos negócios”, afirmou.

O gerente destacou, ainda, a relevância do planejamento estratégico para superar desafios e alcançar resultados. “Com essa realização de hoje, queremos continuar a promover uma transformação efetiva nas empresas, gerando renda para os empresários, empregos e desenvolvimento para o Estado”, pontuou.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Na sequência da programação, os empresários presentes puderam acompanhar uma apresentação conduzida pela analista técnica da Assessoria de Gestão Estratégica e Inteligência de Dados do Sebrae no DF, Isabella Müller. Ela destacou que os dados vão além de números, fornecendo direcionamento e oportunidades para as empresas. Para obter esses dados, Isabella citou uma variedade de ferramentas, desde as mais básicas, como planilhas eletrônicas, até as mais avançadas, como as métricas oferecidas por plataformas de mídia social como o Instagram. “Hoje, ninguém constrói uma boa estratégia, um bom planejamento de sua empresa, sem o uso de dados. Quando se têm números, é possível tomar decisões com mais segurança e assertividade”, assegurou ela.

Ainda durante sua exposição, Isabella enfatizou a relevância do engajamento dos empresários nas pesquisas coordenadas pela instituição. Segundo a analista, as informações coletadas conferem visibilidade setorial, possibilitando ao Sebrae uma atuação mais eficaz e a promoção de iniciativas e eventos de maior pertinência aos pequenos empresários locais.

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Dentro desse contexto, o Sebrae lançou uma nova pesquisa para compreender e continuar a mensurar o andamento de setores da economia local. Os empresários participantes foram orientados a contribuir com o estudo que vai permitir a instituição a compreender melhor sobre o faturamento de empreendimentos. Assim como explicado durante o evento, o levantamento será utilizado para avaliar o resultado dos segmentos e para fazer ajustes nas estratégias de atuação do Sebrae conforme necessário.

A programação da noite contou, ainda, com uma apresentação de Léia Souza. Consultora credenciada ao Sebrae no Distrito Federal desde 2013, ela abordou o tema do planejamento estratégico como ferramenta para melhorar resultados e se aprofundou em temas como a Análise SWOT, explicando como a ferramenta é utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A consultora ainda abordou a Análise PESTEL, que examina fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais, destacando sua importância para a compreensão do cenário externo das empresas.

Léia ainda detalhou o Plano de Ação 5W2H, descrevendo-o como uma metodologia prática para definir ações de forma clara, ao responder a perguntas fundamentais. Além disso, a especialista abordou como indicadores de desempenho são fundamentais para monitorar o progresso e garantir o alcance dos objetivos e ressaltou a importância de estabelecer metas Specific (Específicas), Measurable (Mensuráveis), Achievable (Atingíveis), Relevant (Relevantes) e Time-bound (Temporizáveis).

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

Léia também reforçou a importância do garimpo de dados e do uso de ferramentas como dashboards e planilhas e comentou sobre a relevância de transformar colaboradores em stakeholders. Segundo ela, ao envolver os funcionários nas decisões e no dia a dia da empresa, eles se sentem parte integrante do negócio, participando ativamente do crescimento.

Um dos empresários presentes ao evento foi Ricardo Sampaio. Ele construiu uma experiência de três décadas como empreendedor e recentemente viu uma oportunidade de negócios e criou a Cota Web, uma solução avançada para cotação e compartilhamento de notas fiscais, enfatizando como essa ferramenta pode simplificar e automatizar a gestão de compras, transformando fornecedores em parceiros estratégicos para o negócio.

O empresário participou recentemente de soluções ofertadas pelo Sebrae no DF, como o Programa ALI – iniciativa gratuita que busca impulsionar o crescimento dos negócios locais com soluções práticas e eficazes – e fez questão de ressaltar o valor inestimável do networking proporcionado pela instituição. “Para mim, ter essa oportunidade de conversar com outros empresários e estabelecer contatos é muito importante para qualquer tipo de negócio. O Sebrae sempre proporciona esse cenário em seus eventos, e aqui não foi diferente. Costurei uma parceria com o dono de uma franquia aqui e, agora, tenho a perspectiva, ainda maior, de levar a minha solução para dentro da rede da qual ele faz parte”, comentou Ricardo.

À frente de uma ideia de negócio inovadora, que se destaca por seu modelo colaborativo – e hoje conta com mais de 2,8 mil empreendimentos cadastrados –, o empresário também parabenizou a reflexão sobre a importância da análise de dados e os demais conteúdos ofertados pelo Sebrae no DF durante a programação. “No mundo dos negócios, dados e planejamento estratégico são fundamentais. São assuntos que se complementam e que nós, empresários de qualquer setor, precisamos ficar antenados”, concluiu Ricardo.