ASN DF
Compartilhe

Encontro discute as oportunidades para o varejo em 2023

O evento é uma oportunidade para os pequenos e médios empresários conhecerem as tendências do mercado fora do país
Por Douglas Oliveira | AIs Comunicação
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no DF promoveu o encontro “As oportunidades para o varejo em 2023”. Em janeiro, empreendedores locais, assistidos pelo Sebrae no DF, tiveram a oportunidade de conhecer a National Retail Federation (NRF) e participar da programação técnica durante o tempo que passaram em Nova York. O evento dessa segunda-feira (17), foi uma forma de levar o que foi visto lá a outros empresários.

A NRF traz tendências do mercado varejista, que podem ser aplicadas pelos pequenos negócios. Com isso, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, falou sobre a importância dos empreendedores do DF participarem do evento.

É uma feira de conteúdo muito grande, com expositores e que mostra as tendências mundiais. Então é uma oportunidade importante para o empresário saber o que está acontecendo no mundo e o que ele pode trazer para dentro do seu próprio negócio”, disse Rose Rainha.

Já de olho no futuro, a superintendente comentou sobre a missão do próximo ano e de como será a parceria do Sebrae no DF com os empreendedores.

O empreendedor terá a oportunidade de ter 50% de contrapartida do Sebrae no DF, ou seja, o Sebrae paga cinquenta 50% do custo e o empreendedor paga a outra metade. Assim, ele participa da feira com todo apoio do Sebrae, tanto na ida, quanto para retornar ao país”, explicou a superintende do Sebrae no DF.

A diretora técnica, Diná da Rocha Loures Ferraz, também falou sobre a preparação para o NRF 2024.

Esse é um evento de muita importância para o Sebrae porque ele extrapola a nossa visão, a nossa perspectiva nacional, trazendo um evento internacional e de grande peso. O sucesso dessa missão foi tão grande que já estamos nos organizando para a repetir o evento em 2024”, informou a diretora.

A NRF é realizada há mais de 100 anos em Nova York e é um dos maiores eventos de varejo do mundo. A edição de 2023 contou com mais de 1000 expositores, 350 palestrantes e 175 painéis.

O palestrante, Fred Alecrim, é especialista em varejo, parceiro do Sebrae no DF e um dos participantes das edições da NRF. Ele trouxe para o público estratégias para os pequenos negócios do Distrito Federal.

Essa cronologia mostra que tem coisas que já não são tendências, mas sim pendências ou urgências, ou seja, o nosso empresário por algum motivo não trabalhou naquela tendência e, com isso, ela virou uma pendência e hoje é uma urgência. E eu chamo de urgência tudo aquilo que está no passado que a pessoa deveria ter feito e não fez, e hoje isso está prejudicando o seu negócio, o faturamento e sua reputação”, explica Fred.

O palestrante ainda afirmou que, desde 2015, a Sustentabilidade se tornou uma pauta recorrente e necessária durante as edições do evento, para que cada um possa analisar o que é possível fazer de relevante para o meio ambiente.

A gente tá falando de sustentabilidade social, sustentabilidade econômica e sustentabilidade do planeta. Então, o que é importante essa pessoa fazer para se inserir nesse contexto e ajudar também a somar a vida do seu entorno, da sua comunidade, da sua cidade, do seu bairro e, claro, do seu país?”, apontou.

O evento ainda contou com um talk “O bem feito na prática: como aplicar as tendências aos pequenos negócios”, onde os participantes foram o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Fernando Cezar Ribeiro e o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Wagner Gonçalves Da Silveira Júnior, que relataram como foi participar da NRF 2023 e visitar empresas estrangeiras.

A NRF dá oportunidade de ver as novas tendências, o que está sendo realizado no mundo e como aquilo pode ser utilizado no nosso dia a dia. É importante para o empresariado, principalmente aqueles que às vezes passam por dificuldade, ver que uma pequena mudança, um pequeno olhar diferente no seu negócio pode fazer toda a diferença”, relatou Fernando Cezar.

O encontro “As oportunidades para o varejo em 2023” foi organizado pela Gerência de Negócios em Rede (GENER) e pela Gerência de Marketing e Desenvolvimento (GMD) do Sebrae no DF.