ASN DF
Compartilhe

Encontro em Ceilândia reúne membros do setor produtivo e do Governo do Distrito Federal

Iniciativa serviu para discutir questões relativas ao desenvolvimento econômico da região administrativa
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

Na manhã de quinta-feira, 29 de outubro, representantes do setor produtivo da Ceilândia e do Governo do Distrito Federal (GDF) se encontraram na administração regional da cidade para discutir questões relativas ao desenvolvimento econômico da região administrativa, a maior do DF. A oportunidade ocorreu no âmbito do projeto Cidade Empreendedora e foi organizada pelo Sebrae no DF em parceria com Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (CPPPGG/DF) e a administração da cidade.

O encontro foi iniciado com uma palestra apresentada pelo especialista em pequenos negócios Bruno Miranda. Ele, que é empreendedor desde os 12 anos de idade, autor de três livros e de dezenas de artigos sobre negócios e empreendedorismo, comparou a atividade empreendedora a uma fogueira, que é acesa a partir de uma pequena fagulha e vai ganhando forma e tamanho aos poucos.

Bruno apresentou números atualizados do empreendedorismo no Brasil e incentivou os participantes quanto à necessidade de desenvolver Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA), tríade que leva uma pessoa a cumprir com êxito suas tarefas e alcançar objetivos. “O mercado não mudou em 2020 com a chegada da pandemia. Ele já está em transformação há uns dez, 20 anos e não tem previsão de parar por agora. Precisamos acompanhar e nos adaptar”, disse.

Na sequência do evento, o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, afirmou que a relação dos empreendedores da cidade com o GDF sairia fortalecida da ocasião, contribuindo para a construção de uma região com mais emprego, renda e infraestrutura. “Como administrador, acredito que a gestão compartilhada é uma grande chave de desenvolvimento. Logo que assumi o meu cargo falei aos moradores e empreendedores de Ceilândia que a gestão seria conduzia por eles, que as portas da administração estariam sempre abertas para atender às necessidades daqueles quem residem e tiram o sustento de suas famílias da maior cidade do DF”, pontuou.

A diretora técnica do Sebrae no DF e secretária-executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (CPPPGG/DF), Rose Rainha, salientou a força de trabalho concentrada na cidade. Ela também informou que analisará as pautas apresentadas pelo setor produtivo para que a região possa apresentar um crescimento ainda mais robusto. “Ceilândia é forte e crescerá ainda mais tendo o seu setor produtivo caminhando ao lado do GDF e do Sebrae”, garantiu.

-

Uma das lideranças a se manifestar durante a realização do encontro foi o presidente da Associação de Comércio e Indústria de Ceilândia (ACIC), Clemilton Saraiva. Ele lembrou os acontecimentos que levaram à criação da cidade e também a pujança que pode ser constada andando pelas ruas da região, que segundo ele, é responsável por arrecadar cerca de 25% do montante de todo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do DF. “Ceilândia já não é mais uma cidade que pode ser vista como a antiga Campanha de Erradicação de Favelas (CEI). Estamos falando de uma cidade que fará 50 anos em 2021 e que precisa vislumbrar novos horizontes para continuar a crescer. A gestão compartilhada é a opção para que isso se concretize e são muitas as questões que temos discutir com o governo e alavancar o desenvolvimento da nossa região para os próximos anos”, assegurou. Também participaram do encontro representantes dos setores de feiras, escolas particulares, materiais de construção, economia criativa e farmácia.

Ao final do encontro, o secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, garantiu que o GDF olhará com atenção para as necessidades do setor produtivo da cidade. “Vamos transformar tudo isso que nos foi entregue em ações e entregas”, concluiu.

Também estiveram presentes ao encontro o presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra; o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Pereira Filho; o secretário de Empreendedorismo, Mauro Roberto da Mata; o secretário das Cidades, Valmir Lemos; o diretor do Procon/DF, Marcelo do Nascimento; o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Antônio; o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite; o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente; e o coordenador da Regional de Ensino de Ceilândia, Marcos Antônio.

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]                              

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: [email protected]

  • Cidade Empreendedora;Prêmio Sebrae DF Cidade Empreendedora;Sebrae no DF;