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Grupo de empresários do segmento de alimentação se reúne em evento pós-Missão Empresarial

Especialistas destacam a troca de experiências como fator primordial para o desenvolvimento profissional
Por Bruno Pimentel | AIs. Comunicação
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Empresários participantes da Missão Empresarial Fispal Food Service (Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar) se encontraram em Brasília, nesta segunda-feira, 27 de junho, para falar sobre as experiências trocadas, durante Missão Empresarial FISPAL que é considerada o maior evento de alimentação da América Latina. O encontro foi no restaurante Ticiana Werner.

O sócio-proprietário da empresa Natu Suco, Rodrigo Eduardo da Cunha, esteve presente e apresentou os benefícios de participar da Missão Empresarial e da Feira. “É enriquecedor ter a oportunidade de ver as tendências do mercado, fazer o relacionamento com empresários de São Paulo e outros lugares do Brasil, ver o que está se revelando, qual a tendência do próximo ano e em que o mercado está acreditando”, explica o empresário.

Cunha diz ter sido importante participar da Missão Empresarial pela possibilidade de estar próximo aos profissionais do segmento de alimentação. “O que o Sebrae no DF somou foi o contato que tivemos com algumas pessoas, que se fosse individualmente não teríamos tido a oportunidade de ter a atenção delas, de poder conversar, de construir um relacionamento que conseguimos ter com as visitas técnicas e alguns momentos de socialização que vivenciamos’’, declara.

Murilo Susstrunck é sócio da empresa Saboretti, distribuidora de alimentos que atua em diferentes estabelecimentos, como pizzarias, padarias e restaurantes. O empresário destaca o aprendizado proporcionado pela Missão Empresarial e pelas visitas técnicas orientadas pelo Sebrae no DF. “Tivemos a oportunidade de ir a restaurantes que estavam em voga em São Paulo. É bom para termos boas ideias, que muitas vezes não aparecem na mesma hora, mas vão dando perspectivas. A Feira possibilitou inclusive uma parceria”, destaca o empresário.

A empresária Ticiana Werner ressalta a importância do Sebrae no DF e das Missões Empresariais. “O Sebrae é um grande parceiro, não me vejo sem a instituição. Sempre apresenta soluções com as consultorias e traz tudo que precisamos”, destaca.

Werner já participou de inúmeras Missões Empresariais por entender que proporcionam experiências e vivências para o seu negócio. “Sempre evoluí, o sucesso da minha vida empresarial se deve muito ao Sebrae e a essa parceria, sempre agregando e ajudando muito’’, diz.

Hebert Rosa de Paulo, sócio do Debu, restaurante de comida japonesa em Águas Claras, participou pela primeira vez de uma Missão Empresarial e destacou os benefícios do encontro. Segundo o empreendedor, o ponto mais forte é a permuta de conhecimentos e poder ter contato com outros empresários.

‘’A troca de experiência é gratificante, tanto para os participantes da Missão quanto para os empresários e empreendedores que nos receberam em seus estabelecimentos e apresentaram suas trajetórias. Para nós, que somos empreendedores, isso fortalece, ver que as dificuldades são gerais e que podem nos apresentar medidas e saídas, isso é fundamental’’, ressalta.

A empresária e chef do Berinjela Gastronomia, empresa de buffet, Ana Rosa Saraiva, participou pela segunda vez de uma Missão Empresarial e pretende participar das próximas.

Ana Rosa é jornalista e não tem formação na área de administração, o que fazia do negócio um desafio ainda maior, mas, por meio das Missões Empresariais, conseguiu despertar mais para o empreendedorismo. ‘’Amadurecer para entender o controle financeiro e desenvolver uma linha de processo para a culinária é difícil. Hoje, estou montando a minha primeira unidade de produção. É necessário esse conhecimento sobre gestão e equipamento, então a Missão Empresarial Fispal veio para agregar’’, ressalta.

Ela relembra pontos importantes da Missão Empresarial para o seu desenvolvimento profissional e para facilitar decisões para seu buffet. ‘’Nas visitas técnicas, auxilia muito ser recebida pelos donos dos estabelecimentos e conhecer as cozinhas para ver os equipamentos que usam, até indicação de recursos que utilizam’’.

A empresária destaca também o vínculo criado com outros empreendedores por meio da Missão. “A troca que tenho com o pessoal da Missão é maravilhosa. Se estou em dúvida posso esclarecer com eles, hoje tenho uma rede de apoio. Para mim, que sou empreendedora há pouco tempo, e não tenho formação na área, é uma consultoria tripla’’, diz Ana Rosa sobre a iniciativa do Sebrae no DF.

Entre outros empreendedores e participantes da Missão, estavam presentes Vitor Hugo, da Bahea, Fernanda La Rocque, do Carpe Diem, Maurício Oliveira, do Contahub, e Cícero Yamazaki, da CYX Planos de Negócios e Consultoria.

As Missões Empresariais e o desenvolvimento para os empreendedores

As Missões Empresariais são compostas por um grupo de empresários ou potenciais empresários que se organizam sob a coordenação do Sebrae no DF, com o intuito de buscar novos conhecimentos, acessar novos mercados, identificar fornecedores, além de aproximar e conhecer eventos diversos do setor. Entre estes, estão encontros de negócios, feiras e empresas ou entidades de outros estados ou países.

De acordo com o Sebrae no DF, as Missões têm como objetivo ‘’buscar novos conhecimentos, acessar novos mercados, identificar fornecedores e clientes, adquirir máquinas e equipamentos e, claro, a negociação e venda de produtos’’.

Essa foi uma missão realizada para empresários do segmento de alimentação fora do lar, afirma Leticia Garcia, gestora dessa edição. Ela completa que as Missões Empresariais são produtos de acesso ao mercado oferecidos aos empresários; onde o Sebrae no DF, além de organizar uma experiência única com conteúdo, e oportunidades de geração de negócios e networking, subsidia parte dos custos, viabilizando a participação dos pequenos negócios. Na Fispal, foram feitas cinco visitas a estabelecimentos gastronômicos, como restaurantes e cafés. Dessa forma, aproximando o contato entre os profissionais. ‘’O pós-missão é um momento de ‘’network’’, muitos deles fecham negócios e parcerias e também são convidados para fazer parte de eventos depois’’, diz.

A Fispal

A ideia da Feira é o intercâmbio e a troca de experiências entre os envolvidos no setor alimentício, que possam se aproximar das novas tecnologias, equipamentos e de novos produtos, para trazer mais possibilidades para quem atua no ramo.

A Feira abrange a gastronomia e a tecnologia como duas importantes vertentes para o empreendedorismo. No evento, são premiadas ideias que trazem soluções viáveis e efetivas para o setor e de atendimento aos clientes.

A Feira aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 07 a 10 de junho. O evento contou com representantes de diferentes segmentos do setor de alimentação do País.

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