Pequenos empresários que atuam nos setores de comércio, serviços e indústria e participam do primeiro ciclo de 2025 do Programa Agentes de Localização de Inovação (ALI) estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira, 8 de maio, para a realização do Conexão ALI: Meeting Empresarial. O evento, promovido no Espaço Porto Cristal, no Park Way, proporcionou um ambiente dinâmico, colaborativo e focado no crescimento das micro e pequenas empresas do DF.
O Conexão ALI é um evento exclusivo para empresas participantes do Programa ALI, uma solução disponibilizada pelo Sebrae no Distrito Federal, com o objetivo de fortalecer a produtividade, estimular a inovação e aumentar o faturamento, assim como o lucro de pequenos empreendimentos locais.
O evento foi concebido com um formato cuidadosamente elaborado para atender às necessidades dos participantes, com o objetivo de impulsionar colaborações futuras e consolidar as transformações geradas pela inovação nos negócios. Nesta edição, 180 empresários participaram das atividades, sendo organizados em mesas que atuaram como verdadeiras ilhas temáticas. Com essa disposição, a organização do encontro visou fortalecer relacionamentos, facilitar a geração de contatos estratégicos e semear as bases para a consolidação de futuras parcerias comerciais e eventuais negócios.
Presente ao evento, a diretora técnica do Sebrae no Distrito Federal, Diná Ferraz, destacou o impacto transformador do Programa ALI. “É uma solução muito especial para o Sebrae. O ALI transforma vidas, modifica a maneira de pensar e gerir empresas. Ele propõe uma evolução significativa para os empreendimentos atendidos”, afirmou a dirigente.

Gestora do Programa ALI Produtividade e analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae, Jéssyca Faviero relembrou a trajetória da iniciativa. Desenvolvido no Distrito Federal desde 2008, o programa se consolidou como um dos maiores da América Latina e já transformou a rotina de mais de 300 mil empresas, promovendo o empreendedorismo local e contribuindo para o desenvolvimento do tecido econômico da região. Os empresários recebem acompanhamento especializado por até seis meses por meio de Agentes Locais de Inovação. Este suporte tem gerado resultados expressivos, com as empresas participantes registrando, em média, um aumento de 20% na qualidade e 10% no faturamento.
A gestora também comentou sobre o cenário de solidão que é frequente na jornada de muitos empreendedores e observou que a promoção do Conexão ALI busca justamente romper esse isolamento, viabilizando uma oportunidade de conectar empresas de perfis variados. “Aqui, você tem acesso a pessoas que compartilham a mesma situação, com as mesmas dores e aspirações. Um empreendedor não precisa apenas de motivação. Ele precisa conhecer realidades e absorver conhecimento prático para seguir adiante, fazendo sua empresa evoluir e desempenhando o papel de um agente de desenvolvimento local”, explicou Jéssyca.

O coordenador do ALI Produtividade no Sebrae Nacional, Frederico Cabaleiro, também marcou presença no evento e destacou a magnitude e a relevância da solução. Segundo ele, o ALI é um dos maiores programas do Brasil em sua área de atuação.
Cabaleiro detalhou a estrutura da iniciativa, mencionando números em nível nacional e reforçando que a metodologia aplicada visa estimular ativamente a inovação nesses negócios, com o objetivo de aumentar a competitividade, seja elevando o faturamento ou reduzindo custos. Ele também ressaltou a importância dos encontros estabelecidos na metodologia para os participantes do programa. “Hoje está acontecendo essa oportunidade incrível. É a chance de fazer networking, trocar experiências e conhecer a realidade de outros empreendedores. Busquem compreender os desafios uns dos outros e compartilhar dificuldades. Busquem, mutuamente, maneiras de encontrar soluções para os diversos obstáculos da jornada empreendedora”, comentou.
Durante as atividades, os empresários puderam compreender a importância de preparar um bom pitch, técnica utilizada mundo afora para apresentar um negócio ou uma ideia de negócio e participaram de rodadas de crédito, momento em que puderam receber atendimentos consultivos de instituições financeiras, voltados ao acesso a crédito estratégico para seu negócio.

A participação das empresas nas rodadas foi impulsionada pela indicação dos próprios Agentes Locais de Inovação que as acompanham, bem como pela manifestação de interesse por parte dos empresários. “Nosso objetivo com esta rodada de crédito foi criar uma ponte direta entre as empresas atendidas pelo ALI e as instituições financeiras. O mais importante foi gerar esses contatos iniciais, fundamentais para que elas possam, de fato, acessar o crédito e impulsionar seus negócios”, explicou o gestor do projeto Conexão Financeira do Sebrae no DF, Ewerton Valois.

Participaram da rodada representantes do Sicoob, do Sicredi, Santander, Banco de Brasília (BRB), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e do Prospera, programa coordenado pela Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária, que tem o objetivo de atender às necessidades financeiras de um público que dificilmente teria acesso ao sistema financeiro tradicional, em virtude da exigência de inúmeras garantias reais.
A analista da Gerência de Marketing e Desenvolvimento do Sebrae no DF, Nainara Oliveira, também desempenhou um papel fundamental na realização das rodadas de crédito. Ela esteve à frente da articulação com as instituições financeiras presentes no evento e reforçou a importância dessa colaboração para o Distrito Federal. “É uma forma essencial para impulsionar o ecossistema empreendedor em nosso território”, observou.
Nainara também apresentou um balanço inicial dos resultados das rodadas de crédito realizadas durante o evento. Os dados, compilados no local, revelaram o forte interesse e a participação ativa dos empreendedores na atividade. Segundo ela, um total de 74 empresários participaram das reuniões de negociação com as instituições financeiras. Com base nesses encontros, a estimativa inicial aponta para um potencial de geração de R$ 9.086.660 em crédito a ser concedido às micro e pequenas empresas nos próximos 12 meses.
Marcelo Crovador, proprietário da Gustarello Charcutaria Premium, foi um dos empresários presentes ao evento. Ele avaliou a realização como uma estratégia essencial para o amadurecimento de uma marca e elogiou a dinâmica de networking, meio pela qual pôde se conectar a dezenas de outros empresários durante o evento. “Realizei conexões excelentes”, afirmou.
O empresário também destacou ainda a oportunidade de apresentar os produtos da sua marca no local e expressou gratidão ao Sebrae. “Estamos felizes de ter o apoio do Sebrae. E fico ainda mais feliz de ver que não é só a mim, mas a tantos empresários. A gente percebe que esse privilégio, de ser acompanhado de uma forma contínua realmente ajuda melhorar a empresa”, declarou.
Lucas Esteves, diretor da Ambrac – Medicina e Segurança do Trabalho, foi outro a celebrar a participação no evento, podendo conhecer a realidade de distintos empresários e trocar informações. “A grande força do evento foi a rede que se formou”, completou o empresário.