ASN DF
Compartilhe

Feira da Empresa Simulada reúne estudantes de escolas do DF

A feira Empresa Simulada permite o entendimento dos estudantes sobre o funcionamento de uma empresa tradicional
Por Deividi Lira l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Uma grande feira do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) reuniu estudantes do curso técnico em Administração do CED 02 Cruzeiro e do curso técnico em Marketing da Escola Técnica de Santa Maria, ambos integrantes do NEJ. O evento ocorreu nesta terça-feira (21) na quadra poliesportiva do CED 02 Cruzeiro. Por lá, empresas simuladas de maquiagem, tecnologia, gráfica e de doces atraíram a atenção da clientela, formada pela comunidade escolar, e fizeram negócios.

A realização da feira da Empresa Simulada, permite aos alunos aplicarem os conteúdos aprendidos em sala de aula, segundo a analista do Sebrae no DF e coordenadora do NEJ, Dielle Braga.

“Nós trouxemos eles para cá para tirarem da teoria e colocarem aqui na prática toda essa formação de gestão e empreendedorismo que eles aprendem dentro da sala de aula. Dentro da Empresa Simulada eles conseguem demonstrar todo o que foi aprendido em sala”, explica Dielle.

A Empresa Simulada ensina os estudantes a entenderem todo o processo dentro de uma empresa tradicional, desde o relacionamento com os fornecedores até o atendimento ao cliente. A simulação é online, a empresa é de e-commerce. Sandson Azevedo é professor da Empresa Simulada do NEJ no Cruzeiro. Segundo ele, a proposta foi trazer a realidade dos desafios de uma empresa mais próxima dos estudantes, para que eles pudessem aprender sobre o empreendedorismo e agir na resolução dos problemas. Para Sandson, foi plantada uma semente na vida deles.

“Espero que eles fundem empresas em algum momento da vida deles, não necessariamente sair daqui abrindo negócio. Alguns já estão empreendendo, outros tendem a empreender daqui a três meses, seis meses, mas eu acredito fielmente que, em algum momento da vida deles, os que não foram empreender agora vão empreender, porque a sementinha ficou lá, foi bem adubada”, afirmou o educador.

Laressa Marques, 25 anos, é aluna do NEJ em Santa Maria. Ela já é empreendedora, proprietária de uma agência de marketing e ingressou no curso para ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

“Estou aprendendo também, além do marketing, sobre gestão, sobre finanças, sobre uma série de coisas que vão agregar nesse meu processo e que podem me fazer crescer mais rápido no futuro. É um conjunto que eu posso usar hoje na minha agência de marketing, mas amanhã eu posso usar em outro tipo de empresa”, explica.

A equipe da Ana Clara de Oliveira, 17 anos, estudante do NEJ no Cruzeiro, abriu uma empresa de semi-jóias.

“​​É um processo muito grande, mas eu gostei bastante porque é uma experiência nova, coisas que a gente nunca fez na vida, que é pra gente levar daqui pra diante. Saber que na nossa vida, quando a gente começar a trabalhar mesmo, vai ser assim que vai ocorrer, vamos ter que lidar com pessoas, fazer o nosso trabalho”, disse Ana.

Diretor do CED 02 Cruzeiro, Wilson Alves Badaró Júnior percebeu a mudança no comportamento e o amadurecimento dos alunos que passaram a integrar o NEJ neste ano.

“Eles criam a oportunidade de fazer o empreendedorismo. Começam a crescer e aí é a grande expectativa da vida deles. A gente vê que são alunos mais dedicados, mais comprometidos dentro da sala de aula. Eles melhoram a qualificação tanto acadêmica como profissional deles”, conta Wilson.

Presente na feira, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, comentou o quanto o NEJ tem transformado a realidade dos jovens do Distrito Federal.

“​​Ver esses jovens, a empolgação, o entusiasmo e a preparação em abrir sua empresa, em falar do seu produto, vender seu produto, é maravilhoso para a gente. Percebemos ali todas as técnicas aplicadas durante o curso, que eles aproveitaram, que levaram a sério e que estão preparados para o mercado. Queremos empresários, futuros empresários, empreendedores mais preparados para o mercado”, afirma Rose Rainha.

Sobre o NEJ

O Sebrae no DF, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, já formou 83 estudantes das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal no curso Técnico em Administração, integrante do projeto NEJ. O objetivo é capacitar jovens de escolas públicas, transformando-os em cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida.

Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos estruturantes em empreendedorismo e gestão.

-