Uma caravana formada por membros da diretoria do Sebrae no Distrito Federal, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Brasília (Abrasel/DF) e por profissionais da imprensa brasiliense visitou, na noite da última terça-feira, 9 de novembro, bares e restaurantes locais para celebrar oficialmente o início da mais nova edição do festival gastronômico Bar em Bar. O festival chega em 2021 à sua 15ª edição e tem como objetivo valorizar a gastronomia de bar, além de estimular a criatividade dos chefs, fomentando a elaboração de novos petiscos e tornando o menu do bar cada vez mais atrativo.
O Bar em Bar acontece até o dia 21 de novembro e reúne em todo o Distrito Federal cerca de 60 empreendimentos, locais consagrados na cena boêmia local. Cada participante precisou desenvolver um petisco diferente daqueles já presentes em seu cardápio e comercializá-lo durante o período do festival, no valor de R$ 39. A proposta tem como objetivo atrair novos consumidores em meio ao momento de retomada da economia.
A diretora técnica do Sebrae no Distrito Federal, Rose Rainha, salientou durante as visitas que o setor de bares e restaurantes local é composto por milhares de empreendimentos de pequeno porte e também falou da relevância do trabalho da instituição para continuar apoiando o desenvolvimento desses locais durante o momento de retomada das atividades econômicas. “O Sebrae permaneceu como parceiro dos bares e restaurantes durante todo esse momento de pandemia e agora, com a liberação das atividades, não seria diferente. Seguiremos oferecendo esse apoio aos donos desses pequenos negócios de todas as formas possíveis de parceria a esse festival de fundamental importância organizado pela Abrasel/DF é uma forma de que temos de ajudar o desenvolvimento de bares e restaurantes locais”, explicou Rose.
Também presente na caravana, a diretora administrativa-financeira do Sebrae no DF, Adélia Bonfim, afirmou estar feliz em poder acompanhar o retorno das atividades comerciais na capital federal. A diretora comentou, ainda, acerca da importância de se prestigiar o consumo de produtos e serviços locais – o que, segundo ela, tem ocorrido dia após dia com cada vez mais segurança.
“Durante a pandemia, mais precisamente na época em que a maioria dos estabelecimentos comerciais precisaram ficar fechados, eu pedia por delivery os petiscos dos locais que costumava frequentar. Hoje esse período felizmente está passando e a tão esperada retomada vem acontecendo. O movimento nesses empreendimentos que estão próximos às nossas casas precisa retornar também. Esse incentivo cabe a cada um de nós”, observou Adélia.
O Primeiro Cozinha de Bar, no Sudoeste, foi um dos estabelecimentos visitados pelos integrantes da caravana. A casa aposta em um ícone tradicional para agradar consumidores durante a realização do festival: a coxinha. No entanto, o popular recheio de frango deu lugar ao cupim, carne extremamente saborosa, acompanhada de molho velutê, combinação que segundo o proprietário do local, Thales Furtado, tem tudo a ver com boteco e cerveja gelada.
Thales conta estar com expectativa muito boa para a realização do festival e que espera atrair novos consumidores. “A pandemia foi muito dura com o nosso setor, mas estamos recuperando bem e acredito que normalizaremos em breve. Participar desse festival, sem dúvida, contribuirá para chegarmos a esse objetivo”, analisa o empresário.
Além do petisco, um outra aposta do Primeiro Cozinha de Bar está na simpatia, na agilidade e na qualidade de atendimento desempenhada pela equipe de garçons. Manoel Pereira, o primeiro garçom a ser contratado pelo bar, há dez anos, é um símbolo desses preceitos e garante estar preparado para atender da melhor maneira possível aqueles que visitarem o Primeiro Cozinha de Bar. “A nossa expectativa é das melhores. Atendo pessoas que frequentam o bar desde a inauguração e elas dizem que veem até aqui porque gostam da qualidade dos nossos produtos e do serviço que oferecemos. Já participei do Bar em Bar em anos anteriores e estamos mais do que preparados para essa edição, que é especial por conta dessa e retorno dos clientes”, diz Pereira.
Para conferir todos os locais e os petiscos, basta acessar www.barembar.com.br.
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Serviço – Bar em Bar
Data: até 21 de novembro
Valor promocional dos petiscos: R$39
Informações: www.barembar.com.br
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