Uma criança de grande criatividade, imaginação fértil e uma curiosidade insaciável. É assim que, brevemente, o pequeno Ryan Maia, de apenas nove anos de idade, se descreve. O brasiliense, morador de Ceilândia, ganhou destaque em todo o país nos últimos anos por possuir altas habilidades/superdotação e alcançar realizações que normalmente levariam tempo para acontecer. Uma delas foi a abertura de seu próprio negócio, uma hamburgueria que tem conquistado os paladares de quem frequenta a Feira do Guará e que conferiu ao garoto o título de empreendedor mais jovem do Brasil.
A ideia de abrir o empreendimento esteve estritamente relacionada com a capacidade mental de Ryan e também com o seu desejo de ter o seu próprio negócio. Logo após receber a confirmação de sua condição, o garoto passou a frequentar a turma de altas habilidades mantida pela Secretaria de Educação na Escola Classe 64 de Ceilândia. Lá, o ambiente dispunha de recursos que estimulavam continuamente as capacidades mentais de Ryan e isso resultou na elaboração do livro Uma heroína e um herói. A obra rodou o Brasil, ganhou destaque na imprensa e passou a ser utilizada por vários professores em salas de aula, fazendo com que o brasiliense fosse constantemente requisitado para palestrar pelo país e compartilhar sua experiência.
Alguns desses compromissos foram remunerados e a quantia recebida por ele foi seguramente guardada pelos pais de Ryan, Márcio e Sara Maia. O garoto, por sua vez, não fazia pressão para ter o dinheiro em mãos e continuava a atrair a atenção de empresas e organizações e a divulgar sua experiência de vida. Ele, inclusive, se tornou garoto propaganda de uma escola de programação, desenvolvimento de games e aplicativos para crianças e adolescentes.
Foi a partir dessa reserva financeira que surgiu a intenção de abrir um negócio. A família tinha um espaço dentro da Feira do Guará e a ideia da mãe de Ryan era abrir uma loja de doces no local. No entanto, o garoto, sob a influência do desenho Bob Esponja – sobretudo da lanchonete Siri Cascudo, ambiente em que o protagonista da animação trabalha – convenceu seus pais que uma hamburgueria seria a melhor opção. “O Ryan argumentou que as pessoas não comiam doces a qualquer horário. Disse que era um alimento consumido geralmente após as refeições e isso realmente faz sentido. Ele contou ainda que uma hamburgueria poderia embarcar essa opção e assim fizemos”, relata o pai.
O empreendimento começou a ser estruturado no ano passado, em meio às restrições impostas para frear o avanço da Covid-19 no DF. No entanto, a ideia de Ryan e família não foi prejudicada em nenhum momento e a estrutura de dois pavimentos, erguida e mobiliada para proporcionar conforto e segurança para os consumidores, foi inaugurada mês de agosto. “Os nossos hambúrgueres são deliciosos e conhecidos em toda a feira”, assegura o persuasivo jovem empreendedor.
Desde então, Ryan continua desenvolvendo suas habilidades como empreendedor. Aprendeu a barganhar, oferecer descontos, começou a estudar educação financeira e empreendedora e, claro, desenvolveu novos produtos para serem comercializados em sua hamburgueria, como o dindin gourmet Ryan Maia.
O novo item, segundo Ryan, já é um sucesso de vendas e colabora com a divulgação da hamburgueria, já que o garoto, quando está na feira, coloca algumas unidades em um pequeno cooler e percorre os corredores para vender e fazer propaganda do produto e de seu negócio. “As pessoas provam, acham bom e me perguntam onde podem comprar mais. Eu logo respondo que é na banca 442 da Feira do Guará”, conta Ryan.
A hamburgueria é a única a funcionar dentro da feira. O empreendimento, que ainda nem completou seu primeiro ano de existência, fica aberto entre quarta-feira e domingo, das 9h às 18h, e mobiliza toda a família de Ryan. Mãe e pai cuidam da gestão e da parte burocrática do empreendimento. O irmão mais velho ajuda na fabricação dos produtos, juntamente com um outro profissional. No entanto, a intenção do jovem brasiliense é tornar sua empresa algo ainda maior, conforme o tempo for passando.
Ryan avalia o empreendedorismo como uma alternativa poderosíssima, capaz de mudar a vida de qualquer pessoa para melhor, se adotada uma estratégia certeira e eficaz. “Empreender é como uma prova. Se você se preparar, fizer tudo certo, a chance de ter um resultado bom é quase de 100%. Empreender também é como um jogo. Você precisa se adaptar e ficar atento para superar as fases e vencer”, observa. Ryan também explica que o empreendedorismo exerce uma influência extraordinária na mente humana, sendo capaz aprimorar aspectos como a criatividade, foco, esforço e a oratória. “Eu sou um exemplo disso”, acrescenta.
Embora tenha muitos compromissos para honrar, o garoto não esquece que ainda é uma criança, que precisa estudar, brincar e relaxar assistindo desenhos. Mas, para que isso seja possível, Ryan mantém uma rotina organizada, acordando cedo e cumprindo com parte de suas obrigações escolares ainda antes do almoço. Terminada essa etapa do dia, ele se prepara para ir à escola e retorna no início da noite para jogar queimada maluca com as demais crianças que moram no condomínio em que reside com sua família.
Recentemente, Ryan participou de um evento organizado pelo Sebrae no DF destinado a orientadores educacionais da rede pública de ensino da capital. Ele desenvolveu uma conversa descontraída com os participantes, falando sobre a relação dos professores e pais na construção e desenvolvimento da educação pedagógica de crianças, adolescentes, jovens e expôs conhecimentos, habilidades e atitudes que julga serem fundamentais para transformar ideias em soluções inovadoras.
A relação do garoto com a instituição que apoia o desenvolvimento dos pequenos negócios, no entanto, não parou por aí e tem caminhado para um cenário de incentivo, onde outras crianças do Distrito Federal serão informadas sobre as vantagens do empreendedorismo.
As grandes habilidades de aprendizado mantidas por Ryan também são compartilhadas por meio de projetos pessoais. Ele incentiva o hábito em escolas de vários estados do Brasil, distribui gratuitamente cópias de seu livro Uma heroína e um herói e estimula crianças de hoje a romper barreiras e se transformarem em futuros empreendedores.
Nesse último projeto, Ryan conta com a colaboração de uma amiga, Larah Louise. A dupla apresenta conteúdos sobre inglês, português, educação financeira, matemática, empreendedorismo e robótica.
Serviço – Hamburgueria Ryan Maia
Endereço: Feira do Guará – Banca 442
Contato: (61) 9 8523 5159
Instagram: @hamburgueria_ryan
YouTube: Ryan Maia Oficial
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br