ASN DF Atualização
Compartilhe

LabDay: a inteligência artificial pode facilitar o ensino em sala de aula?

Participaram do evento professores e gestores de escolas, que se aprofundaram nas possibilidades da tecnologia como meio transformador na aprendizagem
Por Deividi Lira l AIs. Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Personagens criados para um desenho animado e que dão uma aula sobre gêneros textuais ou uma aula de ciências sobre a extinção dos dinossauros com inúmeras fontes de pesquisa encontradas em poucos segundos. Esses são alguns exemplos de como a inteligência artificial pode servir como uma plataforma de apoio para os educadores em sala de aula. A 10ª edição do LabDay de 2023 levou professores, gestores educacionais e empreendedores a entenderem como a inovação tecnológica está gerando transformações na área da educação.

“A gente sabe que a tecnologia é um processo que veio e só tende a se incorporar cada vez mais. Então, não dá pra gente fugir disso e a educação tem que inserir nos seus mecanismos o processo de inovação. Ela não tem que ver a inovação como um empecilho, mas como algo que pode ser um auxiliador para o professor na didática educacional. A gente tem que tornar a tecnologia nossa aliada”, destacou a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz.

Durante o evento, 12 startups e empresas expositoras apresentaram seus negócios no formato de pitch. Elas também disponibilizaram a experimentação de soluções e os participantes tiveram a oportunidade de aprender na prática.

“Trouxemos muito a parte de desenvolvimento tecnológico. Sabemos que a tecnologia está avançando rapidamente e os gestores, professores, as escolas precisam acompanhar isso. É um espaço de conexão entre eles, as empresas e as startups”, disse a gestora do projeto de Educação do Sebrae no DF, Milena Sabino.

A Supera propõe uma ginástica que potencializa capacidades cerebrais dos estudantes para os desafios do dia a dia. “A gente prepara a estrutura cerebral para que todos possam ter, no dia a dia, a sua capacidade plenamente desenvolvida. Cognitivo, raciocínio lógico, relacionamento, empatia, resiliência, saber ganhar, saber perder, saber que tem regra para tudo”, explicou a diretora de uma das unidades da empresa em Brasília, Alcione Ramos.

Participando pela primeira vez do LabDay, a empresa do João Vitor oferece ensino de robótica educacional para as escolas. Segundo ele, o evento despertou o interesse de educadores e gestores de escolas pela proposta.

“Foi uma oportunidade incrível! O evento foi a vitrine que eu precisava para mostrar o meu trabalho, para eu poder mostrar soluções. Uma satisfação muito grande participar desse evento como expositor”, disse o jovem.

O LabDay também trouxe uma palestra com o consultor do Sebrae no DF João Fróes sobre a influência da inteligência artificial na educação. Ele apresentou diversas plataformas que podem auxiliar os professores em sala de aula.

“A inteligência artificial é uma ferramenta que é útil para tirar o professor do operacional de construção do conteúdo e tornar ele um facilitador. Ele terá mais tempo de se dedicar em levar o conhecimento de uma forma que o estudante entenda”, afirmou o palestrante.

Instituto Sesi Senai de Tecnologias Educacionais

Durante o LabDay, foi lançado o Instituto Sesi Senai de Tecnologias Educacionais. A intenção do instituto é apoiar startups que estejam interessadas em contribuir com a educação.

“Uma educação inovadora e estratégica que traz as novas competências para a realidade da escola e para realidade do processo ensino-aprendizagem. O nosso convite é que todo mundo possa se juntar a nós nesse processo de inovação na educação”, convidou Juliana Gavini.

LabDay

O LabDay é resultado de uma parceria entre o Sebrae no DF, a Cotidiano Aceleradora e a Biotic. O objetivo é criar um ambiente de inovação onde os empreendedores possam ter acesso a soluções para os seus negócios.

O 10º LabDay ocorreu na terça-feira (31) no SebraeLab, no Parque Tecnológico do Distrito Federal. A próxima edição será realizada no dia 28 de novembro, com muitas soluções inovadoras para as empresas tradicionais e oportunidades de networking.