ASN DF
Compartilhe

Marca brasiliense ganha projeção com venda de cosméticos sustentáveis

A Livli Cosmética Consciente foi criada por três irmãs e recebeu apoio do Sebrae no DF para ganhar espaço no mercado em meio à pandemia
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

Depois de 16 anos trabalhando em uma empresa, a goiana Flávia Firme, 46 anos, tem se realizado no dia a dia administrando o seu próprio negócio. Ela, juntamente com suas duas irmãs, Patrícia Blanco, 50 anos; e Tércia Ferreira, de 47, são proprietárias da Livli Cosmética Consciente, marca que tem ganhado projeção e fidelizado clientes com a venda de cosméticos veganos, naturais, orgânicos e cruelty free, que reforçam a preocupação não apenas com o bem-estar animal, mas sobretudo com o meio ambiente e com a saúde dos consumidores.

O objetivo do trio de irmãs sempre foi criar um negócio sustentável e isso foi sendo amadurecido ao longo de 2019. Elas investiram pesado para estruturar a Livli, realizando pesquisas e estudos aprofundados e viajando a São Paulo, onde participaram da Bio Brazil Fair, a maior feira de sustentabilidade da América Latina, que cresce ano a ano atraindo principalmente consumidores e empresários varejistas. “Lá presenciamos um universo de oportunidades sustentáveis e confirmamos que este era um mercado em franca expansão. Nos quatro dias de evento e fizemos contatos com alguns fornecedores que havíamos gostado. Voltamos para Brasília e terminamos de planejar a nossa ideia de negócio”, relembra Flávia.

A estruturação da marca contou com o apoio do Sebrae no Distrito Federal. Em um primeiro momento, as irmãs aproveitaram conteúdos oferecidos gratuitamente pela instituição em seu site. Depois, contrataram uma consultoria para a elaboração do plano de negócios da marca – documento que detalha os objetivos de um novo negócio, demonstra sua viabilidade, bem como as ações necessárias para prevenir possíveis riscos e incertezas. Essa decisão facilitou o início da trajetória empreendedora das três irmãs e foi fundamental para a Livli ganhar projeção e fidelizar seus primeiros clientes, antes do início da pandemia, em março do ano passado.

Com a chegada dos primeiros casos de Covid-19, vieram os decretos expedidos pelo governo do DF que restringiram tanto a circulação de pessoas quanto as atividades comerciais. A exemplo de outros empreendimentos, a loja precisou ficar fechada e as irmãs reclusas em casa, até que elas decidiram se movimentar nas redes sociais. Começaram a entrar em contato com os clientes que haviam procurado a marca nos meses anteriores, perguntando se precisavam de algo e reforçando a necessidade de manter o autocuidado em tempos de pandemia. 

A abordagem deu certo. As irmãs empreendedoras intensificaram o contato com o público-alvo do negócio e, para isso, contaram mais uma vez com o apoio do Sebrae no DF, que ofereceu capacitações gratuitas sobre WhatsApp Business, Instagram, vendas. Isso permitiu com que Flávia, Patrícia e Tércia compreendessem a importância de adotar estratégias para interagir e comunicar com seu público-alvo. “Foi um período de muito aprendizado para nós. Sofremos bastante, mas conseguimos ampliar os canais de venda e de comunicação com o nosso cliente”, ressalta Flávia.

Os conteúdos oferecidos pelo Sebrae foram essenciais para a retomada das atividades da marca, em julho do ano passado. As irmãs decidiram, naquela ocasião, investir em um divulgação como se a loja estivesse sendo reinaugurada e novamente não erraram, ampliando a visibilidade da Livli no mundo digital.

Outra estratégia que começou a ser executada pelas empreendedoras foi a elaboração de catálogos periódicos contendo uma seleção de produtos diferentes e sustentáveis para diversas ocasiões e datas comemorativas. A marca também oferece frete com preço acessível para todas as regiões do DF e descontos para retirada dos produtos na loja física.

Para o Dia dos Pais, data que será celebrada no próximo domingo, 8 de agosto, a marca elaborou kits compostos por produtos variados, como shampoo e condicionador de cerveja, creme vegetal facial, balm vegetal pós barba, óleo rejuvenescedor, sabonetes de argila, entre outros.

Os produtos podem ser adquiridos pelo Instagram (@livlicosmetica), na loja física, localizada na CLS 113 Bloco B Loja 30, ou pelo WhatsApp, no número (61) 9 8467 4965.

Ainda durante o mês agosto, os consumidores poderão realizar as compras pelo site da marca (www.livli.com.br), previsto para ser lançado no início da próxima semana.

-

Serviço – Livli Cosmética Consciente

Endereço: CLS 113 Bloco B Loja 30

Contato: 61 98467-4965

Instagram: @livlicosmetica

Site: www.livli.com.br  – Disponível em breve

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]                     

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: 
[email protected]

-