ASN DF
Compartilhe

NRF Big Show é tema de encontro do Clube de Negócios

Evento encerrou o ciclo de encontros de 2019 mostrando as experiências da missão organizada pelo Sebrae na 106ª NRF
Por Andressa Oliveira | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

Empresários de pequeno porte do Distrito Federal voltaram a se encontrar na noite de quinta-feira, 30 de janeiro, para uma edição especial do Clube de Negócios, organizado pelo Sebrae no DF. A iniciativa ocorreu no SIA e fechou um ciclo iniciado em março do ano passado. Desta vez, o objetivo foi apresentar um resumo do que de melhor aconteceu na missão organizada pela instituição para a National Retail Federation (NRF) Big Show, evento focado nas novidades do varejo, que acontece anualmente em Nova Iorque, no Estado Unidos.

O evento, que chegou à sua 106ª edição em 2020, ocorreu entre os dias 12 e 14 de janeiro, proporcionando uma imersão dos empresários brasilienses no mercado norte-americano. Workshops e visitas técnicas aos principais pontos de varejo de Nova Iorque estavam inclusos na missão e estimularam os empreendedores a desenvolverem mudanças de atitude para impactarem positivamente em seus negócios.

Entre os temas debatidos nesta edição da NRF, destacaram-se as programações sobre inteligência artificial no varejo, inovação, sustentabilidade, venda por múltiplos canais, métodos de compras, tendências de comportamento de consumo e mudanças no setor que estão por vir. Will Kontoyanis, CEO da R2 Produções, foi um dos empresários a participar da viagem e apresentou seu ponto de vista sobre a NRF. Ele destacou, em sua abordagem, diversas questões apresentadas nos cases de sucesso da feira, como sustentabilidade e o empoderamento feminino presente nos grandes mercados varejistas do mundo.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, frisou durante o encontro que cada realização da NRF é sempre uma oportunidade para empreendedores conhecerem e debaterem sobre a utilização de novas tendências de mercado. “Quem atua no varejo precisa estar atento às inovações e para onde elas vão. A robotização é algo que vem sendo apresentada pela NRF e que pode ser utilizada sem risco algum. Com a chegada dessas novas tecnologias, as lojas físicas que conhecemos não irão acabar, mas vão se complementar. Esses estabelecimento começaram a encontrar o seu caminho e estão transformando a ida às compras em um verdadeiro passeio, uma experiência”, observou Valdir. “A tendência do varejo está em conseguir ganhar escala com tecnologia”, acrescentou.

Uma das participantes do encontro foi Yannah Raslan, empreendedora atuante no segmento alimentício que mantém uma parceria de longa data com o Sebrae no DF. Desde 2011, ela utiliza as consultorias oferecidas pela instituição para alavancar suas vendas e oferecer o que o público precisa, e ainda marca presença em atividades que apresentam tendências e práticas inovadoras. “A minha parceria com o Sebrae começou quando administrava um pequeno restaurante e precisava combater o desperdício, aumentar o faturamento e entender melhor o meu setor. Fiz uma consultoria e os resultados foram fantásticos. Em 2015, vendi o restaurante e decidi investir na produção de pasteis de Belém. Já em 2017, mais uma vez com auxílio do Sebrae, me associei a outras pessoas, e hoje estamos com um projeto de internacionalização do nosso produto. Para eu exportar eu preciso conhecer os mercados externos sob vários quesitos, e nós vamos usar as informações daqui do Clube de Negócios para expandir nosso horizontes e direcionar nossos próximos passos”, contou a empresária.

Consultora especialista em marketing, Tatiana Moura foi uma das participantes do grupo que viajou aos Estados Unidos. Ela compartilhou com os demais presentes sua impressão sobre a NRF e salientou que a imersão mudou a sua visão de mercado. “Ouvia falar muito sobre a NRF: é a maior feira de varejo do mundo, com uma quantidade absurda de informações, de tecnologia. Mas, embora a feira seja muito grande, percebi que aquelas inovações são totalmente viáveis e aplicáveis aqui, no Brasil. O varejista ainda tem muito medo das novas tecnologias, mas essas novas mídias vieram para colaborar e não para assustar. O varejista precisa entender que eles são canais de venda como qualquer outro. Esse, pra mim, foi o grande recado da NRF e é isso que queremos passar para os empresários que estão conosco no clube de negócios”, comentou.

Novo Ciclo

A gestora responsável pelo Clube de Negócios no Sebrae DF, Débora Nunes, anunciou ao fim do encontro que o ciclo 2020 da iniciativa terá início no mês de março, com novas estratégias, palestras e diversos benefícios para os membros. O Clube é destinado a micro e pequenos negócios que venceram desafios básicos de gestão e estão em fase de expansão.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]                                      

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: [email protected]

 

  • Clube de Negócios;Empreendedorismo;Sebrae no DF;