Um momento inspirador, que impulsionou empreendedores e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal a uma profunda reflexão em torno das disrupturas que acontecem simultaneamente. É assim que pode ser brevemente definida a primeira palestra do Sebrae Inova Digital, apresentada pelo especialista em educação e desenvolvimento humano Rossandro Klinjey na tarde desta quinta-feira, 12 de novembro.
-
A palestra foi transmitida de forma virtual e integrou as atividades da gincana Se Liga na Escola, iniciativa organizada pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF, cujo objetivo é estimular uma maior conexão com o ambiente escolar e desenvolver habilidades empreendedoras em estudantes e professores de 47 escolas da rede pública de ensino do DF.
No início da transmissão o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, ressaltou o objetivo da parceria firmada entre as instituições e comemorou o fato de o empreendedorismo estar cada vez mais presente dentro das salas de aula. Ele também convidou os espectadores a acompanharem as demais atividades do Sebrae Inova Digital que, segundo ele, é o maior evento que o Sebrae no DF promoveu nos últimos anos.
“Temos duas missões claras com a realização desse grande evento. Proporcionar conhecimentos em marketing digital para ampliar oportunidades aos pequenos negócios e também provocar uma reflexão sobre ética nesses canais digitais. Se o mundo mudou repentinamente e a humanidade está construindo novas formas de comunicação, é fundamental conhecer a importância da privacidade e evitar exposição a manipulações danosas que possam afetar relações pessoais e também comerciais”, comentou Valdir.
A transmissão contou, ainda, com a participação o subsecretário de Educação Básica, Tiago Cortinaz. Ele enalteceu a parceria da Secretaria com o Sebrae e comentou sobre as adversidades impostas pela pandemia da Covid-19. “A nossa rede de ensino precisou se adaptar rapidamente e para isso investimentos tiverem de ser feitos. No entanto, nada do que foi feito faria sentido sem o capital humano. Sem professores, professoras e estudantes essa readequação que na educação do Distrito Federal teria sido em vão”, afirmou.
O subsecretário também informou que uma palestra com Rossandro Klinjey era um pedido antigo de professores e professoras do DF.
O componente humano na inovação escolar
Rossandro iniciou sua apresentação sobre o fator humano na escola, incentivando os espectadores a fazer uma reflexão sobre suas atuais capacidades. Ele salientou a necessidade de desenvolver a autoestima e agir com maturidade e propósito para aumentar a sensação de bem-estar e, consequentemente, ter uma boa saúde mental. “Desenvolver autoestima é benéfico para a nossa vida. É ela quem está por trás de qualquer sentimento humano”, disse.
O especialista em educação e desenvolvimento humano também associou a autoestima ao empreendedorismo e garantiu que a busca por inovação escolar está intimamente ligada ao componente humano. “Há quem pense que empreender é abrir sua própria empresa. O significado vai muito além disso. Nós empreendemos sempre que agimos, sempre que buscamos desenvolver nossas competências. O empreendedor é aquela pessoa que diariamente busca lidar com o insucesso; são aquelas pessoas que se mantêm incessantemente focadas em concretizar seus objetivos, não apenas os empresariais”, acrescentou.
Rossandro também orientou os espectadores a não se contaminarem com o discurso de toxicidade e a enxergar as pessoas como fonte de inspiração. “A inveja é um lamento pelo sucesso do outro”, concluiu.
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
.png)
