ASN DF Atualização
Compartilhe

Pediatra de Brasília ganha destaque com livro sobre cuidados infantis inspirado em boletim de saúde da União Europeia

Stephanie Gonçalves, também conhecida como Sté Pediatra, contou com apoio do Sebrae no DF para o desenvolvimento da ideia
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Muitos pediatras sempre optaram por incorporar elementos lúdicos como brinquedos, jogos e atividades interativas para entreter e/ou acalmar crianças durante consultas e procedimentos médicos. A abordagem tem o propósito de reduzir a ansiedade e o medo, tornando a experiência mais agradável para os pequenos pacientes, e ao mesmo tempo contribuir para um ambiente mais acolhedor e receptivo no consultório pediátrico.

Há, no entanto, profissionais que, mesmo utilizando ferramentas e métodos rotulados como tradicionais, são capazes de reinventá-los e surpreender. Este é o caso da pediatra Stephanie Gonçalves, mais conhecida como Sté Pediatra. Natural de Goiás e atualmente estabelecida em Brasília, ela tem ganhado destaque em todo o país por conta do livro Nossa História, idealizado a partir do boletim de saúde da União Europeia, que a médica conheceu melhor durante um período de intercâmbio em Portugal.

“Sempre fui uma pessoa determinada a desenvolver o meu lado artístico. Sempre gostei de desenhar. Tanto que, durante a minha especialização, fiquei conhecida pelos desenhos que fazia nos cartões de recém-nascidos. Desde então, minha intenção era personalizar meu atendimento, proporcionando algo especial para as pessoas. Durante minha estadia na Europa, trabalhei no Hospital Universitário de Coimbra, o segundo maior complexo pediátrico do continente. Foi lá que tive contato com a caderneta de saúde e pensei: por que não criar a minha própria caderneta de saúde infantil?”, resume.

Stephanie logo iniciou o processo de transformar essa inspiração em um material único e lúdico, repleto de cores vibrantes e, claro, com informações essenciais sobre o primeiro ano de vida de uma criança. Com dedicação, empenho e várias horas de uso de ferramentas tecnológicas, ela deu forma ao livro.

Composto por 80 páginas, o material é descrito pela médica como um valioso presente para o bebê, repleto de memórias afetivas que a criança poderá revisitar ao longo de seu crescimento. Além de ser uma fonte de lembranças para o bebê, a obra se destaca como um recurso importante para famílias em busca de orientações para promover um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento da criança. É, ainda, segundo Stephanie, uma ferramenta essencial para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos na área da infância.

Foto: Focus Produção de Imagem

A conclusão do livro, no entanto, era apenas um dos desafios superados pela profissional de saúde. À sua frente, porém, havia outros obstáculos, como dar publicidade ao material, o que esbarrava na falta de recursos da jovem médica. Foi nesse momento que Stephanie ficou sabendo que a atuação do Sebrae no Distrito Federal poderia ser fundamental.

“Minha mãe estava assistindo televisão e viu uma reportagem sobre o Sebrae ajudando uma pequena empresa na construção de um site. Imediatamente busquei mais informações. Apresentei a identidade visual que já havia sido elaborada, mostrei meu livro e busquei orientações sobre como poderia comercializá-lo”, conta

Com o apoio da instituição, no início de 2023, Stephanie acessou duas consultorias fundamentais para pavimentar o seu cainho de sucesso. A instituição a ajudou no desenvolvimento do tão sonhado site institucional, onde ela apresenta o livro e sua atuação diferenciada como médica pediatra em Brasília. Além disso, o site possibilitou a médica empreendedora automatizar processos, tornando a venda e o envio mais eficientes e acessíveis. Um outro passo fundamental foi o apoio para o registro de sua marca, possibilitando maior visibilidade e profissionalismo para a marca. grande parte de seu sucesso ao suporte e às ferramentas fornecidas pelo Sebrae, que foram essenciais para transformar suas ideias em um negócio viável e bem-sucedido.

Desse modo, Stephanie conseguiu dar publicidade ao livro de forma rápida e eficiente. As vendas realizadas ao longo do primeiro ano alcançaram todos os estados do Brasil e chegaram até Portugal. “A minha ideia inicial tinha foco na venda para as mães. Porém, eu também acertei em muitos pediatras. Com isso eu ganhei destaque no universo da medicina e fui convidada para colaborar em um renomado curso de pediatria”, revela.

Foto: Focus Produção de Imagem

Com centenas de exemplares vendidos, a médica prepara novas impressões do material e já traça planos para o futuro. “Vou continuar empreendendo na carreira médica. Tenho o meu consultório, que está crescendo cada dia mais. Mas penso em fazer algo diferente. Muitos colegas pediatras me sugerem desenvolver cursos, ou mesmo um programa de mentoria para encantar pacientes, entre outras iniciativas. O que é certo é que hoje sou uma médica empreendedora e é isso que pretendo continuar desenvolvendo nos próximos meses”, assegura Stephanie.

Dentre as demais certezas que a acompanham, a médica afirma, ainda, que irá sempre inovar, proporcionar experiências únicas aos seus pacientes e ser uma fonte de inspiração para aqueles que desejam transformar seus sonhos em negócios de sucesso.

“A minha dica para quem deseja empreender é sempre observar pessoas que fazem sucesso e tentar aplicar algo, à sua maneira. E outra dica é: procurem o Sebrae. A variedade de serviços incríveis que a instituição oferece para impulsionar a carreira de um empreendedor é imensa. Muitas pessoas, assim como eu, não têm, no início da jornada, condições de arcar com certos custos, e o Sebrae facilita essa situação, abrindo portas e orientando nossos passos”, completa a médica empreendedora.

Serviço – Sté Pediatra

Site: www.drastepediatra.com.br

Redes sociais: @drastepediatra, no Instagram

  • Caso de Sucesso; Sté Pediatra; Empreendedorismo; Sebrae no DF;