Consumir alimentos saudáveis é um hábito que sempre foi seguido à risca pela brasiliense Lígia Braga. A conservação dessa rotina imbuiu a jovem, hoje com 27 anos, a querer abrir o seu próprio negócio, o que se concretizou com a inauguração do Vert Café. O espaço está localizado na 403 Sul e é especializado em cafés, mas oferece também uma gastronomia funcional, com refeições saudáveis feitas a partir de alimentos orgânicas e ainda conta com diversas opções para o público vegano.
Mas antes de abrir oficialmente as portas de seu empreendimento para a população brasiliense, Lígia, que é formada em publicidade pela Universidade de Brasília (UnB), analisou o que poderia ser mais rentável. O plano inicial era mesmo dedicar-se a algo no ramo de alimentação saudável. Contudo, a ideia de criar uma cafeteria, um desejo antigo da mãe de Lígia, ganhou força e teve influência direta na decisão da empreendedora. Ela optou, então, por criar um ambiente especializado em cafés, mas que também ofertaria um cardápio com refeições saudáveis e saborosas ao mesmo tempo. “Muitas pessoas relacionam a comida saudável a frango grelhado e salada, quando na verdade há várias outras opções. Foi com essa intenção que decidi empreender”, conta Lígia.
Já decidida sobre a ideia de negócio, a brasiliense começou a observar o mercado. Por cerca de um ano, realizou pesquisas e, em viagens para países como Polônia e Finlândia, pôde observar conceitos e tendências para aplicar em sua cafeteria. Os finlandeses, inclusive, são um dos maiores consumidores de café entre os países da Europa e da América do Norte, segundo a Organização Internacional do Café (OIC). No país, cada cidadão consome, em média, 12 kg de café por ano.
A experiência vivenciada nos países europeus serviu, também, para Lígia observar a relação do público com a alimentação e fez com que ela voltasse ao Brasil ainda mais determinada a abrir um negócio capaz de abarcar vários públicos, mas, sobretudo, conquistar o paladar de quem tivesse uma aversão muito grande à comida saudável.
Para o negócio de fato ganhar forma, em 2018 a brasiliense procurou o apoio do Sebrae no Distrito Federal. Junto à instituição, Lígia elaborou o seu primeiro plano de negócios, documento que funcionou como uma espécie de bússola, orientando a empreendedora a tomar decisões importantes para o funcionamento da cafeteria, evitando o desperdício de tempo e recursos, e assim contribuindo para garantir o sucesso da marca. “Eu procurei o Sebrae pois estava completamente perdida. Precisava muito da ajuda de alguém que entendesse sobre o mundo dos negócios e foi no Sebrae que encontrei essa solução. Pude tirar todas as minhas dúvidas com os consultores e isso foi algo fundamental para a empresa. O Sebrae deu a bagagem para iniciar a nossa trajetória”, relata a brasiliense.
O Vert Café foi, enfim, inaugurado em agosto de 2019 dentro de um espaço escolhido a dedo por Lígia. À medida que ia modelando a ideia de negócio, a empreendedora visitou dezenas de imóveis em Brasília, até selecionar um em que poderia distribuir toda a estrutura que já havia pensado. O resultado foi um ambiente com arquitetura totalmente planejada e que dispõe de um cardápio variado, com itens como pizzas sem glúten e sem lactose, cookies, milk shake, caldos, bolos, sucos, dentre outras receitas. “É definitivamente um ambiente para toda a família”, resume Lígia.
A consciência empreendedora da brasiliense seguiu sendo amadurecida depois da abertura da cafeteria. Lígia começou a compreender melhor o mundo empresarial e seguiu tomando decisões assertivas e aprimorando a gestão do de seu negócio. Um bom exemplo dessas ações está refletido na presença digital da marca, que conta com site, mais de 19 mil seguidores no Instagram e ainda comercializa seu produtos, inclusive congelados, por meio de aplicativos de delivery e WhatsApp. A cafeteria conta, também, com um aplicativo próprio, que foi lançado recentemente e tem como objetivo dar mais praticidade ao cliente brasiliense.
Outro exemplo do planejamento bem executado pela empreendedora surgiu em meio à pandemia, no ano passado. Com a chegada do coronavírus e a adoção medidas restritivas por parte do Governo do Distrito Federal, Lígia agiu logo: cortou gastos que julgava ser desnecessários e controlou melhor as finanças de seu negócio. “Hoje cuido muito melhor do meu planejamento financeiro do que antes da pandemia. Foi algo que veio para ensinar”, assegura a empreendedora.
Entre os planos para o futuro da cafeteria, está o de abrir novas unidades no Distrito Federal. Lígia, no entanto, guarda os locais em segredo e espera que com o fim da pandemia possa de fato concretizar a expansão da marca e seguir provando que refeições podem sim ser saudáveis e saborosas ao mesmo tempo.
Serviço – Vert Café
Endereço: CLS 403, Bloco B Loja 34, Asa Sul – Brasília
Horário de funcionamento: de 12h às 22h
Contato: (61) 9 9113-6424
Instagram: @vertcafebr
Site: www.vertcafe.com.br
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]
