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Professores cursam pós-graduação com apoio do Sebrae no DF

Formação potencializa a Educação Empreendedora em sala de aula
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
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Tecnologia, Empreendedorismo e Educação. Essa relação conceitual é realidade para 538 professores de 230 escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Desde fevereiro deste ano, eles estão participando do Programa Digitvs Empreendedor, uma completa formação continuada em uso das tecnologias para a Educação Empreendedora.

Na quarta-feira (24), eles estiveram na sede do SebraeLab, no Parque Tecnológico do Distrito Federal para a realização de três oficinas (Canvas, Games, e Pesquisa e Planejamento). Este foi o primeiro encontro no formato presencial, um espaço de interação e troca de experiências entre os educadores.

“A intenção é municiar nossos professores de instrumentos e ferramentas para que eles possam no dia a dia realizar uma aula mais dinâmica, mais lúdica, que atraiam e engajem melhor o aluno, evitando assim a evasão escolar, que é uma preocupação do Sebrae no DF”, afirmou a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae no DF e gestora do projeto Educação Empreendedora, Ana Emília de Andrade.

A formação continuada dos professores envolve um diagnóstico inicial, oficinas virtuais e presenciais, mentorias diárias e um curso de pós-graduação de 18 meses. Todo o programa é custeado pelo Sebrae no DF, o qual acredita que investir no professor é fundamental para disseminar o conceito correto de Educação Empreendedora no Distrito Federal.

“O professor com um pensamento diferenciado vai estimular a implementação de uma cultura empreendedora nas escolas. Nesse sentido, estamos plantando uma sementinha para que no futuro tenhamos um DF bem inovador”, complementa Ana Emília.

O programa Educação Empreendedora apresenta aos professores uma nova metodologia de ensino, a de que o empreendedorismo parte para o desenvolvimento de competências empreendedoras. O estudante é convidado a imaginar, planejar, desenvolver e protagonizar suas ideias, sonhos e projetos.

“O Sebrae para a Secretaria de Educação é um grande parceiro, que transforma o olhar do professor sobre o empreendedorismo como campo de ideias. O investimento na solução de problemas sociais é fazer Educação Empreendedora. Nós só temos a agradecer ao Sebrae por esta iniciativa dentro das nossas unidades escolares”, disse Graça de Paula, subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF.

Maria Aparecida Silva é professora da Educação Infantil no Centro de Atendimento Integrado da Criança (CAIC) Juscelino Kubitschek, Núcleo Bandeirante, em Brasília. A formação já está surtindo efeito em suas aulas. Ela utilizou a tecnologia para planejar uma feira de ciências com os alunos.

“Utilizei todas as ferramentas tecnológicas que a escola me disponibilizou. Os alunos pesquisaram todas as plantas do cerrado. E foi a partir de uma pesquisa na internet, que eles descobriram que a goiabeira é uma árvore aqui do cerrado. A tecnologia abriu muito espaço na escola para o conhecimento”,

Participante da oficina de Games, o professor de Geografia, Jhonny Viana Borges, afirma que é possível utilizar jogos em sala de aula.

“Hoje foi apresentada uma ferramenta que tem múltiplas possibilidades de desenvolver um trabalho montado pelo professor e não toma tanto tempo. É possível fazer no início, meio ou no final de um conteúdo o uso dela para motivação dos alunos”.

Os educadores do DF são atendidos pelo Sebrae, que contratou o Instituto Essência do Saber para implementar, na capital federal, o Programa de Formação Continuada Digitvs. A presidente do Instituto, Elisiane da Silva, disse que a formação incentiva os professores a desenvolverem o protagonismo dos estudantes.

“Se ele transformar o seu modo de fazer, ele transforma o aluno. O empreendedorismo é uma necessidade de cultura empreendedora, algo que esteja no consciencial das pessoas, para que cada uma delas entenda que só elas podem transformar sua realidade e isso acontece na formação de base. Por isso, o professor precisa estar capacitado no empreendedorismo para ensinar esse conceito a seus alunos.”

Acesso a formação continuada por meio da Plataforma Digitvs-

Disponibilização da Plataforma DIGITVS de aprendizagem, em ambiente web, com acesso por login e senha, hospedados em servidores sob a responsabilidade do Instituto Educacional Essência do Saber, sem a necessidade de instalação de plugins ou aplicativos, com apresentação responsiva (layout, desktop e mobile) e áreas independentes e integradas, por níveis (secretaria/escolas/turmas) para gestão

pedagógica e gestão administrativa, que facilitam e agilizam o processo,

oferecendo parâmetros e métricas capazes de contribuir para uma gestão educacional mais eficiente.

Realização de mentorias para os Educadores-

As mentorias disponibilizadas aos educadores é um diferencial nesta formação continuada.

“A mentoria é um paralelo a qualquer ação que o programa tenha. Se o professor ficar com dúvida em alguma disciplina ou conteúdo, ele pode marcar um horário com a equipe para tirar esta dúvida. A mentoria também permite que o conhecimento seja adaptado à realidade vivida por aquele educador”, detalhou o coordenador do programa Digitus, Jonas Rodrigues Saraiva

Realização de oficinas (virtuais e presenciais)-

As Oficinas Pedagógicas e Tecnológicas (PED&TEC) capacita os professores para utilizarem ferramentas tecnológicas para criar aulas modernas, inovadoras e que potencializem o aprendizado dos estudantes. Elas envolvem as seguintes ferramentas:

– Pesquisa e Planejamento

– Wordwall

– Canva

– Banco de imagens -> Pxhere

– Fotoefeitos

– Remove.bg

– Google buscador de imagens

– Desygner

– Pic Collage

– Inshot

– Auto Draw

– ThingLink

– Google Planilhas (formatação)

– Google Planilhas (fórmulas e dados)

– Google Formulários

– Stop Motion Studio

– Vídeo Shop

– Audacity

– Moises

– Conversor de áudio online

– Google buscador de vídeos

– Youtube

– Sistema aberto de Scape

– Educaplay

– Scratch

– Jamboard

– Loom

– Google Docs

Pós-graduação Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora-

O curso de Pós-Graduação em nível de Especialização, intitulado Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora, oferecido na modalidade a distância, com turma corporative exclusiva para os professores da rede publica do Distrito Federal, é coordenado pelo Instituto Educacional Essência do Saber em parceria com a Faculdade Mário Quintana – FAMAQUI. Tem carga horária de 420 horas obrigatórias, distribuídas em três semestres letivos. O curso é composto por 12 disciplinas de 30 horas/aula, com atividades online síncronas e assíncronas e uma disciplina de Projeto Integrador, com 60h/a, com atividades online síncronas e assíncronas.