Com o objetivo de fortalecer a presença digital e estimular as vendas de suas marcas, um grupo formado por 20 micro e pequenos empresários que atuam no segmento de moda brasiliense participou de um programa de capacitação profissional capitaneado pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com o Instituto Rio Moda. ? O programa foi realizado por meio de encontros virtuais transmitidos ao vivo nos meses de outubro e novembro.
Batizada de Branding Digital e Vendas Online para o Mercado de Moda, a realização aconteceu em resposta a uma pesquisa que o Sebrae no DF fez no início deste ano com o objetivo de verificar as principais demandas do segmento na capital federal. A análise das respostas levou a instituição a concluir que as marcas brasilienses têm anseios como estar posicionadas com máxima assertividade no mercado e no contexto digital.
“A realidade é que muitas marcas utilizam ferramentas como um perfil no Instagram, um site institucional, uma página no Facebook para ter presença digital, mas não da maneira como deveriam. Com essa capacitação em branding, por meio dos conteúdos partilhados, foi possível dotar os empresários de conhecimentos e técnicas que eles poderão aplicar para dar voz às suas marcas no ambiente digital, podendo ter uma presença muito mais assertiva no mercado de moda”, analisa o gestor do segmento de moda do Sebrae no Distrito Federal, Thiago Ângelo.
Ao todo, foram realizados cinco encontros virtuais, todos sob o comando de Igor Fidalgo, fundador da Neon Mind, agência de marketing digital especializada em branding. Em suas apresentações, ele falou sobre planejamento de ações e conteúdo; posicionamento de marca e persona; calendário e constância de postagens nas redes sociais; e comunicação criativa e consistente. Igor também abordou o Instagram e Pinterest como canais de vendas; aplicativos e ferramentas para otimizar a produção de conteúdo; vocabulário da marca, tom de voz e ABC semântico; marketing de influência; identidade visual; e o uso de hashtags em publicações.
O diretor do Instituto Rio Moda, Roberto Meireles, comemora mais uma realização em parceria com o Sebrae no DF. Ele conta que as instituições nutrem uma parceria desde 2015, sempre desenvolvendo capacitações em temáticas que necessariamente auxiliem no desenvolvimento de micro e pequenos empresários que atuam no segmento de moda.
“Com a pandemia, muitas empresas foram arremessadas para um cenário diferente, sendo obrigadas a atender aos seus clientes e forma virtual. A partir dessa necessidade, conseguimos realizar essa série de encontros e trabalhar conteúdos e conceitos próximos da realidade do micro e pequeno empresário e que serão especialmente importantes nesse momento de retomada”, garante Meireles.
O empresário Maurício Gomes, proprietário da Santo Bataclan, marca que comercializa roupas alternativas e presentes divertidos, foi um dos participantes do programa. Ele conta que vivenciou toda a jornada de conhecimento e que conforme os conteúdos iam sendo apresentados, identificava o que precisava mudar em seu negócio. “Pude notar os arquétipos dos meus clientes e reuni minha equipe para falar com eles sobre isso. ? Nós estávamos começando a mudar a forma como a marca se comunica com o cliente e era um processo em que estávamos com receio de fazer algo errado. Participar desse programa foi uma oportunidade para eu me destravar, alterar minha linguagem e continuar alcançando o meu público de uma maneira muito mais assertiva”, conta o empresário.
Maurício também ressalta a relevância dos demais conteúdos ministrados ao longo do programa de capacitação. Segundo ele, as temáticas exploradas por Igor Fidalgo foram bem específicas, muitas ainda desconhecidas da maior parte dos empreendedores, mas todas de fundamental importância para o desenvolvimento de negócios que queiram estar à frente do novo momento vivenciado pelo mercado. “Foram apresentados conteúdos que dificilmente eu iria atrás. Esse programa foi algo fora do convencional e o Sebrae está de parabéns por ser uma instituição capaz de ao pequeno empreendedor conteúdos que a gente, muitas vezes, nem imagina que existam”, conclui.
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
