O auditório do Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC) recebeu na última segunda-feira, 6 de maio, a aula inaugural do Materializa Arquitetura e Design. O programa idealizado pelo Sebrae no Distrito Federal visa ofertar orientação sobre gestão empresarial para profissionais que atuam e já empreendem na área de arquitetura e design da capital. Os participantes da iniciativa integram uma turma piloto da iniciativa e irão se reunir presencial e virtualmente em encontros até o fim do mês de junho
O programa foi concebido com base nos resultados alcançados pelo Materializa Movelaria, iniciativa que teve como propósito capacitar e melhorar a qualidade da indústria moveleira, aumentando consideravelmente a produtividade de empreendimentos participantes. Somada a isso, estão as queixas ouvidas pelos gestores da instituição de profissionais de arquitetura e design.
“A concepção desta iniciativa ocorreu a partir da identificação de uma necessidade entre os arquitetos e profissionais de designer em relação à gestão de suas empresas, a qual costuma ser negligenciada devido ao foco na criatividade e no trabalho de projetos. Quando um arquiteto conclui a faculdade, ele tem uma bagagem alicerçada em conhecimentos técnicos, mas possui pouca ou quase nenhuma experiência em gestão empresarial. Então, muitos que desejam iniciar seus próprios negócios, acabam entrando em um ciclo de atender clientes e realizar projetos e negligenciam um processo tão importante que é a gestão empresarial”, explica a analista da Gerência de Negócio em Rede e gestora de projetos do Sebrae no DF, Patrícia Ferreira.
Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem
A turma piloto é composta por representantes de 15 empresas locais, que além de participarem de atividades voltadas para aprimorar a gestão administrativa de seus negócios, irão mergulhar em conteúdos de áreas como marketing, vendas e gestão financeira. Os conteúdos serão trabalhados a partir de quatro eixo temáticos, orientando os participantes a criar soluções, encantar clientes, faturar e gerenciar.
Profissional com vasta experiência na área, atuando há mais de 20 anos, Fabiane Pinheiro resolveu participar do programa motivada pelo desejo de crescimento profissional e aprimoramento na gestão de sua empresa. Ela é uma das proprietárias do escritório Plataforma Arquitetura, com sede no SIA, e que tem atuação voltada para a elaboração de projetos de arquitetura na área hospitalar. “Decidi participar para alcançar mais crescimento profissional. Já atuo na área há muito tempo, mas é sempre bom estar procurando conhecimentos novos. Na faculdade aprende a ser arquiteto, a gente não aprende a empreender e quero usar esses conteúdo para transformar meu escritório em uma empresa bem-sucedida”, conta.
Outra participante, a designer de interiores e arquiteta em formação, Tamara Vizioli, elogia a realização do programa e assegura que irá aplicar os conteúdos absorvidos durante as capacitações para trilhar um caminho de sucesso dentro da arquitetura, assim que se formar. “Eu já morei em alguns países mundo afora por conta do trabalho diplomático do meu esposo. Cheguei em Brasília há cinco meses e tenho conhecimento de que a estratégia aqui é diferente, a gestão é diferente, e eu preciso conhecer o mercado que eu quero entrar. A realização deste programa esse curso é algo que realmente preciso no momento e penso que outras pessoas, que também estão começando, deveriam participar”, afirma.
Com uma década de experiência, a arquiteta Jéssica Ximenes é outra beneficiária do programa. Ela iniciou sua jornada como empreendedora em sua residência, e ao longo dos últimos cinco anos, expandiu suas atividades estabelecendo um espaço próprio no Lago Norte. A profissional tem como foco a criação de projetos arquitetônicos para diversos tipos de negócios e, ao mesmo tempo, nutre o seu constante interesse em evoluir e expandir sua marca, a Experience Architecture.
“Assim como outros colegas mencionaram, nós nos formamos com conhecimento técnico na área. Minha intenção é buscar maneiras de expandir ainda mais meu negócio. Estou promovendo um reposicionamento do meu estúdio e, atualmente, estou focada em criar estratégias para impulsionar o crescimento da minha empresa. A oportunidade de participar deste programa certamente irá contribuir para alcançar esse objetivo”, finaliza a arquiteta.
-
-
-