ASN DF
Compartilhe

Projeto Empreendedor do Futuro leva educação empreendedora para jovens estudantes do DF

Iniciativa já atendeu a mais de 36 mil alunos e capacitou 2 mil professores desde 2018
Por Redação
ASN DF
Compartilhe

O mundo celebra, no dia 28 de abril, o Dia Internacional da Educação. Acreditando no poder de transformação do ensino, o Sebrae no DF desenvolve o Projeto Empreendedor do Futuro, que leva educação empreendedora para jovens estudantes de todo o Distrito Federal, aprimorando competências importantes para o desenvolvimento dos alunos. Desde 2018, o Projeto já atendeu a mais de 36 mil estudantes e capacitou 2 mil professores, firmando parcerias com cerca de 235 instituições de ensino.

O Projeto disponibiliza diversas metodologias educacionais que fazem parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) e de soluções educacionais do Sistema Sebrae. Exploram a temática de empreendedorismo para professores e alunos do ensino fundamental, médio, profissional e superior. O objetivo do Projeto é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora, ofertando soluções de inovação nos currículos escolares das instituições de ensino públicas e privadas do Distrito Federal, estreitando as relações com as organizações de ensino formal e profissional.

“A proposta do Projeto Empreendedor do Futuro está alinhada a missão do Sebrae que é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo”, reforça a gestora do Projeto Empreendedor do Futuro do Sebrae no DF, Ana Emília Andrade.

Para ampliar o alcance de alunos, o Projeto firma uma parceria com os gestores de educação e os professores, que são parte fundamental para a implementação da iniciativa. O Sebrae disponibiliza gratuitamente a formação para os professores das instituições de ensino que replicam os conhecimentos e métodos do Projeto em sala de aula. “A ideia é enfatizar conceitos como proatividade, ética, sustentabilidade, empreendedorismo, protagonismo, projeto de vida e carreira, inovação, educação financeira e planejamento”, conta a gestora Ana Emília.

O empreendedorismo em sala de aula promove conversas sobre estruturação de sonhos pessoais e profissionais, estimulando o planejamento, a busca de informações e o estabelecimento de metas, ajudando a formar profissionais persistentes, proativos, independentes e autoconfiantes. “A missão da educação empreendedora é desenvolver pessoas para o empoderamento, atitudes e mentalidade empreendedoras, para que possam encontrar soluções para os mais diversos problemas. Afinal, empreender é muito mais do que criar o seu negócio ou ter sua empresa”, afirma a diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha.

A diretora técnica explica que a educação empreendedora prepara os jovens para o mercado de trabalho. Os alunos são encorajados a buscar e aprender conceitos, conhecimentos e técnicas que ajudam desenvolver o raciocínio e a resolver problemas do dia a dia com os quais terão de lidar na vida profissional.

Perspectivas para 2020

A expectativa é atender mais de 40 mil alunos em 2020 por meio da parceria realizada com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Desde 2019 o Sebrae DF atua junto ao Governo do Distrito Federal, por meio do Acordo de Cooperação Técnica, levando o Projeto para escolas públicas.

Desde o começo de 2020 o Projeto está atuando em 43 escolas públicas do DF, contemplando estudantes do ensino fundamental, médio e profissional. A iniciativa também está em continuidade nas escolas particulares do DF que já utilizam as metodologias de ensino em empreendedorismo desde 2018. Atualmente, o Projeto também tem parceria formada com várias instituições de ensino superior, ONGs e escolas técnicas.

O Sebrae disponibiliza o Portal EAD de Educação Empreendedora para os professores, gestores da educação e alunos interessados em aprender sobre soluções de ensino em empreendedorismo. Os cursos são gratuitos, possuem certificação e são realizados a distância pelo endereço educacaoempreendedoraead.sebrae.com.br. Também é disponibilizado o acesso ao Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora com foco no desenvolvimento e fomento da Educação Empreendedora do Sebrae.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: 
christiane@df.sebrae.com.br

  • Sebrae no DF;educação empreendedora;