ASN DF
Compartilhe

Quarteto de amigas criam bar que celebra a liberdade do público feminino

Luara Corrêa, Iraguaci Cordeiro, Marcella Melo e Daphinie Torquato criaram, em 2019, o Barziin Gastrobar. Empreendimento recebe apoio do Sebrae e tem ganhado destaque na cena empresarial brasiliense
Por Redação
ASN DF
Compartilhe

Criar um ambiente acolhedor e seguro, onde mulheres possam celebrar os bons momentos da vida, livres de qualquer julgamento. Esse foi o objetivo das amigas Luara Corrêa, de 32 anos, Iraguaci Cordeiro, de 41, Marcella Melo e Daphinie Torquato, ambas de 28, ao fundarem o Barziin Gastrobar, empreendimento localizado na 413 Norte e que vem ganhando projeção no cenário boêmio brasiliense graças a uma carta de drinques variada e um ambiente descolado.

O empreendimento ganhou forma há quase dois anos, mais precisamente em abril de 2019. A ideia de criar um bar, no entanto, surgiu bem antes, em meio aos momentos de lazer vivenciados pelas quatro amigas. Elas estavam cansadas de ir a locais onde a comida era ruim ou o atendimento não era satisfatório, e decidiram criar um espaço que qualquer mulher pudesse frequentar para se divertir, ou mesmo para assistir um jogo de futebol, sem se sentir julgada.

“Nós quatro, mais um grupo de amigas, íamos bastante em barzinhos, botecos. E começamos a perceber que sempre reclamávamos. Ou o atendimento era bom e a comida e bebida eram ruins, ou oferecia uma comida muito boa, mas o atendimento nem tão bom assim. Certo dia comentamos, brincando, sobre abrir um bar nosso, onde tudo seria bom. Foi aí que surgiu a ideia do Barziin. A essência do bar veio disso: atendimento, comida e bebida. Então, a gente exige que essa tríade seja perfeita”, explica Luara Corrêa. “Embora a história da sua criação possa sugerir, o Barziin não é um ambiente exclusivo para mulheres. O estabelecimento enaltece a liberdade da mulher, é um lugar onde ela pode ser e usar o que quiser”, acrescenta a empresária.

O currículo de cada um das amigas teve sua parcela de importância para o sucesso do empreendimento. Luara é bacharel em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), porém nunca atuou na área e fez sua trajetória profissional na área de produção de eventos e construção de marcas, por isso possui um vasto conhecimento sobre bebidas e drinks. Marcella também é formada em direito e, da mesma forma, tem longa experiência em produção de eventos. Já as outras duas sócias, Daphinie e Iraguaci, são chefs de cozinha formadas pelo curso técnico de Gastronomia da Faculdade Senac. “Não haveria formação melhor para iniciarmos o nosso negócio”, avalia Luara.

O cardápio é tido como um grande diferencial do estabelecimento e foi totalmente pensado seguindo a essência de quando as quatro tiveram a ideia de abrir o Barziin. Uma comida saborosa, para se deliciar todos os dias e nunca enjoar. Desde a já famosa linguiça artesanal na chapa até a tradicional feijoada de sábado. Todos os petiscos e drinks passam pelo crivo das proprietárias. Elas experimentam, avaliam, e se for do gosto de todas, entra no cardápio.

Já em meio ao sucesso da marca, o quarteto buscou apoio do Sebrae no Distrito Federal para conseguir aprimorar e amadurecer a ideia de negócio. Enquanto geria o empreendimento, Luara alimentou o desejo de realizar cursos na instituição e viu a oportunidade aparecer durante o lançamento de um grande festival gastronômico. “Na festa de lançamento, eu encontrei uma colaboradora do Sebrae e aquela conversa abriu portas para a empresa”, lembra.

A partir daquele momento, a vontade de Luara se transformou em ações concretas e as empresárias começaram a se beneficiar de consultorias promovidas pela instituição. Até o momento, realizaram três nas áreas de análise e planejamento financeiro, melhoria de layout produtivo e adequação da operação do delivery.  Já recentemente, as empresárias iniciaram duas novas consultorias para aprimorar a formação do preço de venda, design e melhoria de serviços. “Vamos iniciar, em breve, um consultoria para melhorar a nossa presença digital e também temos interesse em fazer o Empretec. Para ser um empreender de sucesso, hoje, é preciso procurar o Sebrae”, assegura Luara.

Uma das características marcantes de um bom empreendedor é poder de se reinventar diante das adversidades; logo às vésperas de completar seu primeiro ano de existência, o Barziin se viu em meio à pandemia de Covid-19. “Quando a pandemia chegou, nós estávamos no auge. Fevereiro de 2020 foi o melhor mês da história do bar relacionado a vendas. Já tínhamos um cardápio com outra realidade, comparado ao do início. Era um outro momento e estávamos muito felizes pois o bar estava crescendo muito. Foi quando adquirimos a terceira loja e o escritório, ou seja, ampliamos bem na época que chegou a pandemia. Foi uma rasteira, a gente não queria deixar o público nos esquecer, não sabíamos quanto tempo ia durar a pandemia. Nós ficamos perdidas, sem saber o que fazer. Foi um período muito difícil, mas o que aprendemos em meses de pandemia foi mais do que em um ano de bar aberto. Fizemos diversas mudanças dentro do bar para nos adaptar e aprendemos como economizar”, afirma Luara.

Os impactos econômicos da pandemia de Covid-19 têm atingido em cheio as brasileiras que empreendem. Dados de um levantamento do Sebrae mostram que a crise interrompeu um movimento consistente, verificado desde 2016, de crescimento na representatividade das mulheres no universo do empreendedorismo no país. No terceiro trimestre do ano passado, a proporção de mulheres entre os donos de negócio caiu quase um ponto percentual em comparação com o mesmo período de 2019.

Já no 3º trimestre de 2020 havia, segundo o Sebrae, cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente 8,6 milhões eram mulheres (33,6%), número menor do que o constatado em 2019, quando a presença feminina correspondia a 34,5% do total de empreendedores brasileiros.

Como boas empreendedoras, Luara, Marcella, Iraguaci e Daphinie decidiram se reinventar. Abriram o serviço de delivery e inovaram ao criar o delivery de drinks. Começaram a testar embalagens e formas de levar os drinks até a casa dos clientes, e foi daí que surgiu, como elas chamam, o Barziin Em Casa.

O serviço consiste em um cardápio de drinks, onde o cliente pode escolher qual bebida deseja e recebe um kit de ingredientes e um passo a passo para que possa preparar a mistura onde estiver. A ideia deu tão certo que empresas parceiras aderiram e passaram a fornecer copos de drinks para que as empresárias pudessem realizar promoções. O Barziin Em Casa virou um sucesso total.

Empreendedorismo feminino

Empreender não é apenas abrir um negócio. É o ato de identificar oportunidades e nichos que atraiam o público e que gerem lucro, unindo criatividade, superação e a vontade de fazer mais, melhor e diferente.

O empreendedorismo feminino ajuda a transformar a sociedade, garantindo oportunidades para mulheres e para todas as pessoas ao seu redor. Além do lucro e da autonomia financeira, mulheres empreendedoras rompem o ciclo de violência doméstica, construindo alternativas para sua realização pessoal e se tornando referência de superação e de inspiração para inúmeras outras mulheres.

As mulheres empreendedoras estão em todos os segmentos, criando oportunidades e inovação. E o objetivo do Sebrae/DF é apoiar, incentivar e fomentar o empreendedorismo para que mais mulheres possam alcançar o protagonismo nos negócios e na sociedade.

Outros dados sobre o empreendedorismo feminino

Segundo o Sebrae, os homens estão mais endividados do que as mulheres: 38% deles têm dívidas/empréstimos, mas estão em dia, contra 34% delas. Mas as mulheres são mais cautelosas em relação a contrair dívidas: 35% delas disseram que não possuem dívidas, contra 30% dos homens.

Quanto a empréstimos bancários, 46% dos homens recorreram às instituições, enquanto 43% das mulheres fizeram o mesmo. As dívidas com impostos/taxas foram citadas por 16% dos homens e 13% das mulheres.

A maior parte das mulheres (51%) disse que não buscou empréstimo bancário para a sua empresa desde o começo da crise, enquanto 54% dos homens buscaram.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br                 

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: 
christiane@df.sebrae.com.br