Com o apoio do Sebrae no DF, a Feira Permanente do Núcleo Bandeirante Ibaneis Rocha Barros – Pai foi reinaugurada e contou com um festival gastronômico. A entrega da reforma ocorreu no sábado (16) e o evento de culinária foi promovido até domingo (17).
Onze empreendimentos participaram do festival gastronômico, comercializando pratos por R$ 14,90 para todos os paladares. Os clientes tiveram a oportunidade de apreciar a tradicional culinária da feira e descobrir futuras rotas gastronômicas no DF.
Os empreendedores, de diferentes segmentos, também foram contemplados com soluções do Sebrae no DF para aprimorarem os seus negócios, como a organização dos boxes, cursos em marketing, entre outras melhorias. Ao todo, a feira possui 112 negócios.
O investimento para a obra de reestruturação do espaço foi de R$ 11.783.570,16, que possibilitou boxes, banheiros e praça de alimentação padronizados; a troca da cobertura por telhas metálicas; novos sistemas hidráulicos e elétricos; e gás encanado. O local também disponibiliza internet gratuita pelo programa Wi-Fi Social do Governo do Distrito Federal (GDF).
A solenidade de inauguração contou com a presença das autoridades: o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; a vice-governadora, Celina Leão; o deputado federal, Gilvan Máximo; o deputado distrital Hermeto; a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Leonardo Reisman; o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Rodrigues Ferreira Leite; o administrador do Núcleo Bandeirante, Cláudio Márcio de Oliveira; o presidente da feira, Edson Clistines; entre outras autoridades e lideranças locais.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, que foi batizado nesta cidade, destacou a atuação de todos que trabalharam para concretizar a reestruturação do espaço
“Eu espero que não só a população do Núcleo Bandeirante, mas toda a população do Distrito Federal possa usufruir dessa obra maravilhosa. Parabéns a todos os feirantes, porque receberam das nossas mãos com muito carinho e vão saber tocar essa feira com muito carinho também, para que a gente traga cada vez mais desenvolvimento para essa região.”
A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, ressaltou a importância da instituição em aprimorar os negócios, por meio de capacitações, e continuar estimulando o comércio local.
“O Sebrae no DF, no período em que a feira estava passando por reforma, fez algumas capacitações com os feirantes e depois da feira pronta, entramos com comunicação visual, em apoio a esse empreendedor. A nossa intenção é continuar esse trabalho com os feirantes.”
A gestora de Gastronomia do Sebrae no DF, Letícia Garcia, explicou que a instituição contribuiu com consultoria de redefinição de cardápio, utilizando o prato “carro-chefe” com pesagem e valor mais acessíveis.
“Todos os pratos têm uma história. Todas as bancas trazem um pouco da história do empresário. É uma oportunidade para os clientes que frequentam a feira conhecerem um pouco mais de quem está trabalhando.”
O Sebrae no DF também promoveu sensibilização, na qual os participantes tiveram consultoria sobre visual merchandising. A analista da Unidade de Políticas Públicas, Hélia Castro, disse que o objetivo foi mostrar a importância da organização (física e visual) do box.
“O Sebrae veio até a banca, fez junto com o feirante o trabalho para melhorar a questão de cores, o visual, identificação com preço, etc. Isso facilita para o freguês, porque quando ele chega na banca e está organizada, identifica com facilidade o produto que ele precisa, visualiza o preço e fica satisfeito.”
Há 30 anos morando em Brasília e há 26 anos trabalhando na feira, Inez Guedes de Salgado é proprietária do Mineira Bar e Restaurante desde 1997. A empresária contou que o Sebrae no DF ajudou a “fazer ainda melhor”, como manipular alimentos e organizar o box.
“O Sebrae no DF me ajudou muito. Tenho muito a agradecer. Eu já comecei a aprender como organizar tudo. Hoje, dentro do meu comércio, está mais organizado.”
Sheila Guedes Leite é filha da dona Inez e trabalhou com a mãe durante 10 anos. Atualmente, a jovem empresária abriu seu próprio negócio, que atende quem gosta de pratos convencionais. Seu estabelecimento oferece pratos como bife à parmegiana e estrogonofe, por exemplo. O prato do festival foi a costelinha ao molho barbecue.
“O Sebrae no DF ajudou demais, principalmente na parte organizacional, porque o espaço aqui era meio complicado”, comentou a empresária de 36 anos.
Frequentador da feira, o mestre de obras, Lindojonson Marques Cavalcante, 47 anos, disse que o local ganhou uma estrutura completa. Sua mãe, Maria Marques, de 84 anos, é costureira e tem um box no local.
“Eu frequento aqui há 20 anos e a feira nunca teve uma estrutura tão positiva. E veio na hora certa para a gente aqui na região. É muito bom não só para a população, mas para os comerciantes também.”
A programação cultural organizada pelo Sebrae no DF também contou com a apresentação do primeiro trio de forró de Brasília, Jamelão e o Cobra do Baião.