ASN DF
Compartilhe

Sebrae no DF impacta jovens com empreendedorismo como atitude

Programa da instituição estimulou o comportamento empreendedor dos estudantes do ensino fundamental do CEF 09 de Sobradinho
Por Rízia Rocha l AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Aprender que empreendedorismo não é só uma área de negócios é também atitude e comportamento. Esse foi o ponto de partida que motivou os estudantes do Centro de Ensino Fundamental Número 09 (CEF 09) de Sobradinho (DF) a realizarem o curso de Educação a Distância (EaD) de Liderança do Sebrae no DF, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Foi um período para que eles refletissem e analisassem o empreendedorismo como forma de planejamento de estratégias para se chegar a um objetivo de vida, seja ele profissional ou pessoal. O curso teve início com uma aula de educação financeira com a professora de educação diversificada Carla Valéria Xavier e as aulas acabaram coincidindo com uma visita do Sebrae à escola, por meio do Programa Agente Local de Inovação (ALI). Foi então que a agente Lucimeire de Andrade Madureira sugeriu o desenvolvimento de ações da Educação Empreendedora da plataforma do Sebrae específicas para estudantes do Ensino Fundamental.

O CEF 09 recebeu atendimento do ALI Educação Empreendedora com acompanhamento e orientação especializada com soluções inovadoras. Assim, os estudantes puderam entender como a liderança pode impactar suas vidas.

Eles gostaram porque foi mostrada a diferença de uma atitude empreendedora, que ser empreendedor não é apenas abrir uma empresa e sim ter atitudes diferentes, que levam a um objetivo que eles querem traçar”, disse a professora Carla Valéria.

A estudante Hemilly Nunes contou como foi a experiência de ter participado do curso. “Eu achei muito importante, para o mercado de trabalho, para empreender, como abrir uma loja. Uma forma interessante de aprender.

No dia 28 de novembro, o Sebrae no DF promoveu a palestra “Comportamento Empreendedor- Atitudes para a vida” como encerramento do curso EAD. Na ocasião, a professora Carla Valéria falou da importância da parceria com o Sebrae no DF.

A parceria prepara o jovem para o mercado de trabalho e para atitudes da vida que os levam a novos desafios”. Ela agradeceu aos estudantes por terem participado de cada momento oferecido pela instituição.

Durante a palestra ministrada pela consultora de Educação Empreendedora do Sebrae no DF, Edna Maia, foi reforçada a importância de ter atitudes que almejam o planejamento estratégico por meio de dinâmicas e conversas.

Como os estudantes estão no 9º ano do ensino fundamental e em 2024 ingressam no ensino médio, eles foram instigados a pensar em planejamento, em qual escola vão estudar no ano que vem e se já visitaram a nova escola, bem como foram despertados a refletir como será o futuro após o ensino médio, se estão se preparando para a carreira profissional e quais as estratégias para enfrentarem as dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Alguns dos educandos atuam como Jovem Aprendiz no contraturno escolar ou trabalham na empresa da família. Nesse ponto foi abordada a questão da oportunidade, no interesse por determinada área profissional e saber atuar como protagonista de sua história.

Em atividade, os estudantes receberam um post’it e cada um escreveu seu maior sonho. A partir daí a consultora analisou alguns deles orientando como se pode mudar hábitos para se alcançar os sonhos e objetivos de vida, como eliminar a auto sabotagem como a procrastinação e distrações em atividades importantes do dia a dia.

Daniel Bezerra de Miranda foi um dos 125 estudantes que receberam o certificado do curso e que se identificou com o perfil de liderança democrática aprendida na plataforma. “Fiquei muito feliz com o curso e me senti orgulhoso em aprender sobre educação empreendedora”, disse.

ALI

O Programa ALI- Educação Empreendedora visa estimular o processo de inovação nas escolas de ensino básico e fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação. Além disso, o ALI também atua em áreas como produtividade, transformação digital, rural, indicações geográficas e ecossistemas, por meio de consultorias e cursos.