ASN DF
Compartilhe

Segunda edição da jornada pedagógica promove a capacitação de orientadores educacionais

Iniciativa foi organizada pela Secretaria de Educação do DF e pelo Sebrae no DF e contou com a participação de especialistas a fim de reaproximar o público alvo das reflexões teórico-práticas que impulsionam a organização do trabalho pedagógico
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Educação da capital, por meio de sua Gerência de Orientação Educacional (GOE), promoveram, pelo segundo ano consecutivo, uma jornada pedagógica destinada aos orientadores educacionais da rede pública de ensino do DF. O evento foi realizado de forma virtual, no fim do mês de fevereiro, com o objetivo de reaproximar o público alvo das reflexões teórico-práticas que impulsionam a organização do trabalho pedagógico voltada à educação integral.

Os orientadores educacionais têm compromisso com a formação permanente dos estudantes. São eles os profissionais devidamente capacitados para trabalhar diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e cognitivo. Em sintonia com os professores e demais educadores, eles assimilam o comportamento dos estudantes e procuram agir de maneira adequada em relação a eles. Atuam, também, junto à escola, na organização e realização da proposta pedagógica, e se relacionam com a comunidade orientando, ouvindo e dialogando com pais e/ou responsáveis.

A abertura da jornada contou com uma palestra ministrada pela mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Univerisidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Viviane Mosé. Ela, que é autora de doze livros entre poesia, filosofia, educação e tem duas indicações ao Prêmio Jabuti, falou acerca do tema Educando para a Autonomia na Orientação Educacional.

O segundo dia de atividades da jornada começou de forma descontraída, com uma apresentação musical. Pouco depois, os conteúdos começaram a ser compartilhados com os milhares de orientadores educacionais que acompanhavam a transmissão do evento. O autor do best seller O Papai é Pop, Marcos Piangers, trouxe reflexões para uma nova forma de aprender e ensinar na orientação educacional. Ele é especialista em novas tecnologias, criatividade, inovação e já deu aulas e palestras para os maiores eventos e empresas nacionais, além de ser quatro vezes palestrante do TED, a maior conferência de ideias do mundo.

A programação do dia contou, ainda, com a contextualização da orientação educacional no âmbito do Distrito Federal e com a participação do palestrante Edgar Gouveia. Ele é arquiteto e co-fundador do Instituto Elos, organização que nasceu com o objetivo de empoderar pessoas e assim permitir a construção de espaços com mais qualidade de vida e abordou em sua exposição conceitos da orientação educacional e o engajamento e a criatividade em contexto de crise.

O terceiro e último dia da jornada pedagógica trouxe aos orientadores educacionais uma palestra apresentada por Tônia Casarin. Ela mora nas proximidades do Vale do Silício, nos Estados Unidos, e diariamente está conectada com o que existe de mais inovador em práticas de desenvolvimento humano. Além disso, é escritora e atua globalmente com projetos na América Latina, Estados Unidos, Europa, Índia, África do Sul, Austrália e Oriente Médio. Tônia falou sobre aprendizagem e desenvolvimento das competências emocionais no âmbito da orientação educacional.

Durante todos os dias, o Sebrae no Distrito Federal buscou sensibilizar os participantes da jornada pedagógica acerca da importância da educação empreendedora para o desenvolvimento humano.

Parceria

A realização da jornada pedagógica é parte integrante do projeto Educação Empreendedora, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae no DF e a Secretaria de Educação da capital graças a um acordo de cooperação técnica assinado em 2017.

Em 2018, o Sebrae começou a promover capacitações e formações dos professores da rede pública do DF nas temáticas de empreendedorismo, inovação e educação empreendedora para que os mesmos, munidos desses conteúdos e metodologias, levassem de forma transversal, essa temática para a sala de aula.

Os temas não estão relacionados a uma ou outra disciplina específica, já que são pertinentes ao aprendizado de diferentes áreas e contribuem para a formação integral dos alunos, para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados à vida pessoal e coletiva.

Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Ainda dentro da programação da Jornada Pedagógica, ocorreu a divulgação dos finalistas da etapa distrital do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A iniciativa está em sua segunda edição e tem como objetivo identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora nos estados, no Distrito Federal e no Brasil. Além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, a premiação tem o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares.

Ao todo, nove iniciativas envolvendo conceitos de educação empreendedora foram finalistas na etapa distrital, sendo duas premiadas com Troféu Prata e quatro com Troféu Ouro.

Confira os ganhadores:

Troféu Ouro

Eduardo Alves de Araújo, do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte – Projeto Jornal Escolar – Notícias e blog de opinião

Erizaldo Cavalcanti Borges Pimentel, do Centro de Ensino Fundamental 1 do Cruzeiro – Projeto Cine com ciência – Luz, câmera…educação!

Kettyplyn Kamila Sanches Franco, do Centro Universitário UDF – Projeto Treina UDF

Lucélia Sales Ribeiro Santos, da Escola Técnica de Ceilândia (ETC) – Projeto Inclusão em ação

Troféu Prata

Domingos Sávio Coelho, da Universidade de Brasília (UnB) – Projeto Gamificação das licenciaturas via RPG

Sandra Maria Branchine, do Instituto Federal de Brasília (IFB) – Projeto Aula show do grão à xícara

Os representantes de cada uma dessas soluções irão receber, presencialmente, no dia 6 de abril, os troféus ofertados pelo Sebrae no Distrito Federal. O evento ocorrerá no Restaurante NAU onde haverá uma programação exclusiva para esses professores.

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]              

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: 
[email protected]

-