A CEO da Wakanda Educação, Karine Oliveira, foi a principal convidada da segunda edição do Sebrae Inova Digital Talks. O evento, que é parte integrante e também funciona como preparação para o Sebrae Inova Digital – previsto para acontecer em novembro – ocorreu de forma virtual na noite da quinta-feira, 29 de julho, e reuniu micro e pequenos empresários e potenciais empreendedores. O tema central foram as habilidades do futuro, que serão capazes de promover a diferença em um mercado cada vez mais acirrado.
Natural de Salvador, Karine atua com empreendedorismo de impacto social. Em 2018, ano de estreia do filme Pantera Negra, estrelado pelo ator Chadwick Boseman, ela fundou a Wakanda Educação (nome do reino em que Pantera Negra nasceu, no filme). E começou a apoiar empreendimentos que nasceram em regiões periféricas da capital baiana. O foco da empresa inicialmente era de ajudar pessoas que precisam empreender por necessidade, sobretudo mulheres negras e membros da comunidade LGBTQIA+, oferecendo conteúdo sobre negócios e empreendedorismo. Contudo, Karine ganhou reconhecimento ao participar do reality show Shark Tank Brasil e ao integrar a lista Forbes Under 30, que destaca os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers brasileiros abaixo dos 30 anos.
A empreendedora iniciou a apresentação falando sobre a necessidade de adaptação ao cenário imposto desde o ano passado pela pandemia de Covid-19 e disse que aqueles que estão sabendo se habituar ao “novo normal” estão conseguindo ganhar notoriedade na cena empresarial. Ela citou o caso de sua empresa, inicialmente idealizada para desenvolver atividades totalmente presenciais. “A ideia da Wakanda era causar uma aglomeração. A pandemia chegou, a quarentena se estendeu e eu não poderia dizer que a empresa simplesmente acabaria. A gente precisou se reinventar, começamos a transmitir a nossa metodologia de modo online e o foguete decolou”, contou a palestrante.
Karine também narrou aos empresários algumas das ações realizadas pela Wakanda, como o “Pitch do Buzu”, uma espécie de competição idealizada para valorizar os trabalhadores que ganham a vida vendendo produtos nos transportes públicos de Salvador. Ela ainda detalhou o incômodo que sentia ao observar que a maioria dos termos ligados ao empreendedorismo estão em inglês, motivo pelo qual decidiu promover a tradução e explicação de conteúdos empresariais para a linguagem popular e regional.
Já acerca das habilidades necessárias para fazer a diferença dentro de um mercado cada vez mais acirrado, a empreendedora observou a importância de desenvolver uma mudança de mentalidade e praticar o diálogo, algo que, segundo Karine, tem sido bastante esquecido com o boom provocado pela transformação digital. A baiana ainda destacou a relevância de aprender a escutar, estabelecer conexões sólidas, exercer empatia e paciência, e praticar a colaboração.
A empreendedora finalizou a apresentação destacando a importância de lidar com críticas. Segundo ela, o mundo já está repleto pessoas que julgam, que jogam pedras. Mas, o que realmente é necessário são pessoas que incentivem umas às outras, a exemplo do que acontece na Wakanda exibida pelo longa metragem, uma nação símbolo da representatividade onde predomina o respeito mútuo, com homens e mulheres exercendo papeis em igualdade, apoiando uns aos outros.
Por meio do seu trabalho, Karine espera continuar potencializando pequenos empreendedores, não apenas em terras soteropolitanas. A intenção da empreendedora baiana – que já tem sido uma realidade devido ao avanço da tecnologia – é mostrar que pode existir uma Wakanda em diversas outras cidades do Brasil.
Ainda durante a transmissão, o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Valdir Oliveira, salientou a velocidade com que organizações, processos e pessoas mudam e comentou sobre a importância de empresários e empreendedores buscarem o desenvolvimento constante de suas habilidades para não deixarem escapar futuras oportunidades. “Estamos passando por um período de transformação muito significativo. A cada dia que passa, estamos mais inseridos em um processo de aprendizado. Nós, do Sebrae no DF estamos muito orgulhosos de contribuir para isso, apresentando conteúdos e, hoje, falando sobre as competências e habilidades que serão fundamentais para o dia de amanhã, para o período de pós-pandemia”, disse.
Caso tenha perdido a transmissão ao vivo, não se preocupe. Acesse o site www.sebraeinovadigital.com.br e confira a íntegra da palestra. O conteúdo ficará disponível por tempo indeterminado.
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]
-
