O Sebrae no Distrito Federal, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria de Trabalho (Setrab), assinaram, na manhã de quinta-feira, 13 de fevereiro, no Palácio do Buriti, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para atuar e fomentar projetos de empreendedorismo de mulheres que foram vítimas de violência familiar ou que estão inseridas em um contexto de violência familiar. A união das instituições visa garantir igualdade de oportunidades e condições de acesso, remuneração e permanência no mundo do trabalho.
O acordo visa estimular e promover o empreendedorismo feminino, por meio de workshops, consultorias e capacitações que serão organizadas e oferecidas pelo Sebrae, a partir de um plano de ações. O plano será desenvolvido pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav): Banco de Talentos; Programa Pró-Vítima; Feira do Empreendedorismo Étnico Racial e Mulheres Empreendedoras, Incubadoras e Aceleradoras Étnicos Raciais.
Durante a cerimônia, a diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha, explicou que a parceria é de fundamental importância para resgatar essas vítimas de violência familiar e poder inseri-las em um novo contexto, dando uma oportunidade para mudarem suas vidas. “O Sebrae vem colaborar. Unindo forças com o GDF vamos permitir que essas mulheres participem de capacitações e consultorias em empreendedorismos. Assim, elas poderão melhorar seus negócios ou até mesmo criar novos negócios e conquistar a tão sonhada independência financeira; poderão dar um grito de liberdade e serem tratadas como merecem”, afirmou.
Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, a iniciativa fomenta a economia, sensibiliza e gera uma nova expectativa de futuro para essas mulheres e suas famílias. “Mulheres em situação de violência, quando não têm condições de sobrevivência e de se sustentar, acabam se submetendo e permanecendo nessa situação por falta de perspectiva; por falta de uma alternativa. Nosso objetivo é mudar esse cenário”, explicou o secretário.
Durante o evento, a empresária Sônia Ferreira fez um relato sobre a sua experiência junto ao Programa Pró-Vítima e ao Projeto Banco de Talentos, da Sejus. A empresária contou um pouco do histórico de violência doméstica que sofreu durante anos e como a parceria da Sejus com o Sebrae a fortaleceu e resgatou sua vida. “Fui casada durante 32 anos e vivi uma vida de violência. Conheci o Pró-Vítima e aprendi a acreditar em mim. Comecei a fazer bolos, ter minha renda e ser independente. Graças a esse apoio, minha empresa cresceu”, contou Sônia.
Também estiveram presentes à solenidade o secretário de Trabalho, Thales Ferreira; a secretária da Mulher, Ericka Filippelli; além diversas autoridades ligadas à segurança pública e ao setor produtivo do Distrito Federal.
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
.png)
