ASN DF
Compartilhe

Semana do Empreendedorismo leva ídolo do futebol brasileiro a escola de Planaltina

A ação faz parte do projeto Empreendedor do Futuro, desenvolvido em 11 escolas de ensino integral e médio do DF
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Um dia inteiro dedicado a falar do empreendedorismo de jovens. Assim foi a última sexta-feira (19) para 1.600 alunos do Centro de Ensino Médio (CEM 01), em Planaltina. A instituição é a primeira do Distrito Federal a receber a Semana do Empreendedorismo, relativa ao projeto Empreendedor do Futuro. A ação é resultado de um convênio assinado pelo Sebrae no DF e a Secretaria de Juventude.

A Semana do Empreendedorismo, que é uma das ações do projeto, brindou o aniversário de 163 anos da cidade. O Sebrae no DF preparou uma programação inspiradora com depoimentos de estudantes e professores, que falaram sobre a participação no projeto, apresentação da companhia de teatro Setebelos, apresentações de dança e, por fim, uma palestra com o grande craque do futebol brasileiro, Zico.

“A gente tem esperança de dias melhores para a nossa juventude. Se o Zico conseguiu, lutou e se transformou no que é, esses adolescentes e jovens também podem se transformar. É só eles acreditarem nos sonhos, terem perseverança, continuarem lutando por aquilo que eles acreditam, e o Sebrae vai estar ao lado deles”, afirmou Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae no DF.

O projeto Empreendedor do Futuro está sendo desenvolvido em 11 escolas que ofertam o ensino integral e médio regular no Distrito Federal, aplicando soluções e ações educacionais que abordam o empreendedorismo na vida dos estudantes.

“Os alunos já estão tendo capacitação em seis temas, e os professores em cinco. Passamos pela primeira fase de sensibilização, elaboramos um projeto arquitetônico, que vai ser entregue às escolas para que elas possam construir o laboratório ‘Se liga no empreendedorismo’”, detalhou Claudia Bonifácio, gestora do projeto pelo Sebrae no DF.

Os temas trabalhados com os alunos até dezembro deste ano são: Projeto de Vida e Vocação, Comportamento Empreendedor, Oportunidade de Mercado, Modelagem Business Canvas, Marketing e Designer, além de Comunicação de Alto Impacto.

Já os educadores, no mesmo período, estão recebendo capacitações com os temas: Educação Empreendedora para professores do Ensino Médio, Instrumentos que propiciam ao estudante o desenvolvimento de competências empreendedoras, transversalidade do tema Empreendedorismo em sala de aula, uso de metodologias ativas em sala de aula, e aplicação prática dos professores aos estudantes.

“Eles vão poder praticar na sala de aula o que aprenderam nas capacitações, fazendo com que os alunos possam entender que eles podem empreender em qualquer matéria do currículo escolar”, explicou a gestora.

Presente no evento, Leila Ornelas, secretária da Juventude do Distrito Federal, disse que o convênio assinado com o Sebrae no DF gerou possibilidades para a população jovem. Ao todo, mil alunos da rede pública de ensino serão impactados pelo projeto Empreendedor do Futuro.

“A parceria é de extrema importância, porque oportuniza aos alunos ter um alcance do que virá para o futuro. Uma nova visão de futuro macro ajuda-os a saírem de uma situação de vulnerabilidade social. Esse projeto veio para somar.”

E o empreendedorismo já está transformando a realidade dos estudantes do CEM 01 de Planaltina. Para a aluna do 3º ano, Juliana Rodrigues, o projeto trouxe, de fato, uma visão de futuro.

“Me incentivou a não procrastinar mais. Tudo aquilo que eu ficava atrasando, o projeto me despertou. Quero tomar decisões que tragam o futuro para mais perto de mim.”

Nedma Guimarães, diretora da instituição, disse que a mudança de mentalidade dos estudantes é perceptível.

“Temos um aluno cujo pai é dono de uma serralheria. E, a partir do projeto, ele está pensando em continuar o negócio da família. Essa formação está o ajudando a pensar em outras coisas que ele não pensava. Ou seja, eu comecei a perceber que os alunos agora enxergam que eles têm possibilidades depois que terminarem o ensino médio. Eles entenderam que também podem criar o próprio negócio ou assumir o da família.”

Representando a Secretaria de Educação do Distrito Federal, a gerente de Programas e Projetos Transversais da pasta, Kátia Leite, reforçou que a forma com que o Sebrae no DF leva o empreendedorismo para dentro das escolas transforma os estudantes em protagonistas de suas histórias.

“As pessoas acham que empreender é só abrir um comércio, abrir algo que te dê dinheiro. E o Sebrae mostrou que não é só isso. O empreendedorismo está presente em tudo que a gente faz. Por meio dessa parceria, nossos alunos percebem que podem empreender em qualquer área de suas vidas.”

Angela de Oliveira Pereira é coordenadora geral do programa de Fomento do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), nas unidades escolares do DF. Segundo ela, todos os projetos de empreendedorismo do Sebrae incentivam os estudantes a resolverem os problemas do dia a dia em suas comunidades.

“A gente precisa preparar o aluno para o mundo do trabalho. E o empreendedorismo vem para implementar as novas tecnologias que hoje nós temos disponíveis. E, além disso, estimula o nosso estudante a não enxergar somente aspectos financeiros, mas o emocional, o familiar, para que ele possa também se reorganizar dentro do seu espaço.”

A Semana do Empreendedorismo será realizada nas outras dez escolas do DF com a previsão de término para a primeira quinzena de outubro de 2022.

-

Empreendedor do Futuro – Time de Vencedores

Esta edição do Empreendedor do Futuro, que ocorreu no CEM 01 em Planaltina, recebeu o nome de Time de Vencedores, porque trouxe a palestra de Zico, que contou para os alunos sua história de vida, marcada por superação e conquistas.

O presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, também participou do evento abordando o tema Gestão e Planejamento no Esporte.

Ao fim, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos dois.

  • Educação Empreendedora
  • Zico