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Seminário comemora dez anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora

O PNEE no Brasil já atendeu 12,4 milhões de estudantes em 5.321 municípios brasileiros
Por Hellen Lopes l AIs Comunicação
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O Sebrae no DF, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, realizou nesta quinta-feira (10/8), no Teatro da Unip, o 1° Seminário da Educação Empreendedora: Práticas Educativas na Cultura Digital, em comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). O evento reuniu 300 participantes, entre professores, orientadores educacionais, gestores, profissionais da educação, agentes territoriais do Sebrae na educação e agentes locais de inovação (ALI) da educação empreendedora.

Durante a abertura, a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, falou sobre o empreendedorismo como alternativa transformadora na vida das pessoas. “Sou professora há mais de 30 anos e digo que essa é uma das missões mais difíceis, porém maravilhosa, porque ensinar é partilhar. Eu transmito e aprendo todos os dias na convivência com os meus alunos. E é esse o grande desafio dos nossos 10 anos de educação empreendedora. Ela quer, através de um processo contínuo, possibilitar transformações na forma de pensar, de construir e de ver o mundo”, disse a diretora.

Implementado em 2013, o programa já beneficiou 12,4 milhões de estudantes e 758 mil professores em 5.321 municípios brasileiros. No DF, já no primeiro semestre deste ano, 400 mil estudantes já foram atendidos com ações de Educação Empreendedora por meio das parcerias com instituições de ensino públicas e privadas e, principalmente, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do DF. “O seminário representou uma oportunidade para conhecermos, discutirmos e compartilharmos as diversas iniciativas executadas no âmbito da educação no DF”, comentou a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae no DF, Ana Emília de Andrade.

O encontro contou também com a participação dos 05 (cinco) professores finalistas do Prêmio Educador Transformador, que promoveram práticas educacionais transformadoras nas diversas etapas/anos de ensino da educação. A professora de Língua Portuguesa Natália da Silva apresentou seu projeto sobre instalação de placas fotovoltaicas no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama, o que gerou economia na conta de luz da unidade.

O projeto foi desenvolvido pensando na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil com a ONU e para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Hoje, somos uma escola autossustentável em energia, com produção excedente, além de trabalharmos a conscientização ambiental para os alunos”, explicou Natália.

Na ocasião, a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, agraciou os professores com um quadro artístico contendo a representação do ipê de Brasília, assinado pela artesã brasiliense Priscila Tiemi Okata, simbolizando a força e a resiliência que esses profissionais demonstram na educação. Foram homenageados a professora Natália e os professores Moisés Gonçalves, idealizador do projeto Mundo das Fake News, Karla Cristina Moreira, com o programa Artéria, Adva Girlene, com o projeto Ciência é o Ouro e Antônio Carlos, criador do Educast Iesb.

Educação na era digital

Um dos destaques do seminário foi a palestra “Como Aprender na Era do Like?”, ministrada pela mestre em Educação Manu Bezerra. Com estudos voltados para a aprendizagem criativa e profissionalidade na era do like, Manu abordou o avanço das tecnologias e a transformação digital na educação. Durante a apresentação, ela explanou diversas alternativas para repensar as práticas educativas no contexto da cultura digital.

A era digital reforça a necessidade de desenharmos práticas educativas que se conectem com as necessidades das escolas no momento atual. Hoje, o nosso papel como professores tem se tornado muito parecido com o de um designer de experiência. É a gente olhar para nossa prática, mobilizar o conhecimento que nós recebemos e encontrar uma forma de desenhar uma experiência de aprendizado que envolva, que engaje e que mobilize o interesse e atenção dos nossos alunos”, destacou a palestrante.