ASN DF
Compartilhe

Startup do DF especializada em fotoprodutos é destaque na edição atual do Big Brother Brasil

Fotoploc foi criada por Camila Sallaberry e contou com apoio do Sebrae no Distrito Federal para ganhar presença de mercado
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

Uma ideia de como presentear o namorado utilizando os inúmeros registros fotográficos foi o gatilho necessário para Camila Sallaberry perceber uma oportunidade de negócio e decidir iniciar sua trajetória como empreendedora. A brasiliense, hoje com 36 anos, é CEO e fundadora da Fotoploc, uma plataforma virtual com quase 10 anos de história e que tem ajudado pessoas de todo o país a eternizar memórias por meio de produtos como fotolivros e fotoímãs. O sucesso da ideia foi tanto que atualmente o trabalho de Camila está presente dentro da casa mais vigiada o país.

O percurso até a marca ser exposta na atual edição do Big Brother Brasil, no entanto, foi longo. A ideia inicial de Camila era criar uma espécie de álbum de figurinhas, similar aos que são produzidos em anos de Copa do Mundo. “Eu e meu namorado, hoje marido, Paulo Puppin, tínhamos muitas fotos de viagens. A minha intenção era fazer um presente personalizado para ele, então eu resolvi criar um álbum de figurinhas utilizando as nossas fotos. Para isso, utilizei figurinhas autoadesivas, numeradas. Após entregar o álbum para ele, percebi que a reação das pessoas foi de muita empolgação, algo fora da curva, completamente diferente das outras ocasiões em que eu havia presenteado o Paulo”, recorda a empreendedora.

O start para Camila resolver criar um negócio se deu a partir do momento em que alguns amigos do casal começaram a encomendar álbuns. Como estava passando por um período sabático em sua carreira, a brasiliense logo aceitou as encomendas e foi aí que, de fato, ela pôde perceber a possibilidade de faturar dinheiro com aquela ideia.

Para divulgar o trabalho, Camila inicialmente criou um blog e anunciou os primeiros produtos no mesmo formato do álbum com que tinha presenteado o seu namorado. A Fotoploc começou a ser reconhecida, ganhar projeção no mercado e com isso atraiu a atenção de investidores em 2015. Até então, todo o trabalho era feito manualmente. “Recebíamos as fotos por e-mail, elaborávamos um layout e encaminhávamos para aprovação do cliente. Com a entrada de investidores anjos, começamos a usar tecnologia. Desenvolvemos uma plataforma para o cliente conseguir subir as fotos de sua própria casa, visualizar layouts pré-estabelecidos e com isso crescemos ainda mais. O nosso faturamento que antes era de dois dígitos passou para três e foi aumentando consideravelmente ao longo dos anos”, detalha Camila.

A Fotoploc também contou com o apoio do Sebrae no Distrito Federal em sua trajetória de sucesso. A empreendedora contratou, em 2016, uma consultoria junto à instituição para fazer uma análise de franqueabilidade do negócio. O diagnóstico indicou que a startup ainda não tinha estrutura viável para fazer tal movimentação naquele momento.  Além da consultoria, Camila contou com o apoio do Sebrae no DF para participar, em 2019, do Capital Empreendedora, um dos maiores eventos de empreendedorismo do Centro-Oeste. A realização atraiu empreendedores, líderes, empresários e executivos do Brasil com o objetivo de incentivá-los a trocar experiências e conhecimentos sobre o mercado empreendedor e também contou com palestras que abordaram temas como inovação, vendas, networking, gestão, marketing e liderança. Já no ano passado, a startup participou do programa de aceleração da Cotidiano, parceira do Sebrae no Distrito Federal.

Embora já estivesse com uma presença consolidada no mercado, sendo reconhecida por brasileiros de norte a sul, Camila começou a traçar novos planos para a sua marca e, em abril do ano passado, enviou um álbum para um diretor da Rede Globo de Televisão. A ideia agradou o dirigente da emissora e a empreendedora se aproximou da equipe que trabalha para a realização do Big Brother Brasil.  Reuniões começaram a ser frequentes e Camila sempre apresentou como sugestão que o álbum poderia ser um presente para o líder ou o anjo.

Uma funcionária da emissora que já havia sido cliente da Fotoploc foi determinante nesse processo. Ela compartilhou internamente a sua experiência e atuou como embaixadora da marca, ajudando a abrir portas para a realização de mais reuniões. A decisão de que a marca brasiliense estaria presente na edição 2022 do programa veio quando a emissora decidiu como seria a decoração da casa, inspirada nas décadas finais do século passado. “Eles perceberam que o álbum tinha tudo a ver com o tema da edição e fechamos um acordo para o nosso produto ser o presente o líder de cada semana”, relata Camila.

A CEO e fundadora da Fotoploc só tem a comemorar a inserção da marca no programa. Para ela, a participação no BBB 2022 representa uma oportunidade para explorar novos negócios no segmento de licenciados para marcas e empresas, além da abertura para outros investimentos.

-

Serviço – Fotoploc

Site: www.fotoploc.com.br

Redes Sociais: @fotoploc

Contato: (61) 9 9255 5590

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br                 

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: 
christiane@df.sebrae.com.br