A festa da moda mundial está de volta e chega a Brasília a todo o vapor: é o Vogue Fashion’s Night Out Brasil (VFNO). Após um hiato de dois anos provocado pela pandemia, a maior celebração da moda internacional desembarcou no fim de setembro no Brasília Shopping para mais uma temporada. E, como sempre, o Sebrae no DF, parceiro do evento desde 2018, apresenta-se novamente como fomentador do empreendedorismo e da moda, em um evento de renome e reconhecido internacionalmente.
Neste ano, a inspiração usada para o Vogue Fashion’s Night Out Brasil é a Era Disco, época comemorativa, vibrante e inclusiva. Mais de 60 ações acontecem no Brasília Shopping desde o dia 30 de setembro. Nas lojas, o público vai poder aproveitar coquetéis, além da presença de estilistas e oficinas de customização. Em todos os cantos do shopping, haverá alguma ação; DJs estarão espalhados em vários pontos do centro comercial, haverá desfile na entrada principal do shopping e o público ainda vai contar com um bar temático.
Como nas edições anteriores, o evento vai contar ainda com a presença de nomes importantes da moda, para palestras e talk shows. Um dos painéis vai abordar a influência digital e a moda; outro vai trazer as tendências do verão, com aplicações no dia a dia. Um dos talk shows a apresentar um time de especialistas será sobre a moda como transformação social – como ela pode ser mobilizadora e mudar a realidade social de muitas comunidades.
Convidados experientes
Um dos painéis vai tratar de moda inclusiva e democrática, com um palestrante famoso por programas de TV: Arlindo Grund. Pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Arlindo carrega no currículo participações em programas que influenciam e influenciaram gerações quando o assunto é moda. Ele esteve por 12 anos à frente do “Esquadrão da Moda”, no SBT, e também estrelou o “Tenha Estilo”, na mesma emissora. Os dois programas apresentavam consultoria de imagem, dicas e tendências do mundo da moda. Além de apresentador, ele também é escritor. O livro “Nada para Vestir”, lançado em 2015, já está em sua 5a edição e vendeu mais de 20 mil exemplares. Outro sucesso em sua empreitada como autor é o livro “As Armadilhas da Moda”, lançado em 2017. Desde 2019, Arlindo apresenta o reality “Prova de Noiva”, no Discovery Home & Health, em que dois estilistas confeccionam vestidos para uma mulher, a qual escolhe quem deve ser o vencedor.
Outro painelista ilustre será Ronaldo Fraga, que comemora neste ano 35 anos de carreira. Fraga é considerado um dos estilistas que mais entendem a moda brasileira, pois suas peças e coleções refletem a cultura e o cotidiano do Brasil. Além do trabalho que lhe rende sustento, Ronaldo Fraga também usa seu tempo para se engajar em projetos sociais e fazer da moda um instrumento de crítica social e política. Ele já foi considerado pelo Design Museum de Londres um dos sete estilistas mais inovadores do mundo e tem sua marca licenciada em mais de mil produtos no Brasil, para empresas como O Boticário, Tok&Stok, Chilli Beans, entre outras.
Incentivo de sempre
Pela terceira vez, o Sebrae no DF atua como parceiro do evento. Em 2018 e 2019, o Sebrae no DF trouxe Cris Guerra e André Carvalhal, que palestraram sobre a sustentabilidade na moda, e Caio Braz e Paulo Borges – referências nesse segmento. “Dentro do contexto do segmento de moda, considerando que o Sebrae no DF já atua em prol disso, estar próximo de uma referência como a Vogue e de um shopping que tem a moda como vocação é incrível e vai permitir que as pessoas respirem moda e que tenham conhecimento de como funciona toda a dinâmica desse segmento”, afirmou o analista técnico do segmento de moda do Sebrae no DF, Thiago Angelo de Oliveira.
Ele também destaca a importância de eventos como o VNFO para trazer a moda como fator de geração de emprego. E vai além: dar mais oportunidades e abrir portas também ao pequeno negócio. Thiago Angelo defende “trazer essa consciência de que a moda pode ser ativada na vida das pessoas”. O Sebrae no DF também vai capacitar lojistas do Brasília Shopping. A ideia é apresentar o empreendedorismo social agregado ao valor do artesanato, levando em consideração a moda na era digital.
A gerente de marketing do Brasília Shopping, Renata Monnerat, destaca a importância de chamar a atenção para um evento que busca não só atingir o lojista, o empresário, mas também o cliente. “A parceria com o Sebrae é importante para capacitar o próprio lojista e as equipes de venda, além de despertar nas pessoas a consciência e a motivação do empreendedorismo. Por isso, faremos ações no teatro, na entrada e na praça central para que pessoas que nunca empreenderam tenham vontade de fazer isso”, disse.
Damylla Damiani, Relações Públicas da Damyller, loja do Brasília Shopping, ressalta que participar de um evento desse porte é uma grande oportunidade para quem gosta de moda e a consome. “Participar do VFNO pra Damyller é sempre um prazer. Entendemos que eventos dessa natureza propiciam aos nossos clientes a oportunidade de saber o que está acontecendo no mundo da moda.”
A Vogue Fashion’s Night abriu a temporada 2022 em Salvador e está em Brasília desde o dia 30 de setembro. Depois, segue para Santa Catarina e fecha a edição deste ano no Paraná.

