A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal promove, entre os dias 6 e 8 de novembro, o Fórum do Ensino Fundamental, com o tema “Da alfabetização às adolescências”. Na manhã dessa segunda-feira (6), professores, gestores e coordenadores regionais reuniram-se no Teatro Poupex, na sede da Fundação Habitacional do Exército – SMU, para a abertura do evento, que tem como objetivo compartilhar práticas exitosas realizadas pelas unidades escolares nos anos de 2022 e 2023 e debater temáticas relevantes para o ensino fundamental com os profissionais envolvidos nessa etapa.
Durante seu discurso, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, parabenizou os professores, que são responsáveis pela qualidade da educação pública da cidade.
“Agradeço a todos vocês que não mediram esforços para garantir a aprendizagem dos estudantes mesmo com tantos desafios, como foi no período da pandemia. Nós temos uma rede comprometida, com os melhores profissionais do país, com 5 horas de aulas e uma jornada criada. Tudo que será apresentado aqui é mérito do comprometimento de cada um de vocês”, afirmou a secretária.
A diretora técnica Diná Ferraz representou o Sebrae no DF no primeiro dia do Fórum e destacou a parceria com a Secretaria de Educação. “Esta parceria começou em 2017, por meio de acordos de cooperação técnica que fazem esse intercâmbio entre o Sebrae no DF e os professores da Secretaria de Educação, bem como com os estudantes”, comentou.
Segundo a diretora técnica, o Sebrae no DF já capacitou, neste ano, 13.389 professores e atendeu 431.769 estudantes da rede pública e privada, sendo que 95% desses estudantes são de escolas públicas. “As ações são realizadas junto aos estudantes e professores através de palestras, treinamentos, consultorias on-lines e presenciais, entre outras”, frisou Diná.
Durante o Fórum do Ensino Fundamental, serão apresentadas 30 (trinta) experiências de práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas por 43 (quarenta e três) professores que atuam em diferentes unidades escolares. Os trabalhos vão compor a próxima edição da revista Com Censo, da Secretaria de Educação do DF.
-
Presente no evento, a professora Daniele Azevedo, do Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho, recebeu uma homenagem pelo projeto “Reabilitação funcional: as possibilidades e os desafios para a alfabetização”. Ela contou que o projeto ajuda estudantes do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental que ainda não estão alfabetizados.
“Eu estava readaptada e queria exercer a docência, apesar das minhas limitações. Veio a pandemia, eu comecei o trabalho de alfabetização de forma on-line com algumas crianças. Com o retorno das aulas, eu comecei a desenvolver o projeto de consciência fonológica, alfabetização e letramento para estudantes do CEF 04. Entre os resultados estão a queda no índice de reprovação escolar, progressão desses educandos e melhoria na autoestima”, destacou a professora.
A programação do fórum inclui as apresentações de algumas práticas pedagógicas empreendedoras e exitosas e os painéis: Ensino Fundamental – desafios e possibilidades; Alfabetização na perspectiva dos letramentos; e O Ensino Fundamental e as adolescências. “Este fórum tem como objetivo socializar, valorizar e divulgar experiências exitosas produzidas pelos professores. Também temos aqui painéis importantes voltadas para essa etapa da educação básica”, concluiu Iêdes Soares Braga, subsecretária de Educação Básica.
-