Brasília está entre as quatro melhores cidades do Brasil para empreender, é que o mostra a pesquisa realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com apoio da Endeavor, uma rede internacional de apoio a empreendedores. O levantamento comparou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2021 e 2022.
A Capital Federal foi a cidade que mais subiu no índice: 65 posições. Brasília saiu da 69ª posição e passou para o 4º lugar no período de um ano. No ranking, São Paulo (SP) lidera em 1º lugar, seguida de Florianópolis (SC) em 2º lugar, e Joinville (SC), que já ocupa esta posição pelo terceiro ano consecutivo, em 3º lugar.
Segundo Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF, esse salto expressivo de Brasília no ranking é explicado pelas melhorias registradas no ambiente regulatório, como a redução na alíquota interna de ICMS, e na simplificação burocrática enfrentada pelas empresas, com a redução do tempo gasto em processos.
“O Sebrae tem atuado muito próximo do governo do DF por um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. Através do projeto Cidade Empreendedora, atuamos na simplificação de processos, promovemos a Educação Empreendedora na rede pública de ensino, estimulamos as políticas de contratação de serviços de micro e pequenas empresas locais e investimos cada vez mais na sensibilização dos agentes públicos em favor do empreendedorismo”, explica Rose Rainha.
O Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) é conduzido pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) que, atualmente, faz parte do Ministério da Fazenda. A pesquisa avaliou 119 municípios em 2022, incluindo todas as capitais e cidades com mais de 250 mil habitantes, além de unidades voluntárias.
Além disso, Brasília também é um dos cinco melhores ambientes de negócios do país, segundo avaliação do governo federal. A capital alcançou nota superior à média nacional na edição de 2022 do ICM, elaborado pelo Ministério da Fazenda. O resultado confirma a vocação da cidade como uma terra de oportunidades para negócios, geração de emprego e renda, e desenvolvimento.
“Melhorar o ambiente de negócios é uma bandeira que o Sebrae tem trabalhado há muito tempo com diversos outros parceiros do setor público e privado. Não temos dúvida de que Brasília tem potencial para se tornar o melhor lugar para se empreender no Brasil e um dos melhores do mundo”, pondera Rose Rainha.
A Capital Federal tem relevante destaque em setores de grande representação de oportunidades para investimento no Distrito Federal, como logística, turismo, educação, economia criativa, saúde e tecnologia. Além disso, tem também os setores tradicionais em alta, como o da moda, alimentação, beleza e construção civil.