Vicente Pires, uma das regiões administrativas mais dinâmicas do Distrito Federal, recebeu, na noite de terça-feira, 16 de outubro, a 11ª edição do Movimente nas Cidades, programa do Sebrae no Distrito Federal que está percorrendo todo o território levando debates, oportunidades e conhecimento para empreendedores locais. O encontro reuniu empresárias, lideranças e representantes do governo no Espaço Imperial, em um ambiente voltado ao diálogo sobre os desafios e as potencialidades do empreendedorismo feminino.
Com mais de 120 mil habitantes – sendo 51,2% mulheres – e idade média de 34,6 anos, Vicente Pires destaca-se pela força do comércio e dos serviços, além da crescente formalização de micro e pequenas empresas. A programação do evento contemplou feira de empreendedoras, painel de experiências e dinâmicas interativas voltadas à realidade local.
Logo na abertura, o administrador regional Anchieta Coimbra destacou a importância do encontro como símbolo do crescimento da cidade e do fortalecimento do papel das mulheres nos negócios.
“Cada dia que passa eu vejo a nossa cidade melhor, pois as pessoas que escolheram Vicente Pires para morar, empreender e criar vínculos acreditaram nesse lugar. Existem belas histórias a serem contadas, e quando vejo um evento como esse, com tantos parceiros, só posso dizer que estamos construindo um belo futuro. É de cada passo que surgem novos horizontes. O futuro será conduzido por mulheres que vão ditar o nosso caminho”, ponderou.
O presidente interino da Associação Comercial de Vicente Pires, Reynaldo Wagner Taveira, também presente ao evento, enfatizou a trajetória empreendedora da região e a valorização do trabalho feminino.
“Fico muito feliz em ver que o empreendedorismo está tomando conta da cidade. Comecei aqui em 1999, sempre lutando para trazer empresas que potencializassem Vicente Pires. Nos últimos cinco anos, geramos cerca de quatro mil empregos, e ver tantas mulheres empreendendo ao lado dos homens mostra que a cidade está amadurecendo e se tornando um exemplo de desenvolvimento”, disse.
A diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, ressaltou o papel da instituição no fortalecimento dos pequenos negócios e na formulação de políticas públicas voltadas às mulheres.
“O Sebrae existe para ser parceiro das pequenas empresas, mas, ao longo dos anos, percebemos que as mulheres enfrentam desafios específicos. Por isso, desenvolvemos estudos e programas voltados a essa pauta. Recentemente, entregamos uma agenda de políticas públicas ao GDF, coordenada pela Secretaria da Mulher, e queremos continuar ouvindo as empreendedoras pois são elas que vivenciam as dores e nos mostram o caminho. O Sebrae não é apenas um espaço para cursos e capacitações. Nós trabalhamos em todo o ambiente de negócios e fazemos rodas de conversa para inspirar e seguir transformando realidades”, salientou a superintendente.

O gerente de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios do Sebrae no DF, Jorge Adriano, reforçou a importância da mobilização coletiva para mudar o cenário da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.
“De acordo com dados da OIT, levaríamos 169 anos para alcançar a igualdade de gênero nas condições de trabalho se mantivermos o ritmo atual. Mas podemos mudar essa realidade com ações concretas e diálogo. O Movimente é um espaço de escuta e construção coletiva, em que homens e mulheres pensam juntos em soluções para um ambiente de negócios mais justo e equilibrado”.
Como parte da proposta das edições do Movimente nas Cidades, o gerente de Marketing do Sebrae DF, Ricardo Robson, conduziu uma dinâmica interativa com o público, que respondeu a perguntas sobre seus principais desafios – tanto para quem já empreende quanto para quem deseja começar. A iniciativa, segundo ele, foi compreender a realidade local para orientar futuras ações da instituição. Os resultados servirão de base para a elaboração de novas políticas públicas e programas de apoio.
O painel de experiências, mediado pela jornalista Márcia Zarur, contou com a presença de Aline Cyntia (canal Só Ofertas), Daniela Oliveira (sócia do bar Tatá Kombinado), Siomara Damasceno (Colonial Materiais para Construção) e de Andreia Ribeiro, proprietária do Espaço Imperial, que sediou o evento. As participantes compartilharam histórias sobre coragem, superação e os desafios de equilibrar vida pessoal e profissional, destacando temas como credibilidade, insegurança e autoconfiança no mercado.

A secretária executiva de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo do DF, Sueli Rodrigues, ressaltou a relevância do evento e o papel articulador das instituições.
“O Sebrae vem com uma proposta incrível de mostrar às mulheres a capacidade que elas têm. Ao olharmos para essas empreendedoras, entendemos que a força das mulheres ninguém segura. A administração regional é uma porta de entrada fundamental, e esse tipo de evento amplia o olhar para o poder transformador do empreendedorismo”.
Já a secretária de Estado da Mulher, Giselle Ferreira, destacou o papel da autonomia financeira na transformação social das mulheres. “A saída está em promover a independência financeira das mulheres. Quando uma mulher conquista sua autonomia, ela transforma sua família e sua comunidade. Nosso compromisso é trabalhar para que mais mulheres possam gerar renda, abrir seus próprios negócios e ocupar espaços de liderança. O governo tem investido em parcerias e programas que fortalecem essa trajetória, e o Movimente é um grande exemplo disso – um espaço de pertencimento e empoderamento real”.
O ex-administrador de Vicente Pires, Pastor Daniel de Castro, também esteve no evento e celebrou os avanços dos empreendimentos da região, ao citar a força das mulheres em guiarem boa parte dos negócios locais. ‘‘Elas mudam vidas. Mudam essa cidade. Mudam realidades. Encontros como esse, promovidos pelo Sebrae, são extremamente produtivos e surgem com o objetivo de continuarmos trabalhando pelo desenvolvimento do Vicente Pires, dos negócios já existentes e dos novos que virão’’.
Encerrando o encontro, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, reforçou o apoio do Governo do DF a iniciativas que impulsionam o empreendedorismo feminino.

“Temos um grande apreço por iniciativas como o Movimente nas Cidades. Esse projeto percorre todo o DF, iluminando o trabalho que as mulheres começaram há tantos anos. A mulher é empreendedora nata e tem no DNA o dom de criar, de transformar. Queremos potencializar essa força, principalmente para que mulheres vítimas de violência encontrem novos caminhos por meio do trabalho e da renda. O Sebrae é um parceiro essencial nessa caminhada, abrindo mercados e fortalecendo negócios que já são bons, mas que podem ir ainda mais longe. Por isso, contem com o GDF e contem com esse time para irem ainda mais longe’’, encerrou.
Espaço cedido por empreendedora local reforça o sentido de parceria
O evento aconteceu no Espaço Imperial, gentilmente cedido pela empresária Andreia Ribeiro, proprietária do local e uma das participantes do painel “Desafios do Empreendedorismo Feminino”. O ambiente, repleto de estandes com produtos de empresárias locais, também foi espaço para a tradicional feira do Movimente. Lá, empreendedoras puderam expor roupas, artigos religiosos, bijuterias, artesanato e itens de decoração. A animação da recepção ficou por conta da dupla sertaneja Andre Mendonça & Leomar.

