ASN DF Atualização
Compartilhe

Encontro celebra o início dos atendimentos das Salas do Empreendedor em 2024

Durante o evento também foram premiados os ADTs de destaque ao longo de 2023
Por José Maciel | Clip Clap
ASN DF Atualização
Compartilhe

Encontro realizado nesta terça-feira, 16 de janeiro, no auditório da sede do Sebrae no Distrito Federal, no SIA, marcou oficialmente a abertura do ciclo 2024 com as Salas do Empreendedor. Esses espaços facilitam a rotina de micro e pequenos empreendedores locais e são mantidos graças a uma parceria entre a instituição de fomento aos pequenos negócios e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do projeto Cidade Empreendedora.

O evento contou com a participação de administradores regionais, Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs), além de outros servidores que atuam no dia a dia das Regiões Administrativas do DF. Este público pôde assistir a uma apresentação sobre os resultados alcançados ao longo de 2023, bem como a premiação dos ADTs que se destacaram e alcançaram o maior volume de atendimentos registrados. Essa ação é resultado de um desafio lançado pela organização do projeto Cidade Empreendedora no ano passado, com foco em incentivar os Agentes de Desenvolvimento Territorial de todas as Salas do Empreendedor do Distrito Federal.

Foto: Cleverlan Costa

-

O Agente de Desenvolvimento Territorial (ADT) desempenha um papel crucial na articulação de ações que visam promover o cumprimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo para melhorar o ambiente de negócios e incentivar o empreendedorismo. Nessa função, o ADT atua como um elo entre a instituição e o público, oferecendo suporte aos empreendedores em questões como formalização, abertura e encerramento de empresas, entre outros serviços relevantes.

Izaurina Rodrigues foi uma das agentes reconhecidas durante a premiação. Ela atua na Sala do Empreendedor de São Sebastião desde 2019, como ADT, como Gerente de Desenvolvimento Econômico e assegura que atender o público é uma atividade gratificante. “Sempre me coloco no lugar do cidadão que vai à Sala do Empreendedor em busca de uma solução para o problema dele, dessa forma procuro fazer o melhor que posso para que ele saia com a sua necessidade atendida”, conta.

A ADT detalha algumas atividades da Sala do Empreendedor, um ambiente acolhedor que oferece mais do que simples atendimento burocrático. Com um “Café com Leitura” repleto de livros de empreendedorismo, mensagens motivacionais e a comodidade do atendimento on-line via WhatsApp Business, a Sala se mostra adaptada às necessidades contemporâneas dos empreendedores. Além disso, Izaurina mantém grupos de WhatsApp, meio pelo qual fortalece a comunicação e a troca de informações com os empreendedores da Região Administrativa. Essas iniciativas refletem a busca por um atendimento prático e acolhedor, facilitando a vida daqueles que buscam apoio em seus empreendimentos.

A agente também destaca a acessibilidade da Sala. O balcão de atendimento é de fácil acesso, no andar térreo da administração, de frente para o estacionamento, fazendo com que o empreendedor não precise passar pela recepção para ser atendido.

Izaurina expressa sua gratidão ao Sebrae pelo constante suporte que garante o bom funcionamento da Sala do Empreendedor. “Quero agradecer à equipe do Sebrae no DF que costumeiramente nos capacita e nos auxilia em tudo que precisamos para o bom funcionamento da Sala do Empreendedor. A equipe técnica é muito prestativa, os consultores que nos atendem sempre disponíveis. Só tenho a agradecer por cada incentivo”, afirma ela.

Números

Atualmente, o Distrito Federal dispõe de 29 Salas do Empreendedor que, somadas, registraram mais de 14 mil atendimentos em 2023, continuando a se destacar como centros de suporte essenciais para micro e pequenos empresários, desempenhando um papel significativo no desenvolvimento econômico da capital federal.

“Queremos expressar nosso reconhecimento aos profissionais que, com seu comprometimento e expertise, desempenharam um papel fundamental na simplificação da jornada empreendedora. As Salas do Empreendedor estão verdadeiramente facilitando a vida dos empresários, e essa premiação é uma homenagem à sua dedicação incansável. Juntos, estamos construindo um ambiente propício para o florescimento dos negócios locais”, conclui Hélia Castro, analista da Assessoria de Gestão. Estratégica e Políticas Públicas (AGEP).