ASN DF Atualização
Compartilhe

Ibaneis anuncia diretrizes para incentivar empreendedorismo feminino após receber propostas discutidas no Movimente

Documento foi entregue pela Diretoria Executiva do Sebrae no DF, contendo 51 propostas, divididas em 11 eixos temáticos
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Cerimônia realizada no Palácio do Buriti na manhã de sexta-feira, 28 de junho, marcou a entrega de um documento oficial contendo 51 propostas, divididas em 11 eixos temáticos, debatidas durante a primeira edição do Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreiras, evento promovido pelo Sebrae no Distrito Federal este ano. Na ocasião, o governador anunciou que irá se reunir com os secretários de governo para elaborar um decreto que formalizará as medidas a fim de impulsionar o empreendedorismo, bem como fortalecer a comunidade empreendedora do DF.

“O Governo do Distrito Federal está trabalhando com determinação para que Brasília se torne a cidade mais empreendedora do Brasil. Fiquei muito satisfeito quando a Rose me informou sobre o evento organizado pelo Sebrae, reunindo mulheres renomadas no empreendedorismo local para discutir estratégias de desenvolvimento. Espero me reunir com os secretários ainda hoje para trabalharmos em um decreto recepcionando essas medidas para que elas possam ser aplicadas na nossa cidade”, afirmou Ibaneis.

O governador também aproveitou a oportunidade para destacar algumas transformações que o ambiente empreendedor da capital federal passou nos últimos anos até ser apontada como a quarta cidade mais empreendedora do Brasil, segundo dados do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que tem como objetivo analisar e comparar os ecossistemas empreendedores das 101 cidades mais populosas do Brasil. O índice é produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que em 2022 havia mostrado Brasília na 69ª posição. “Nós devemos trabalhar para simplificar a vida dos empresários. Essa é a nossa visão que conduzirá o Distrito Federal a um caminho de desenvolvimento e liberdade econômica”, observou.

Ibaneis também destacou a proximidade e a colaboração do governo com o Sebrae e outras organizações dedicadas a promover o empreendedorismo e facilitar a vida dos empresários.

Fotos: Renato Alves | Agência Brasília

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, comemorou a entrega do documento ao governador e destacou a longa parceria entre as partes voltada para o desenvolvimento de Brasília.

“É um momento de grande importância e alegria entregarmos este documento à autoridade máxima do Distrito Federal, que sempre demonstrou comprometimento com os empreendedores locais, buscando melhorar o ambiente de negócios. Esta agenda contribuirá significativamente para a melhoria do DF. Esperamos que os secretários e as secretárias recebam cada uma dessas pautas, discutam com suas equipes e possam dar seguimento a diferentes políticas públicas para o nosso território”, pontuou a dirigente

Rose, que também ocupa o cargo de secretária-executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do DF, comentou sobre a concepção do Movimente. A ideia de promover a iniciativa resultou de um amplo estudo realizado pelo Sebrae no DF com o propósito de analisar os desafios enfrentados pelas empreendedoras e compreender suas estratégias nos negócios. O estudo contou com a participação de mulheres de todas as regiões administrativas do DF, a fim de compreender as dificuldades que enfrentam ao empreender. No evento, Rose enfatizou que a pesquisa revelou várias disparidades e ressaltou a importância de políticas públicas específicas para apoiar as mulheres que empreendem.

Sobre o Movimente

A primeira edição do Movimente resultou no acolhimento de dezenas de propostas que serviram de base para a construção da agenda entregue nesta manhã. As sugestões recebidas foram construídas por um grupo de 98 pessoas convidadas para a realização do evento, como especialistas, empresários, magistrados, acadêmicos e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Com o fim do evento, as contribuições foram analisadas e integradas, até que se chegasse a uma agenda com 51 medidas, distribuídas em 11 eixos temáticos distintos.

Entre as propostas está a necessidade de massificar e democratizar a educação empreendedora na educação básica, abordando o comportamento empreendedor, senso de pertencimento e STEAM; promover a participação e engajamento midiático no empreendedorismo e protagonismo feminino, respeito e reconhecimento do próximo como pessoa; criar programas de qualificação profissional, liderança, empreendedorismo e crédito para mulheres vulneráveis; promover a valorização do ser humano, o respeito à diversidade, o combate ao preconceito e a desconstrução de conceitos de machismo.

-

-

-

-

-