ASN DF Atualização
Compartilhe

Nova fase do Brasil Mais Produtivo é lançada no DF

Programa oferecerá apoio aos empresários industriais na jornada de produtividade e transformação digital dos seus negócios
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

A nova fase do programa Brasil Mais Produtivo, implementada pelo governo federal em novembro de 2023, foi oficialmente apresentada ao setor produtivo brasiliense na última quinta-feira, 9 de maio. A iniciativa irá ofertar, gratuitamente, soluções, capacitações e consultorias com o objetivo de melhorar a competitividade das indústrias locais.

O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Estamos em um momento muito positivo para o setor industrial e o DF possui um mercado generoso de empresários locais. Com este programa, vamos treinar essas empresas, avançar na área de tecnologia digital e aperfeiçoar os métodos de fabricação”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, durante a apresentação do programa.

Na capital federal, o Sebrae no DF e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no DF (Senai/DF) atuarão de forma conjunta dentro do Brasil Mais Produtivo, com a aplicação dos ciclos do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação). A missão é identificar e diagnosticar gargalos na gestão e na produção dos negócios atendidos, por meio de metodologias mais adequadas.

“Este programa é uma forma estruturada que a indústria tem para avançar, mostrar resultados e crescer. É uma oportunidade para muitas empresas aqui no Distrito Federal conquistarem o mercado nacional e internacional”, assegurou a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

“Vamos aumentar a produtividade e gerar transformação digital com melhorias rápidas e de alto impacto”, completou a analista do Sebrae no DF e gestora do Programa ALI, Klingerly Farias.

Convidado a conhecer as diretrizes do programa, Roneilton Peres, empreendedor no ramo de automação predial, aproveitou a presença dos consultores no evento de lançamento para realizar o seu cadastro no programa. “Hoje, vejo que tenho alguns obstáculos de gerenciamento e as ações deste projeto, com certeza, vão me ajudar muito”, comentou.

Nova Etapa

A nova etapa do programa oferece uma divisão de ações nas modalidades de atendimento, visando impulsionar o desempenho e desenvolvimento das empresas no país. A Plataforma de Produtividade funcionará como a porta de entrada para participação no programa, proporcionando acesso a conteúdos e ferramentas relacionados à produtividade e digitalização. Uma segunda modalidade de atendimento tem foco no diagnóstico e melhoria de gestão promove inovação e aprimoramento por meio da metodologia do Programa ALI desenvolvida pelo Sebrae. Outra ênfase é na otimização de processos industriais, que oferece consultorias e desenvolvimento profissional em manufatura enxuta e eficiência energética. A quarta e última modalidade de atendimento tem foco na transformação digital, com a aplicação de projetos inovadores em produtos e tecnologias 4.0, incluindo consultorias para elaboração de planos de transformação digital e descontos em cursos de pós-graduação.

As empresas interessadas em participar do programa devem acessar o site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.