O Sebrae no Distrito Federal promoveu nesta quinta-feira, 10 de abril, a cerimônia de entrega da Edição 2024 do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. Realizada como parte da programação do Sebrae Inova 2025, a premiação aconteceu pela primeira vez no DF e reconheceu o trabalho de excelência de quatro Salas do Empreendedor, espaços que desempenham um papel fundamental no fomento ao empreendedorismo, ofertando um conjunto integrado de serviços, facilitando a abertura, formalização e gestão de micro e pequenos empreendimentos e, consequentemente, causando impacto no desenvolvimento econômico distrital.
O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma ação nacional e foi criado em 2022 com uma metodologia de avaliação baseada em sete pilares: qualidade no atendimento remoto, gestão, oferta/realização de soluções, ambiente de negócios, infraestrutura, presença digital e cobertura/produtividade. A avaliação resulta em pontuações que definem a classificação dos serviços em categorias de destaque: Bronze, Prata e Ouro. Há, ainda, a categoria Diamante, reservada a parceiros que alcancem a marca a totalidade pontos.

Atualmente com 35 regiões administrativas, o Distrito Federal dispõe de 33 Salas do Empreendedor, das quais 27 se inscreveram para receber o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. Desse total, 20 unidades não apenas atenderam com sucesso a metodologia de avaliação, como também alcançaram desempenho superior a 70% na pontuação geral, resultado que evidencia a consistência na qualidade dos serviços oferecidos e seu impacto transformador no ecossistema empreendedor do DF.
“A Sala do Empreendedor é um espaço que se destaca pelo trabalho de cada um de vocês que atuam nas administrações regionais. O trabalho de vocês, junto com o Sebrae, com o Governo do Distrito Federal, faz com que o atendimento chegue até a ponta, ao Microempreendedor Individual (MEI) e aquele empresário que enfrenta tantas dificuldades para deixar seu local de trabalho e buscar atendimento e capacitação. A excelência que o selo traz para as nossas Salas do Empreendedor só é possível graças ao comprometimento que vocês têm com o atendimento a esses empreendedores”, afirmou diretoria superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.
Também presente à cerimônia, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destacou a importância e o impacto das Salas do Empreendedor na promoção do empreendedorismo e no suporte aos pequenos negócios no DF e em todo o país. “As salas são a mão estendida do Sebrae. São uma espécie de porta aberta para o pequeno empreendedor ou para aquele que deseja empreender. São esses espaços que dão capilaridade a nossa atuação e permite o Sebrae ser uma instituição gigante como é”, acrescentou a dirigente.
A primeira Sala do Empreendedor a receber o selo de atendimento durante a premiação foi a do Riacho Fundo II, na categoria Bronze. Outros três espaços foram reconhecidos na categoria Prata: as Salas do Empreendedor de São Sebastião, Planaltina e do Itapoã.
Administradora do Riacho Fundo II desde 2019, Ana Maria da Silva comemorou com toda a equipe de atendimento do espaço a conquista do selo. “A nossa Sala do Empreendedor é o espaço onde a gente atende, acolhe e apoia as pessoas a chegarem até o Sebrae para se tornarem mais profissionais. É onde a gente trabalha para melhorar a qualidade do trabalho de quem empreende em nossa região. Seguiremos trabalhando diuturnamente para melhorar cada dia a nossa cidade e torná-la melhor para os empreendedores”, comentou.
A equipe do Riacho Fundo II conferiu, ainda, uma breve homenagem póstuma realizada para Emanuel Barros, jovem aprendiz da administração regional e filho da agente de desenvolvimento territorial Sara Rosita, que, com atenção, carinho e dedicação, ajudou a fazer a diferença na vida de muitas pessoas do Riacho Fundo II, deixando um legado de acolhimento e respeito. Ele também ajudou na organização da Sala do Empreendedor para concorrer ao Selo Sebrae de Referência em Atendimento.

O administrador regional de São Sebastião, Roberto Santos, também comemorou o recebimento do selo de referência. “Receber esse selo é uma conquista para toda a população de São Sebastião. Quando assumimos a administração, a Sala do Empreendedor já existia, já tinha um trabalho de destaque e conseguimos melhorar o serviço oferecido para a comunidade. Não poderíamos deixar a qualidade do atendimento cair, e receber esse selo do Sebrae comprova que estamos no rumo certo”, pontuou Roberto.
A cerimônia contou, ainda, com a realização de um painel sobre uma missão técnica promovida pelo Sebrae no DF no ano passado para Medellín, na Colômbia. A cidade, que ganhou fama por abrigar ondas constantes de violência na década de 1990, em virtude das ações do narcotráfico, hoje é uma cidade totalmente diferente, que se destaca por sua inovação e desenvolvimento, um modelo de inclusão social.
A transformação é resultado de uma equação que combina apoio do governo, troca de ideias entre empreendedores, investidores e acadêmicos; desenvolvimento de empreendedorismo local; políticas públicas; investimentos em educação e cultura; projetos urbanísticos; estratégias de comunicação; e combate à insegurança por meio do urbanismo social.
Participaram do painel o gerente da Assessoria de Políticas Públicas e Ecossistema de Negócios, Jorge Adriano; a secretária executiva de gestão estratégica da Secretaria de Governo do DF, Suely Rodrigues de Souza; o administrador regional do Guará, Artur Nogueira; e o gerente da Assessoria de Comunicação do Sebrae no DF, Paulo Gusmão.
Inscrições para o novo ciclo e novo regulamento
As inscrições para o ciclo 2025 do Selo Sebrae de Referência em Atendimento já estão abertas. A iniciativa, no entanto, conta com mudanças em relação ao ciclo 2024.
Ao longo do ano passado, gestores de unidades estaduais do Sebrae de todo Brasil estiveram reunidos de forma virtual e presencial com o objetivo de avaliar os resultados obtidos em 2024, identificar pontos positivos e vislumbrar melhorias e novidades para o ano de 2025. O resultado dos encontros deu forma a um novo regulamento que tem como objetivo orientar e esclarecer os critérios, as etapas e os procedimentos necessários para a adesão ao Selo Sebrae de Referência em Atendimento a partir deste ano.
As novas regras foram publicadas em fevereiro e estão disponíveis no site do Sebrae.
Sobre as Salas do Empreendedor
A Sala do Empreendedor são espaços estrategicamente abertos nas administrações regionais do Distrito Federal por meio de parceria firmada entre o Sebrae no DF e o Governo do Distrito Federal (GDF) no âmbito do projeto Cidade Empreendedora.
Em cada um dos espaços, os empreendedores do DF e também aqueles que sonham em abrir o seu próprio negócio podem acessar serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae no DF, como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação sobre a emissão de notas fiscais, além de orientações sobre o microcrédito, consultorias, palestras e cursos gratuitos.
Os atendimentos são realizados por meio de um profissional capacitado pelo Sebrae no DF para ouvir as necessidades do empresariado local e estabelecer a conexão junto à instituição responsável pelo apoio às micro e pequenas empresas e pelo fomento ao empreendedorismo no território brasiliense.
-
-