ASN DF
Compartilhe

Seminário irá marcar o lançamento de programa focado no desenvolvimento do turismo em regiões administrativas do DF

Iniciativa é gratuita, tem vagas limitadas e é promovida pelo Sebrae no DF em parceria com o Instituto BRB, e o apoio da Embratur e do Sesi Lab
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Na próxima quarta-feira, 6 de março, o Sesi Lab, museu interativo localizado no coração da capital federal, irá receber o seminário de lançamento do Programa Turismo Fora Eixos – Conectando Pessoas e Lugares. A iniciativa será promovida pelo Sebrae no Distrito Federal, em parceria com o Instituto BRB, e o apoio da Embratur e do Sesi Lab. A realização integra o rol de eventos do Inspira Brasília, é gratuita e será realizada a partir das 17h. As vagas, no entanto, são limitadas.

A realização do seminário marca o início da primeira etapa do programa que busca impulsionar o desenvolvimento sociocultural das regiões administrativas do Distrito Federal, a partir da valorização desses territórios, sua diversidade cultural e seus espaços de resistência.

O DF conta atualmente com 35 regiões administrativas. No entanto, inicialmente, a proposta da coordenação do programa é concentrar esforços no desenvolvimento do turismo nas regiões de Ceilândia, São Sebastião e Planaltina. A seleção dessas áreas foi baseada em sua vocação natural para o turismo e no histórico de envolvimento e iniciativas da comunidade com a atividade. Dessa forma, as ações estarão voltadas para regiões que já possuem experiência e protagonismo em iniciativas relacionadas ao turismo.

-

Nathália Hallack, analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no Distrito Federal, destaca que o turismo desempenha um papel significativo como instrumento de conexão e descoberta. Ele possibilita que lugares e pessoas sejam percebidos, conhecidos e, acima de tudo, reconhecidos.

“O seminário inaugura uma frente que será destaque na atuação do Sebrae no DF em 2024: a ampliação da discussão sobre o turismo comunitário, turismo criativo, o afroturismo, o turismo das “quebradas”. Vamos lançar nosso olhar para iniciativas que têm a cultura e a criatividade como elementos centrais. Queremos fomentar um turismo menos convencional, mais diverso, inclusivo e protagonizado por pessoas reais, a partir da relação com seus territórios, suas histórias e memórias”, explica.

Durante a programação do evento serão discutidos conteúdos relevantes, apresentados por especialistas convidados, estabelecendo assim um diálogo enriquecedor com o escopo das ações que serão realizadas nas próximas etapas do programa. Dentre os especialistas estarão Tânia Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur; Karina Zapata, consultora sênior em Turismo, Economia Criativa, Redes de Cooperação e Desenvolvimento Territorial; e Carlos Humberto, fundador e sócio da Diáspora Black, startup de impacto social criada para promover experiências de turismo e acomodação para negros e ofertadas por negros.

Empreendedores do segmento de turismo e economia criativa do Distrito Federal podem participar do evento. Além disso, o seminário contará com a presença de parceiros e atores estratégicos empenhados no desenvolvimento do turismo criativo na capital federal.

Serviço – Seminário de lançamento do Programa Turismo Fora Eixos – Conectando Pessoas e Lugares

Data: 6 de março

Horário: 17h às 21h30

Local: Sesi Lab

Inscrições: https://forms.office.com/r/vNcjL8vcfQ