ASN DF
Compartilhe

Casos de sucesso marcam o encerramento do 1º ciclo do ALI 2023

Agentes locais de inovação alcançaram resultados satisfatórios e contribuíram com o crescimento de empresas do Distrito Federal
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Uma noite de compartilhamento de casos de sucesso e troca de experiências entre os empresários atendidos pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Assim foi o encerramento do 1º ciclo do ALI 2023, nessa quinta-feira (29), no SebraeLab. Nessa fase, 20 agentes integraram o programa no eixo Produtividade e 10 no eixo de Transformação Digital. Selecionados pelo Sebrae no DF, eles foram facilitadores do processo de inovação em 603 pequenos negócios no Distrito Federal.

Os agentes levaram conteúdos e apresentaram soluções, produtos e serviços aos empreendedores, capazes de gerar efeitos consistentes e sustentáveis a longo prazo.

O consultório da cirurgiã dentista Monique Mendonça passou por um momento delicado, quando decidiu se desfazer de uma sociedade. O desafio era aumentar o faturamento. A empresária tinha boas ideias, mas não conseguia colocar em prática. Foi então que apareceu em sua vida o agente de Produtividade, Mateus Gomes.

Eu só precisava de uma pessoa que falasse assim: vem cá, esse é o caminho, pega aqui na minha mão, eu ‘tô’ com a luminária aqui, ‘tô’ te guiando. E foi isso que ele fez, ele me ajudou na prática. Eu sou extremamente grata ao Mateus e a esse programa maravilhoso do Sebrae”, disse Monique, emocionada.

Mateus fez um planejamento completo para o negócio da Monique. Ele detectou que para ela aumentar o faturamento do consultório, a empresária precisaria se dedicar à área estratégica do negócio e treinar a equipe de dentistas para assumir os atendimentos.

O que realmente fez a diferença, além de ter clareza sobre aonde ela queria chegar, foi o poder da ação. E a Monique realmente agiu, ela foi diligente, ela executou tudo que a gente programou e tudo isso resultou no sucesso do consultório”, explicou Mateus.

O 1º ciclo do ALI 2023 abriu uma oportunidade para Lorraine Drummond. Formada em Relações Internacionais, a jovem sempre trabalhou com a gestão de processos e projetos. Pela primeira vez participando do programa do Sebrae, Lorraine acompanhou a empresa da Elizangela de Alencar Barbosa, que é uma rede formada por 63 psicólogos, que realizam atendimento online e presencial.

Quando eu cheguei na empresa da Elizangela, já existia toda uma estrutura financeira para expandir o negócio, mas ela não tinha nenhum dos processos mapeados. Então, a gente começou fazendo o mapeamento de todos os processos da empresa, de todos os cargos, todas as funções e as atribuições que cada função tem. Hoje ela já desenvolveu um guia metodológico da empresa, um manual de conduta do colaborador, um manual de ética e todos os processos estão mapeados”, contou a agente de produtividade Lorraine.

A partir do diagnóstico e do mapeamento, a empresária sentiu que havia chegado o momento de abrir mais uma unidade de atendimento em Brasília. No próximo mês ela inaugura a terceira unidade na capital federal, a partir do trabalho realizado por Lorraine.

Ela despertou um sonho que estava adormecido, que era de expandir a empresa oferecendo serviços de qualidade. O atendimento dela foi maravilhoso. E eu falo para muitas pessoas que empreendem, que quando a gente tem a orientação de um profissional da área do empreendedorismo, do Sebrae, a gente consegue ver, na realidade, aquilo que a gente deseja”, afirmou a empresária Elizangela.

O ALI existe desde 2008 e já atendeu 120 mil empresas em todo o Brasil. Ele é considerado o maior programa da América Latina para aumento da produtividade e competitividade de micro e pequenas empresas. Para o gerente de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Ricardo Robson, o ALI traz esperança para os pequenos negócios.

Os agentes locais de inovação surgem para trazer apoio e ajudar a pequena empresa, o pequeno proprietário a tirar ideias do campo da abstração e colocar em prática. E mais do que colocar em prática, o programa traz impacto não só para os negócios em si, mas principalmente para nossa economia daqui do Distrito Federal”, disse.

O ALI tem em 2023, em todo o Brasil, 1.945 bolsistas divididos em seis categorias. No DF, além do ALI Produtividade e ALI Transformação Digital, os facilitadores trabalham nas modalidades ALI Educação Empreendedora e ALI Rural.

É com muito orgulho que o Sebrae executa esse programa. São esses agentes que, através da comunicação empreendedora, distribuem todas essas informações para desenvolver o processo de transformação digital e inovação”, declarou a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz.

A cerimônia de encerramento do 1º ciclo do ALI 2023, contou com a presença dos agentes, empresários, empreendedores convidados, e teve ainda a participação do consultor sênior do Sebrae no DF, Iuri Costa, que compartilhou como o programa transformou as empresas do Distrito Federal. Por fim, o evento foi finalizado com a palestra “Era das Experiências”, ministrada pelo criador do método Experiencialize – método de implementação de customer experience.