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Conteúdos promovidos pelo Sebrae inspiram a formação de empreendedores na Campus Party Brasília

Evento chegou a sua 6ª edição em 2024 e aconteceu por cinco dias na Arena BRB Mané Garrincha, associando temas como inovação, empreendedorismo e diversão
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Em meio a uma atmosfera vibrante, repleta de gamers, cosplayers, cientistas, profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma diversidade de outro profissionais e indivíduos, a Campus Party Brasília seguiu, neste sábado, 30 de março, cativando sua diversificada audiência. O evento, em sua 6ª edição, movimenta as instalações da Arena BRB Mané Garrincha até este domingo, 31, oferecendo uma gama de atrações para o público brasiliense e também de outras regiões do país.

Mais uma vez, os espaços estratégicos do evento, idealizados pelo Sebrae Nacional e pelo Sebrae no Distrito Federal, desempenharam um papel fundamental para a dinâmica da Campus Party. O palco da Fábrica de Empreendedores, estrategicamente localizado próximo à entrada principal da área gratuita, foi novamente um ponto focal para empreendedores já estabelecidos e, sobretudo, para quem nutre o desejo de ter o seu próprio negócio.

Ao longo de todo o sábado, diversos especialistas compartilharam insights e perspectivas sobre uma ampla gama de temas, atraindo olhares curiosos e mentes sedentas por inovação. Social Listening, termo usado para denominar um conjunto de ações de monitoramento de termos chave em diversos canais e que, quando feito de maneira certeira, pode trazer benefícios e insights para uma marca foi o primeiro tema a ser debatido no palco.

“Hoje, em um mundo que muda a todo tempo, é fundamental que as pessoas saibam lidar com dados. Eles são o novo petróleo e petróleo não pode ficar parado. É fundamental que as pessoas estejam conscientes da importância da coleta de dados, não apenas para se precaver, mas também para explorar de forma ética e legal as oportunidades de trabalho com essas informações. A Lei Geral de Proteção de Dados estabelece parâmetros claros para o uso desses dados e possibilita que empresários aprimorem seus resultados e a gestão de crises. O social listening é um caminho para isso”, explicou o especialista no assunto, Edson Andrade.

A sustentabilidade, assunto que tem se solidificado nos últimos anos como a força propulsora de novos modelos econômicos, também foi pauta no palco da Fábrica de Empreendedores. Mateus de Sordi, sócio da Smartly Energia Sustentável, foi quem explorou o tema, falando acerca das vantagens da energia solar fotovoltaica e salientando que empresas de todos os portes podem adotar práticas sustentáveis.

Dando sequência à rica programação, o espaço sediou a continuação do Demoday Startups 360º, momento em que empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a investidores, mentores e potenciais parceiros de negócios. Sete startups participaram da atividade e puderam destacar seus diferenciais e potencialidades, receber feedbacks e vislumbrar possíveis investimentos para alavancar o crescimento no mercado.

Ao término das apresentações, o embaixador nacional da Campus Party, Genésio Gomes, e representantes de organizações que promovem o ecossistema de inovação do Distrito Federal, avaliaram positivamente a realização do demoday e os feedbacks recebidos. A gestora do Sebraelab, Claudia Bonifácio, e o gestor de startups do Sebrae no DF, Thiago Angelo, foram reconhecidos por seus esforços em prol da promoção do empreendedorismo e a inovação no Distrito Federal, fortalecendo a colaboração e o desenvolvimento de novas ideias e iniciativas na região.

Foto: Focus Produção de Imagem

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O Desafio Liga Jovem foi outro tema a ser explorado na intensa programação do quarto dia de Campus Party Brasília. O diretor do Instituto Ideias de Futuro, Camilo Santos, detalhou o funcionamento da iniciativa. Ele explicou que o desafio está em sua segunda edição e já é a maior competição de empreendedorismo tecnológico na escola do Brasil, e frisou que a realização tem como objetivo de apoiar o processo de ensino aprendizagem de maneira prática com significado e protagonismo para alunos e professores.

“Esse desafio proporciona o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida, já que as habilidades empreendedoras podem ser aplicadas no cotidiano. São ensinamentos que não se aplicam apenas durante o desafio, mas também serão úteis quando o aluno for ingressar no mercado de trabalho, na vida pessoal, e assim por diante”, observou Camilo

O palco da Fábrica de Empreendedores foi, também, o cenário para a discussão de temas como cultura e processo de inovação nas organizações, criação de startups, economia criativa, residência tecnológica e a partilha de estratégias para transformar ideias em empreendimentos de sucesso.

Próximo ao palco em que conteúdos eram difundidos, donos de empreendimentos inovadores apoiados pelo Sebrae continuaram a dar forma ao Startup360º, espaço idealizado para proporcionar aos participantes do evento, em especial os donos de startups, a oportunidade de explorar soluções inovadoras e estabelecer conexões com investidores, empresas de venture capital, hubs de inovação, aceleradoras e especialistas em editais de subvenção.

Fundador da Byte Kids, uma edtech que visa proporcionar acesso ao conhecimento e tecnologias para crianças, facilitando o aprendizado e promovendo o pensamento computacional, Ramon David, foi um dos empreendedores que ocupou o espaço, estabelecendo contatos, vislumbrando parcerias e também o crescimento de sua ideia de negócio.

“Estou maravilhado com essa experiência. A Campus Party é realmente um ambiente enriquecedor. Tudo aqui é incrível e impulsiona o desenvolvimento pessoal. Esta é minha primeira vez e já absorvi muito conhecimento, estabelecendo conexões, até mesmo com pais que desejam que seus filhos estudem robótica e que garantiram que vão levar até as escolas a minha ideia”, contou Ramon.

Idealizadores da Onda Sup, uma startup de impacto social, que atua focada no bem-estar, na qualidade de vida e na superação por meio do esporte, Gabriela Speziali e Tiago Souzza, foram outros empreendedores a integrar o espaço Startup 360º. Além de liderar o empreendimento, a dupla está à frente do projeto Filhos da Nação, que usa a prática do Stand Up Paddle e da canoa havaiana junto com psicoterapia para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade. O projeto oferece benefícios como cidadania, bem-estar, autoestima e saúde física e mental para crianças de 6 a 18 anos, com apoio da Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

“É a primeira vez que participamos da Campus Party e está sendo emocionante. Somos um negócio de impacto, de tecnologia social e, portanto, fugimos do conceito que muitos conhecem sobre tecnologia. Fizemos pelo menos uns 10 contatos significativos, que podem mudar toda a perspectiva da nossa startup e isso é muito bom. É uma marca expressiva, pois muita gente ainda não sabe o que é uma tecnologia social. Então, a nossa presença de vir até aqui e levantar essa bandeira foi muito significativa”, avalia Tiago.

Um outro empreendedor presente no espaço destinado às startups foi Yuri Assis. Ele é criador da Ex Devedor, um empreendimento que tem como foco o desenvolvimento de promover entendimentos sobre educação financeira. Ele sentiu na pele a sensação de incertezas por dever valores estratosféricos, resultado da soma de dívidas acumuladas ao longo dos anos. Hoje, Yuri se diz aliviado e participou desta edição da Campus Party Brasília com um sentimento de gratidão.

“Eu participei da primeira Campus Party depois da pandemia para apresentar um projeto meu. Conversei com um mentor que disse que a ideia não ia dar certo. Comecei a repensar e veio em mente essa ideia e hoje as coisas estão caminhando, estão acontecendo de verdade. Agora estou aqui atendendo, conhecendo novas pessoas, fazendo novos contatos e passando adiante a inspiração que esse evento me deu lá atrás”, afirma o empreendedor.

A educação empreendedora também continuou a ser assunto colocado em evidência pelo Sebrae nesta edição da Campus Party Brasília. O estande do Desafio Liga Jovem seguiu atraindo o público da realização gerando uma oportunidade de aprendizado, de forma lúdica sobre assuntos como empatia, autocuidado, cidadania, pensamento crítico, entre outros temas. O espaço foi determinante, ainda, para dar seguimento à mobilização de alunos e educadores participarem do desafio, cujas inscrições permanecem abertas até o início de junho.

Durante cinco dias, a Campus Party Brasília recebeu mais de 145 mil pessoas que foram conferir as palestras e, participar das variadas competições e fazer negócios no segmento. Ao todo, o evento contou com cerca de 500 atividades, entre ações gratuitas e pagas.