ASN DF Atualização
Compartilhe

Empresários participam de visitas técnicas promovidas pelo Projeto Setorial TIC/Games

A iniciativa, conduzida pelo Sebrae no DF, fortalece o ecossistema de inovação e incentiva a transformação digital no Distrito Federal
Por Helena Sales | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Distrito Federal realizaram, na última sexta-feira, 7 de novembro, uma série de visitas técnicas encampadas pelo Sebrae no DF. A ação, parte do Projeto Setorial TIC/Games, teve como objetivo central impulsionar o mercado de transformação digital na capital federal, levando os participantes a conhecerem de perto empresas consolidadas nas regiões da Asa Norte, Núcleo Bandeirante e Vicente Pires.

A atividade foi conduzida pela gestora do projeto no Sebrae no DF, Cláudia Bonifácio, e foi iniciada no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). De lá, o grupo de empresários embarcou com destino à sede da G4F, na Asa Norte. Com mais de 15 anos de atuação, a empresa de tecnologia tem um histórico sólido na conexão de pessoas, ideias e tecnologia, oferecendo soluções inovadoras para negócios de diversos segmentos e demandas. Atualmente, a empresa é reconhecida por sua expertise como consultoria em TI, operações de negócios, engenharia e concessões públicas.

O grupo foi recepcionado pelo diretor de novos negócios da G4F, Matheus Lacerda. Ele apresentou um breve panorama sobre a marca, que conta atualmente com cerca de 10 mil colaboradores e salientou o compromisso da empresa com a integridade, valor mais forte e norteador de todas as operações.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

O dirigente ainda destacou as soluções da marca que visam inspirar, transformar e conectar, propósito que tem impulsionado o crescimento da empresa Brasil afora e falou sobre a importância de receber os empresários e também comentou sobre o papel do Sebrae nesse processo, destacando como o apoio e a troca de experiências podem abrir novas oportunidades para quem está começando.

“É sempre muito bom ver e participar de iniciativas como esta. Acredito que é um momento que portas podem ser abertas. É de total interesse da G4F compartilhar o conhecimento que adquirimos ao longo da nossa trajetória e contribuir, de alguma forma, com outros empreendedores. Se, na época da fundação da empresa, tivéssemos o apoio do Sebrae, teríamos enfrentado menos dificuldades em alguns pontos, principalmente pela falta de experiência. O Sebrae poderia ter nos ajudado a enxergar melhor algumas oportunidades e a abrir caminhos”, analisou o dirigente.

O segundo destino dos empresários foi a sede da SmuPweb, no Núcleo Bandeirante. CEO da empresa, Luan conduziu uma apresentação ao grupo sobre os sensores inteligentes desenvolvidos como foco na área de saúde. Ele citou que a marca tem crescido de forma significativa e já conquistou a confiança de grandes empreendimentos do setor, como o Grupo Sabin, a Rede D’Or, Rede Dasa e o Grupo Oncoclínicas, que utilizam as soluções da empresa para garantir a segurança e a qualidade de produtos e serviços ofertados em suas unidades.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Luan pontuou, ainda, que a empresa se destaca por sua plataforma completa e integrada, capaz de monitorar em tempo real diversos parâmetros críticos, como temperatura, umidade, queda de energia e pressão. Essa tecnologia gera alertas personalizados e relatórios detalhados, que atendem às exigências regulatórias do setor e evitam perdas financeiras que podem alcançar milhões de reais.

O sócio da SmuPweb, Eduardo Borges, revelou que a empresa tem recebido apoio do Sebrae no DF nos últimos anos. A participação mais recente tem sido no âmbito do Programa Brasil Mais Produtivo. A ação, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) conta com a parceria de outro agentes, incluindo o Sebrae e tem como objetivo elevar a produtividade e promover a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas brasileiras, assim como apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no país.

“Desde 2020, a gente vem aproveitando várias oportunidades com o Sebrae, participamos de capacitações, treinamentos e até como expositores em grandes feiras. Tudo isso tem contribuído muito para o crescimento da empresa”, esclareceu Eduardo.

Encerrando a programação do dia, o grupo foi recebido na sede da Camon Telecom, em Vicente Pires. A empresa atua há mais de 10 anos procurando inovar na área de telecomunicações, a fim de garantir qualidade aos clientes, contando com o apoio de profissionais capacitados para operar, incorporar, inovar e acompanhar as tendências tecnológicas.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Anderson Carneiro, fundador da empresa, apresentou a história da empresa, contando desde os desafios iniciais até detalhes da infraestrutura própria e equipamentos de última geração. A empresa se destaca pela tecnologia 100% em fibra óptica, que leva conexão estável e confiável para residências e negócios. Anderson ressaltou que a Camon pauta suas ações pela ética, responsabilidade e excelência.

O empresário encerrou sua participação destacando a importância do apoio oferecido pelo Sebrae no DF e o papel do Projeto Setorial TIC/Games como uma iniciativa que fortalece os pequenos negócios e estimula a integração entre diferentes segmentos do mercado. Ressaltou que ações como essa criam oportunidades reais de conexão e geração de negócios, uma vez que todos os setores demandam tecnologia e dependem da conectividade para crescer e inovar.

“Fiquei muito feliz em realizar essa ação e acompanhar de perto a energia e o engajamento dos empresários. Nos bastidores da van e nos trajetos entre uma empresa e outra, era visível o entusiasmo e o quanto eles estavam trocando experiências, aprendendo e até mesmo gerando negócios entre si. Ver esse brilho nos olhos, essa vontade de crescer e de fazer parte de um ecossistema colaborativo, é o que dá sentido ao nosso trabalho. O circuito de visitas técnicas mostrou na prática o poder da integração e será continuado em 2026, fortalecendo ainda mais o setor de TIC, Games e Startups do Distrito Federal”, registrou, Cláudia Bonifácio, gestora do Projeto Setorial TIC/Games do Sebrae no DF.

-