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Estudantes mostram conhecimento e criatividade no 12° Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF

O Sebrae no DF é um dos parceiros deste evento organizado pela Coordenação Regional de Ensino do Guará, que incentiva a pesquisa e a iniciação científica nas escolas públicas
Por Hellen Lopes l AIs. Comunicação
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Com o tema “Brasília conectada com os objetivos da Agenda 2030”, estudantes do Guará apresentaram projetos científicos durante o 12º Circuito de Ciências das Escolas Públicas da Coordenação Regional de Ensino do Guará, realizado na última quarta-feira (20), na Escola Técnica do Guará. Promovido pela Secretaria de Educação do DF e suas respectivas Coordenações Regionais de Ensino – CREs, o evento reuniu mais de 2.000 estudantes do ensino infantil, fundamental, médio, profissional e EJA. O Sebrae no DF é um dos parceiros do circuito neste ano, colocando à disposição um espaço com atividades voltadas para a criatividade, empreendedorismo e inovação.

Nesta etapa regional, o Sebrae no DF, em parceria com a Coordenação Regional de Ensino do Guará, ministrou uma oficina de como realizar um pitch para professores e estudantes com o intuito de tornar as apresentações mais eficientes e conquistar bons resultados. “Nos reunimos com eles e mostramos técnicas de como elaborar um pitch de forma adequada para melhorar a comunicação durante a exposição dos trabalhos”, afirmou a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae no DF e gestora do projeto Educação Empreendedora, Ana Emília de Andrade.

Em sua atuação junto às escolas, o Sebrae no DF apoia iniciativas como essa, que reforçam a importância da inovação e do empreendedorismo no aprendizado. “O Circuito de Ciências é uma oportunidade para estimular os educandos a elaborarem projetos e ações que podem transformar suas realidades e da comunidade em que estão inseridos”, disse Ana Emília. O espaço do Sebrae atraiu muitos estudantes, que puderam criar e produzir acessórios com o uso de canetas 3D, jogar futebol com robôs e vivenciar experiências com óculos de realidade virtual.

De acordo com a coordenadora da Regional do Guará, a professora Fernanda Mateus, foram apresentados quarenta e dois projetos com diferentes temáticas e eixos de atuação. “O circuito de ciências contribui para o protagonismo de crianças e adolescentes, além de ajudá-los a desenvolver diversas habilidades, como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação, aplicando os princípios do método científico. A mostra também permite que os trabalhos desenvolvidos pelos professores dentro da sala de aula sejam apresentados para a comunidade escolar”, comentou a coordenadora.

O grupo liderado pelo estudante João Pedro Tavares, do 7° ano do Centro de Ensino Fundamental 01 do Guará, investiu em uma maquete com um parque de diversões movido a energia solar. “O projeto propõe o uso de formas renováveis de energia em parques como forma de reduzir o impacto ambiental. Hoje, a energia solar é considerada uma das mais limpas e sustentáveis do mundo”, explicou João Pedro.

Outro trabalho apresentado foi o “Energy Bike”, que consiste em gerar energia através de uma bicicleta. O professor de Biologia Wellington Bruno Alves acompanhou os alunos no desenvolvimento do protótipo, que produz energia enquanto a pessoa pedala. “O projeto foi idealizado para ser implementado, principalmente, para famílias de baixa renda, que muitas vezes não têm acesso à energia elétrica. É possível gerar eletricidade em casa simplesmente fazendo uma rotina diária de exercícios, combatendo o sedentarismo e ajudando na promoção da saúde”, reforçou o professor.

Durante o circuito, os projetos são avaliados por uma comissão que leva em consideração requisitos como criatividade, originalidade, inovação, conhecimento científico e contribuição social. Os primeiros colocados em cada uma das categorias vão participar da etapa distrital do Circuito de Ciências, que ocorrerá em outubro deste ano.

Confira os premiados por categoria:

Educação infantil: Amiguinhos do cerrado – conhecendo e preservando nosso bioma, do Centro de Educação Infantil 1 da Estrutural (CEI 1).
Anos iniciais: Temperos vivos – cultivando sabores e sustentabilidade, da Escola Classe 01 da Estrutural.
Anos finais: Levantamento florístico de espécies vegetais em praças públicas próximas ao CEF 4 do Guará, do Centro de Ensino Fundamental 4 do Guará.
Ensino médio: Bobina tesla: exploração dos princípios de ressonância eletromagnética e aplicações de alta tensão, do Centro de Ensino Médio 01 do Guará.