A estrutura do Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC) foi o cenário de um importante evento realizado nesta terça-feira, 15 de abril. O objetivo da atividade, organizada pelo Instituto Hardware BR (HBR) e que contou com apoio do Sebrae no Distrito Federal, foi mobilizar uma significativa parcela do ecossistema de inovação local, sobretudo donos de startups, representantes de instituições de ensino superior, estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA).
O projeto de implementação do Centro Integrado de Inteligência Artificial do DF (CIIA) é uma ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti/DF), que por meio de um edital no final de 2024 fez a contratação de uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), o Instituto Hardware BR (HBR), para implementar o projeto.
O projeto tem como objetivo impulsionar a inovação tecnológica e a pesquisa em IA, fomentar o desenvolvimento de talentos, estimular o empreendedorismo, bem como viabilizar a expansão e a criação de startups. Com isso, será possível promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, propiciar um ambiente favorável a um amplo engajamento por parte de agentes do governo, aprimorando a qualidade dos serviços públicos e solucionando complexos desafios sociais. A criação do CIIA também busca transcender o território brasiliense, buscando posicionar o Distrito Federal como um polo de excelência em projetos voltados para a pesquisa aplicada, o desenvolvimento e a implementação de soluções em IA que atendam a problemas reais da sociedade.
O encontro no BioTIC representou o início de uma nova fase para a implementação do CIIA, com ações focadas na formação de talentos, no incentivo à pesquisa e na articulação de parcerias estratégicas. Para incentivar esse propósito, a organização do evento pensou em uma programação diversa, com atividades contemplando diversos espaços do parque tecnológico, como o BRB LAB e o Sebraelab, espaço de estímulo à inovação e à criatividade do Sebrae no DF.
“Há espaços onde estão sendo debatidas políticas públicas e estratégias de governo e empresariais. Em outro espaço, os jovens das nossas universidades estão tendo a oportunidade de interagir com pesquisadores e empresários de tecnologia, recebendo um primeiro impulso. A importância desse evento reside na capacidade de reunir diversos atores e engajar todos eles para estimular o desenvolvimento de soluções em IA”, afirmou o presidente do Instituto Hardware BR, José Gontijo.
O Secretário Executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Alexandre Vilain, demonstrou otimismo com a realização do evento no BioTIC, ressaltando a crença no potencial transformador da tecnologia para a administração pública e a economia local. “Há muitos gestores públicos que enfrentam problemas no dia a dia. Identificando quais desses desafios podem ser solucionados por meio da aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial, surgem oportunidades para o crescimento e a criação de startups, que podem potencialmente ser contratadas pelo governo. Com isso, geramos mais conhecimento, emprego e renda. É uma forma de impulsionar a economia e promover o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de nossas regiões”, assegurou.

O secretário também mencionou a importância que o Sebrae no DF desempenha dentro do contexto do CIIA. “É um parceiro imprescindível, que atua para qualificar os empreendedores. Essa qualificação é fundamental para que os empreendedores consigam transformar suas ideias em soluções viáveis e comercializáveis, contribuindo assim para o ecossistema de inovação e tecnologia na região”, acrescentou.
Coordenador para a implementação do CIIA e também professor da Universidade do Distrito Federal (UnDF), Ricardo Barros conduziu durante o evento a apresentação institucional do projeto de implementação, elencando parceiros que estão junto ao Instituto HBR na empreitada e ressaltando a importância de mobilizar, neste momento, o ecossistema de inovação no Distrito Federal.

Barros explicou os eixos de atuação do CIIA, fez observações sobre as áreas temáticas e informou aos participantes do evento que a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Segurança Pública do DF despontam como prioritárias em algumas soluções já identificadas pela coordenação do projeto de implementação. Além disso, ele afirmou que há conversas com outras secretarias, como a Secretaria de Agricultura e a Controladoria-Geral do Distrito Federal, bem como com o judiciário local.
“Estamos em um momento crucial para impulsionar a inovação no Distrito Federal. A criação do Centro Integrado de Inteligência Artificial não é apenas uma oportunidade, mas uma necessidade para conectar talentos, demandas e soluções que transformarão áreas extremamente relevantes para a população do Distrito Federal”, pontuou Barros.
O coordenador também abriu espaço na programação para falar da importância de instituições parceiras, como o Sebrae no DF, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai/DF) e o Banco de Brasília (BRB). Além disso, o evento foi momento para uma ação da Google. A big tech distribuiu 5 mil licenças gratuitas em cursos de certificação profissional, ampliando o acesso à capacitação de excelência.
O lançamento oficial do Centro Integrado de Inteligência Artificial do DF (CIIA) está agendado para o dia 22 de maio. A cerimônia ocorrerá no Salão Nobre do Palácio do Buriti e contará com a presença de autoridades, parceiros e do governador Ibaneis Rocha.
Posteriormente, estão previstos outros eventos voltados à mobilização do ecossistema de inovação local, bem como a consolidação de sedes do CIIA no Parque Tecnológico de Brasília e no Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTEC/UnB).
-
-
-