ASN DF Atualização
Compartilhe

InovaTI Hackathon Series chega à terceira edição

Iniciativa voltou a promover conexões entre estudantes e profissionais de TIC, gerando soluções e apoiando a difusão do ambiente de estímulo à criatividade e inovação
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília, voltou a receber uma edição do InovaTI Hackathon Series entre os dias 28 de junho e 2 de julho. A iniciativa integra as atividades do projeto InovaTI, uma ação liderada pelo Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF) em parceria com a BioTIC S/A e o Sebrae no DF com o objetivo de municiar conteúdos, estimular parcerias e gerar oportunidades de negócios para o setor de tecnologia distrital. A atividade chegou à sua terceira edição e foi apoiada por outras organizações que integram o Grupo de Fortalecimento da Tecnologia da Informação no DF (GForTI).

Assim como na segunda edição, o hackathon foi uma oportunidade única para estudantes poderem se conectar a profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e empreendedores para trabalharem na criação de soluções viáveis para os problemas enfrentados por empresas locais.

“O modelo do hackathon vem se aprimorando. Realizamos a primeira edição como um piloto, a segunda como um evento no qual pudemos aprimorar, introduzindo novos desafios e atraindo uma quantidade significativa de equipes para solucionar os problemas propostos. Agora, neste terceiro capítulo, notamos uma presença expressiva de mulheres. Das sete empresas colaboradoras que estão participando conosco na proposição dos desafios, quatro são conduzidas por mulheres. Além disso, temos mais participantes femininas no geral. Sabemos bem que a área de tecnologia é tradicionalmente dominada por homens, então esse aspecto nos deixa satisfeitos e otimistas em contribuir com o aumento da participação feminina nas empresas de TIC”, comentou João Paixão, consultor de gestão e negócios do Projeto InovaTI.

Divididos em equipes, os universitários acolheram os desafios propostos e trabalharam ao longo dos dias em busca de soluções viáveis. Ao final, cada grupo realizou uma breve apresentação para uma banca avaliadora, que reconheceu um total de três iniciativas vencedoras. No total, foram desenvolvidas e apresentadas 21 soluções, número que é mais que o dobro da edição passada.

O gestor do projeto Inova TI, André Diogo, comemora o sucesso desta nova edição do hackathon. “O nosso propósito está criando cada vez mais corpo. O hackathon está mais robusto, com a presença de mais empresas, mais estudantes e, consequentemente, com uma oferta maior de soluções. E soluções de qualidade. A nossa expectativa é seguir em uma crescente. Vamos fazer uma quarta edição ainda melhor”, assegurou.

Um dos participantes envolvidos na execução dos desafios propostos pela organização do hackathon foi Allan Julie, estudante do primeiro semestre do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Em sua segunda participação, ele e seus colegas de turma conseguiram garantir o posto de campeão do hackathon com o desenvolvimento de uma solução que faz a recomendação de compra e venda de residências. “A exigência era utilizar inteligência artificial. Desenvolvemos um modelo capaz de utilizar dados já existentes para fazer indicar sugestões de imóveis para usuários de diferentes tipos de perfis. Participamos de outros quatro desafios também, mas vimos potencial nessa solução e ela saiu campeã”, detalhou.

“Nesta edição, nós nos envolvemos muito mais do que na última. Na primeira participação, pegamos apenas um projeto, mas agora queríamos nos dedicar mais. Éramos apenas uma equipe. Agora, viemos como uma startup, a Tech To You, e conseguimos um bom desempenho, fazer conexões, o que pode nos ajudar muito, já que estamos no início do curso”, acrescentou

À frente da Inti, uma empresa de consultoria e corretagem especializada em planos de saúde e benefícios corporativos, Juliana Morais, destaca o hackathon como uma excelente oportunidade para o desenvolvimento das empresas locais. “É uma super oportunidade. Encontrei equipes de jovens altamente competentes e bem orientados por professores e profissionais mais experientes. Entendo que para as empresas é uma oportunidade de trazer suas ideias, colocá-las em prática e acompanhar a criação de soluções reais”, afirma a empreendedora.

Juliana também aproveitou a realização do evento para construir laços com estudantes que participaram da elaboração de soluções. “O tempo que eles têm para apresentar os produtos que desenvolveram é curto, mas necessário para transmitirem suas ideias. Como alguém com experiência no mercado, fiquei curiosa para saber e quem sabe ajudar a colocar novos projetos em desenvolvimento. Por isso, busquei alguns estudantes que manifestaram interesse em firmar parcerias. Senti que são pessoas dispostas a agregar potencial à nossa empresa com suas soluções”, concluiu.

A próxima edição do InovaTI Hackathon Series será realizada em agosto, juntamente com a nova edição do Open Connections.

-